A TIRANIA DA IMAGEM

 

 

 

Da metafísica do fluxo
à treva luminosa:
Eckhart e a tirania da imagem (fim)

JOSÉ AUGUSTO MOURÃO

CADERNOS DO ISTA, 15

Notas
 

1 Por isso é necessário que o homem se aplique muito a desapegar-se de si mesmo e de todas as criaturas e não conheça outro Pai senão Deus. Assim, nada o pode fazer sofrer nem afligir, nem Deus nem a criatura, nem nada de criado ou incriado, e todo o seu ser, vida, conhecimento, saber e amor, é Deus e em Deus, e Deus. Cf. Anc. P. 100-101.

2 As Sentenças de Pedro Lombardo redigidas no século XII tornaram-se no século XIII uma espécie de manual para o ensino da teologia que qualquer mestre devia comentar. Do Comentário de Eckhart resta a conferência inaugural, num só manuscrito (Amplon. Fol. 321, fº 93ra-va).

3 Alain de Libera, Penser au Moyen Âge, Seuil, 1991, p. 336.

4 Maître Eckhart, Du detachment et autres texts, traduzido do médio alto alemão e apresentado por Gwendoline Jarczyk e Pierre-Jean Labarrière, DDB, 1995.

5 Alain de Libera, Penser au Moyen Âge, Seuil, 1991, p. 306.

6 DW V, p. 116, 1-7/ Anc. P. 150.; p. 130 nota 46: referência a Agostinho, Tomás e Suso.

7 Emanação é efusão ou difusão duma potência ou causa no seu efeito. Mesmo se ela culmina na teologia (com a ideia da emanação do universo a partir dum Princípio divino), esta noção não é especificamente teológica. Herdamo-la das teorias antigas da visão (as "emanações" dos objectos que penetram fisicamente nas condutas dom aparelho visual) e o conjunto dos conceitos por trás da ideia astrológica de "influência dos astros" - nos teólogos medievais o termo de "emanação", de origem aviceneana, tem o mesmo campo semântico que os de "influência", "influxo" e "processão", "fluxo".

8 "Eckhart de Hochheim", entrada do Dictionnaire du Moyen Âge, dir. de Cl. Gauvard, Alainde Libéra e Michel Zink, PUF, 2002.

9 Já desenvolvi esta questão com o título "A pele da imagem. Em torno de Eckhart e Maria Gabriela Llansol", a sair no próximo número da RCL .

10 Irineu de Lião, Contre les héresies, IV, 37, 4 (SC nº 100bis, p. 932).

11 Gregório de Nissa, De la création de l'homme, 11 (PG 44, 155).

12 Bernard McGinn, The Mystical Though of Meister Echart, Crossroad Publishing Company, New York, 2001, p. 72.

13 Mestre Eckhart, Les Traités et le Poème, Albin Michel 1996, p. 198.

14 DW V p. 48, 17-20/ Anc. P. 126.

15 W. Wackernagel, op. cit., 63.

16 Id. P. 46, 14-19/ Anc. P. 125.

17 DW V, p. 205, 7-9 / Anc. P. 48.

18 François Boespflug, "Images" in Dictionnaire du Moyen Âge, p. 703.

19 Wolfgang Wackernagel, "Commnet établir l'être des images? Maître Eckhart et la désimagination", in Diogène, nº 162, avril-juin 1993, p. 83.

20 Modo transcendente do conhecimento de Deus Segundo Denis.

21 DW V, p. 27, 11-28,1/ Anc. P. 110-111. Cf. Alberto Magno Mineralia et De causis proprietatum elementorum. A alquimia foi condenada por João XXII em 1317.

22 DW V, p. 21, 15-18/ Anc. P. 106.

23 S. Th. I, q. 12 a. Cf. DW V, nota 57, p. 74.

24 Eckhart só menciona a primeira analogia, não esta.

25 Cf. n. 181, LW II, p. 155-156.

26 Fernand Brunner, MaÎtre Eckhart. Approche de l' oeuvre, ad solem, 1999, p. 66.

27 (ed.) B. Latour e P. Weibel, Iconoclash. Beyond the Image Wars in Science, Religion, and Art, ZKM, MIT Press 2002.

28 Vilém Flusser, Pour une Philosophie de la Photographie, Circé, Paris, 1996, p. 16.

29 Georges Didi-Huberman, Phasmes, Les Éditions de Minuit, 1998, p. 28.

30 Georges Didi-Huberman, "La Ressemblance Informe ou le gai savoir visuel selon G. Bataille", Macula, 1995.

31 J. Gil, A Imagem-Nua e as Pequenas Percepções. Estética e Metafenomenologia, Relógio d´Àgua, 1996.

32 Leia-se a bula de João XXII de 27 de março de 1329.

33 LW I, p. 176, n. 15 / Cerf I, p. 85. Cf. "Désimagination eckhartienne et perception moderne de l'espace-temps subjectif: mode d'emploi pour une civilisation des arts mimétics?", in L'Espace et le temps, Actes du XXII congrès de l' A.S.P.L.F. Vrin, 1991, pp. 148-153.

34 Cf. Tomás de Aquino, S. T., IIIa, 25, 3; Guilherme Durand, Rationale divinorum officiorum, I, 3.

35 Wolfgang Wackernagel, op. cit., p. 189.

36 A fanopeia = lançar imagens designa tanto a pletora de imagens produzida pelas novas tecnologias da comunicação como as "artes miméticas" que caracterizam a nossa sociedade. Ezra Pound, L'ABC de la lecture (ABC of Reading), 1934. Com a "melopeia" e a "logopeia", a "fanopeia" é em Pound uma categoria poética.

37 Cf. a bula de João XXII: "In agro dominico" de 27 de Março de 1327, trad. Paul Petit, Paris, 1942, p. 263 (nova edição, Gallimard 1987, p. 317).

38 DW II, p. 528-529, 2 / Anc. II, p. 151.

39 Alberto Giacometti, Biographie d'une ouvre, Flammarion, 1991.

40 Ibidem.

 









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