IGUAÇU-IGUAZU

Na floresta subtropical da foz do Iguaçu, os insectos suplantam em variedade todos os outros grupos animais. Os mais belos são as borboletas (Lepidoptera), que às vezes formam nuvens, e os besouros e escaravelhos (Coleoptera), grandes, com as suas couraças blindadas, polidas. Muitos alimentam-se das plantas, o que é visível na imagem de cima, em que vemos as folhas todas recortadas por eles. Uma borboleta castanha pousou numa folha. A borboleta azul, em baixo, pertence certamente ao género Morpho. O outro insecto, pousado no chão, parece um saltarico (Orthoptera).

Vimos também a formiga-tigre, uma gigante negra, cujas dentadas magoam seriamente. Existe ainda a correcção, formigas vorazes que se deslocam em colunas grossas e devoram os animais que não podem fugir: macacos presos, periquitos no poleiro e outros. Assim acontece em Bissau, e noutros pontos de África, onde também há formigas com essas características e esse nome.

As formigas (Hymenoptera) mais vulgares nos dois parques parecem ser o cupim, que não vimos; o que observámos foram os montinhos de terra que formam os formigueiros.

 
 
Página principal - Naturalismo - Rito Florestal - Reino das Plantas - Zoo - Naturarte