LIVROS COM MÚSICA
Uma rubrica de Maria Estela Guedes com realização de Sara Sousa na Rádio Transforma, em radiotransforma.net
GUIÃO
Indicativos
1SARA: Hoje, a rubrica Livros com Música é dedicada a Jorge Luís Borges, escritor que assina o livro Tango. Um dos tangos que ele muito ouviu intitula-se «Por una cabeza”. Foi interpretado por um dos mais famosos cantores por ele citados, Carlos Gardel. Mais, afirma ele que um dos méritos de Gardel é o de ter dramatizado o tango. É o que vamos ouvir:
2Por una Cabeza – Carlos Gardel – 2:30’
3ESTELA – audio1: borges1 – Jorge Luis Borges é um escritor argentino, internacionalmente conhecido. Nasceu em Buenos Aires, ainda no século XIX, como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e tantos que vieram a ser os mais importantes autores do modernismo português e até o ultrapassaram. Poeta, além ficcionista e tradutor, Borges também foi ensaísta. Como poeta, forneceu letras para o tango, ou seja, conferiu-lhe a mesma dramatização já atribuída a Carlos Gardel. Dramatizar é contar histórias. Como ensaísta, escreveu sobre ele. Ora é a partir de –Tango –, livro de sua autoria, que vamos neste programa enveredar por esse género musical, cujo trajeto, segundo Borges, nasce nos matadouros dos arredores de Buenos Aires, onde era dançado pelos trabalhadores, passa pelos bordéis e cabarés, chega a Londres e a Paris onde se faz grande moda, alcança Louis Armstrong, que o utiliza em aberturas de jazz, expande-se para todo o mundo. É um dos géneros habituais nos concursos de dança de salão, não sem antes ter sido elevado ao topo da arte musical, por Astor Piazolla, com quem as relações de Jorge Luis Borges foram escaldantes. Lá chegaremos, por ora podemos ir ouvindo um dos mais conhecidos tangos de Astor Piazolla, «Libertango», a ver se descobrimos a razão das querelas entre o poeta e o músico. Em «Libertango», Astor Piazzola irrompe a meio da composição, tocando o instrumento hoje mais identificador do tango, que ele acabou por elevar ao plano da música clássica, o acordéon. Em todo este trecho musical, de uma beleza arrebatadora, notamos a participação do jazz, com instrumentos que, antes de Piazzola, não faziam parte do tango. Borges terá gostado? Não, não gostou. 2:53’
4Astor Piazzolla – Libertango (1977) – 5:43
5SARA – Borges não gostava do tango recriado por Astor Piazolla, apesar de haver composições com poema de Borges e música de Piazzola. Se ele não gostava de Astor Piazzolla, gostaria de um tango ainda mais revolucionário, como é o do grupo criado em Paris, GOTAN Project? GOTAN é um anagrama de “tango”. Vamos ouvir algo capaz de arrepiar os cabelos de Jorge Luis Borges, um tango com a participação de rappers, criação do GOTAN Project.
6Gotan Project – Mi Confesión (Live @ Casino de Paris) – 4:22’
7ESTELA – áudio 2 – Borges2 – Tango, de Jorge Luís Borges, é um livro póstumo. Reúne quatro conferências. O texto é mais falado do que escrito, apresenta muitas marcas de aliciante oralidade. Em Portugal, saiu na editora Quetzal, em 2018, com tradução de Cristina Rodriguez e Artur Guerra. Na capa figura lindíssima fotografia de um par a dançar tango, talvez Maria Nieves Rego, famosa bailarina, uma vez que a foto provém do seu arquivo pessoal.
Jorge Luís Borges não só fez a história do tango como diversos poemas seus passaram a letras de tango, o que sugere inovação, ou prosseguimento da evolução que este género musical tem sofrido, pois na origem ele era apenas música e ainda não trazia associado o bandonéon. Como já referimos, o acordéon é para nós, hoje, parte maior da sua identidade, elevada à categoria de música clássica por Astor Piazolla. Não, Borges não gostava, travou batalhas com o músico, não aceitou o caminho para o jazz que Piazolla traçou para ele. Imagino que ouvir tango com participação de guitarra elétrica o deve ter deixado ainda mais rubro de cólera! Paciência!, vamos ouvir aquilo de que ele gostava e depois aquilo de que gostamos nós. Primeiro, «La cumparsita”, considerado o mais famoso de todos os tangos, e a seguir, do GOTAN PROJECT, “Tango de Santa Maria”. – 2:13
8La Cumparsita – O Tango mais famoso – 5:22’
9Gotan Project – Santa Maria (Del Buen Ayre) – 5:58’
10ESTELA – audio 3 – borges3 – Borges tenta descobrir a origem do tango, e para isso evoca a milonga, que o antecede cronologicamente. A milonga, diz ele, deve ter origem em África. Lemos nós algures que sim, que a palavra “milonga” deriva do quimbundo, uma das mais faladas línguas de Angola. E se a milonga é angolana, então também o tango se enraíza nos trópicos. Pode ser. Se assim for, a música cabo-verdiana aparenta-se com a milonga e com o tango. E há de ser parente do flamenco e até do fado, em suma, um híbrido musical nascido nos bairros portuários de Buenos Aires. Talvez seja melhor ouvirmos a cabo-verdiana Cesária Évora a cantar uma velhíssima canção, a seguir uma milonga e um tango para percebermos as diferenças.
11SARA – Talvez inesperada, a canção “Besame mucho”, interpretada por Cesária Évora. De seguida, um poema de Jorge Luis Borges, com temática típica do tango, a da morte. Na voz de Edmundo Rivero, vamos então ouvir “Jacinto Chiclana”. A música pertence ao compositor Astor Piazolla, que também participa com o seu bandonéon.
12Cesária Évora – Besame mucho – 4:52’
13Jacinto Chiclana – Jorge Luis Borges, Edmundo Rivero, Astor Piazzolla – 2:49’
https://youtu.be/mIlP3UIB-cs – 2:49
14ESTELA áudio 4 – borges4 – O tango era dançado apenas por homens. Considerava-se impróprio das senhoras, por ser tocado nos bares e outros recintos de diversões de má fama. A cena musical seguinte, extraída de um filme da época, dá conta, no diálogo, de que a personagem feminina, ao cantar “La Morocha”, vai cometer uma perigosa transgressão.
15LIBERTAD LAMARQUE (La Morocha) – Tango – 3:43’
INDICATIVO
16SARA – Hoje, na rubrica Livros com Música, Jorge Luis Borges e o tango
17ESTELA – áudio 5 – borges5 – Com a dramatização do tango, isto é, com o acréscimo da letra, que em geral narra histórias, surgem personagens, entre as quais a mais importante é o compadrito, o malandro bem vestido, de fato branco e gravata, que mata e morre de facada nas esquinas sombrias dos bairros populares de Buenos Aires. A seguir vem a bela mulher que ele frequenta nas casas de má fama. Porém o tango evoluiu muito e depressa, não só como género musical, mas também no que tange às classes sociais que o apreciavam e dançavam. Por isso, quem fala de tango e de Buenos Aires não pode esquecer-se de uma das mais requintadas e famosas casas de tango, se não for a mais famosa, El Viejo Almacén, onde se apreciam bons espetáculos e se janta a condizer, num ambiente requintado.
18Edmundo Rivero – Coplas del viejo almacén – 3:33’
19SARA – Provavelmente, as “Coplas del viejo almacén”, que ouvimos, referem-se à casa de espetáculo já referida, El Viejo Almacén, em Buenos Aires. Seguimos com a participação de Pablo Ascúa, Luis Barbiero & Walter Heinze, na “Milonga de los morenos”, cuja letra é outra história de Jorge Luis Borges.
20Walter Heinze – Milonga De Los Morenos – 4:03’
21ESTELA – áudio 6 – borges6 – O tango transpôs não só a fronteira dos países como a fronteira das modalidades de arte. E é assim que o vemos ser cantado e dançado em inúmeros filmes, por atores famosos, a exemplo de Al Pacino, Jennifer Lopez, Richard Gere, Antonio Banderas e tantos mais. Entre tantos, escolhemos o “Tango to Evora”, dançado por Angelina Jolie e Brad Pitt, no filme “Mr. and Mrs Smith”, por ser uma homenagem prestada a Évora por Loreena McKennitt, cidade pela qual a cantora e compositora se apaixonou quando visitou Portugal. 1’
22Tango to Evora – 4:15’
23SARA – Por fim, quem acabaria este programa sem mencionar “O último tango em Paris”? Tango longíssimo daquele que Jorge Luis Borges defendia, é bem verdade, mas o filme também foi muito transgressor. A música pertence ao GOTAN PROJECT. E, para despedida, o tema arrebatador de Astor Piazzolla, “Libertango”, desta feita interpretado por Grace Jones:
24Grace Jones – I’ve Seen That Face Before (Libertango) [Official Video] – 4:53’
Britiande, 19.02.2023