Cadernos do ISTA . número 17
A verdade em processo

 

OS ESTUDOS BÍBLICOS HOJE:
Pluralidade dos métodos,
das abordagens e dos resultados

FRANCOLINO J. GONÇALVES

École Biblique et Archéologique Française . Jerusalém

 

B. Profetas, livros proféticos, profetismo.

As mudanças que ocorreram no estudo dos livros proféticos e do profetismo devem-se sobretudo a uma reorientação da exegese histórico-crítica, mas também a dados novos fornecidos pela epigrafia, sobretudo o “corpus profético” de Mari e os manuscritos encontrados em Qumran.

1. História da redacção dos livros proféticos

Sob a influência do romantismo histórico, a exegese histórico-crítica propunha-se, como vimos, escrever uma espécie de biografia intelectual do epónimo de cada um dos livros, já que uma autêntica biografia parecia impossível na maioria dos casos. Para isso, começava por isolar, graças à crítica literária, o estrato do texto mais antigo, supostamente obra da personagem que deu o nome ao livro. A seguir concentrava a atenção no estudo desse estrato primitivo, as ipsissima verba do profeta, situando-as no seu contexto histórico. Ora, na maioria dos livros proféticos os textos autênticos são menos numerosos e extensos do que os secundários. Nalguns casos, eles são uma ínfima parte do livro. Estudando só os textos que considerava autênticos, a exegese histórico-crítica deixava assim de lado a maior parte de cada um dos livros proféticos.

Além disso, encerrada como estava no âmbito dos oráculos autênticos e debruçada sobre as mais pequenas unidades literárias, a exegese histórico-crítica perdia de vista a totalidade de cada um dos livros proféticos. Por conseguinte, não podia apreender-lhes o sentido.

Procedendo desse modo, a exegese histórico-crítica deixava a sua tarefa inacabada. No caso de alguns livros proféticos, ela limitava-se a dar os primeiros passos.

Em cerca de meados da década de setenta, ao mesmo tempo que apareciam novos métodos, nomeadamente de orientação sincrónica, começou a operar-se uma viragem no estudo histórico-crítico dos livros proféticos. Essa viragem representa uma libertação em relação aos preconceitos românticos. Por um lado, passou-se de uma exegese que incidia quase só sobre os oráculos “autênticos” a uma exegese que procura estudar também com tanto ou mais afinco e rigor as partes “secundárias”. Por outro lado, passou-se de uma exegese centrada nas pequenas unidades literárias que formam cada um dos livros a uma exegese que tem por horizonte a totalidade de cada um dos livros ou até um conjunto de livros, como no caso dos Doze Profetas (1).

No que diz respeito às partes secundárias, procura-se situá-las em relação às partes mais antigas e em relação umas às outras, ver qual é a sua função no interior do livro, datá-las e apreender a sua mensagem. Numa palavra, a exegese histórico-crítica dos livros proféticos está hoje dominada pela história da redacção. O seu programa é explicar a totalidade dos elementos de cada livro. Para isso, procura isolar em cada livro os estratos que correspodem às diferentes etapas da sua formação e situar cada uma delas, começando com os oráculos da personagem que está na origem do livro e terminando com o livro na sua forma final. Desse modo, procura-se completar uma tarefa que tinha sido interrompida na sua primeira etapa.

A viragem na exegese histórico-crítica dos livros proféticos é especialmente clara no caso de Isaías, porventura porque as falhas de dita exegese eram particularmente flagrantes no estudo desse livro. Entre os precursores da nova orientação dos estudos histórico-críticos sobre o livro de Isaías, menciono Becker, Barth e Vermeylen.

Rompendo com a prática de separar as duas ou três partes e de se debruçar só sobre os oráculos autênticos, Becker, num estudo publicado em 1968, abordou o livro de Isaías na sua totalidade (2). Um dos seus intuitos era esboçar a pré-história do livro. Becker chegou à conclusão de que os textos secundários de Is 1-39 foram escritos na época exílica, talvez pelo autor dos cap. 40-66. O objectivo desse autor seria actualizar a mensagem de Isaías, aplicando-a às novas circunstâncias do seu tempo, o terceiro quartel do séc. VI a. C. Embora as suas conclusões, que se fundam em análises pouco rigorosas, sejam contestáveis, Becker indicou a nova orientação dos estudos sobre o livro de Isaías.

Por seu lado, Barth (3) restringiu-se aos cap. 1-39, mas com o intuito de esboçar a sua pré-história. Este exegeta pensa poder isolar no Proto-Isaías um estrato literário e teológico que representaria a primeira edição do livro e teria fornecido aos cap. 1-39 a sua estrutura fundamental. Essa primeira edição teria como tema a Assíria. Daí que Barth a apelide de “Assur-Redaktion”. Essa primeira edição do livro teria sido feita no reinado de Josias, num momento em que era claro que o fim do império assírio estava para breve. O seu objectivo seria actualizar os oráculos de Isaías relativos à Assíria no contexto histórico do desaparecimento dessa super-potência de que Judá dependera durante mais de um século.

No livro intitulado “Do profeta Isaías à apocalíptica. Isaías I-XXXV, espelho de meio milénio de experiência religiosa em Israel”, Vermeylen (4) traça a história da formação de Is 1-39 e de Is 56-66 em sete etapas e situa, histórica e religiosamente, cada uma delas. A primeira etapa remonta ao próprio Isaías; a última talvez date do séc. III a. C. Cada uma das etapas representa uma edição do livro de Isaías. Excepto a primeira, são todas edições revistas e aumentadas. Num estudo ulterior, intitulado “A unidade do livro de Isaías”, Vermeylen abarca o conjunto do livro, introduzindo também os cap. 40-55 no quadro da história da sua formação. Esse trabalho foi apresentado nas “Jornadas Bíblicas de Lovaina” que em 1987 foram consagradas ao livro de Isaías. As actas dessas jornadas foram publicadas sob o título “O livro de Isaías. Os oráculos e as suas releituras. Unidade et complexidade da obra” (5). Os subtítulos “Os oráculos e as suas releituras. Unidade e complexidade da obra” correspondem perfeitamente à orientação actual dos estudos histórico-críticos do livro de Isaías e ao seu programa. Construindo sobre os alicerces da crítica literária, que demonstrou a diversidade do livro de Isaías, a exegese histórico-crítica procura agora mostrar a sua unidade e sobretudo explicá-la, graças à chamada história da redacção.

Apesar de as principais partes do livro de Isaías serem muito diferentes umas das outras, há elementos que lhes são comuns e as unem entre si. Alguns são tão aparentes que dificilmente podiam passar despercebidos. É o caso da designação de Iavé como “o Santo de Israel” e o tema de Jerusalém/Sião.

A expressão “o Santo de Israel” é empregada 31 vezes no Antigo Testamento, das quais 25 no livro de Isaías e uma vez num oráculo atribuido a Isaías, em 2 R 19, 22, texto idêntico a Is 37, 23. Fora disso, a designação de Iavé como “o Santo de Israel” só está documentada três vezes no Saltério (71, 22; 78, 41 e 89, 14) e duas vezes no livro de Jeremias (50, 29 e 51, 5). No livro de Isaías, essa designação de Iavé é usada 12 vezes nos cap. 1-39, 11 vezes nos cap. 40-55 e 2 vezes nos cap. 56-66. A presença de “o Santo de Israel” em todas as partes do livro de Isaías confere-lhe sem dúvida uma certa unidade estilística e temática, tanto mais que a dita designação lhe é praticamente própria.

Embora não lhe seja próprio, o livro de Isaías revela um interesse muito grande por Jerusalém/Sião. Com efeito, entre os 66 capítulos do livro, 55 ou 54 mencionam explicitamente Jerusalém/Sião ou uma realidade que lhe está estreitamente associada. Sendo comum às diferentes partes de Isaías, esta insistência em Jerusalém/Sião contribui largamente para conferir ao livro uma unidade temática.

Não faltou quem assinalasse esses factos, mas tratava-se de adversários do estudo histórico-crítico da Bíblia que os punham ao serviço da apologética, usando-os como argumentos a favor da unidade primitiva do livro e da sua autoria isaiana exclusiva. Daí que os exegetas histórico-críticos, obnubilados pela evidente diversidade do livro, não os tenham tomado a sério.

A situação é hoje diferente. A exegese histórico-crítica de Isaías está agora voltada para a unidade do livro. Por isso, ela reexamina os elementos unificadores que haviam sido detectados há muito tempo e esquadrinha o livro em busca de outros.

Entre os elementos unificadores em que se tem insistido, assinalo o tema da Babilónia. Como vimos, foi precisamente o anúncio da conquista de Babilónia por Ciro, rei da Pérsia, nos cap. 40-48, que levou os críticos a separar os cap. 40-66 dos cap. 1-39, a negar a Isaías a paternidade dos cap. 40-66 e a atribui-la a um autor anónimo do terceiro quartel do séc. VI a. C. Os cap. 40-55 não são, no entanto, os únicos que tratam da Babilónia. Com efeito, esta ocupa um bom lugar nos cap. 1-39, ao lado da Assíria, a grande potência do tempo de Isaías. A Babilónia ocupa mesmo o primeiro lugar na colectânea dos Oráculos contra as Nações nos cap 13, 1-23, 18. É com ela que se abre (cap 13, 1-22 e 14, 3-23) e, praticamente, se encerra a colectânea (cap. 21, 1-10 e 23, 13). Além de enquadrar a colectânea, os oráculos contra a Babilónia são os mais extensos. Is 13,1-23, 18 apresenta a Babilónia como o centro do mundo pagão, o inimigo por excelência de Israel, uma potência quase supra-humana, mas uma potência cuja ruína está iminente, se é que ainda não ocorreu. A imagem que os cap. 13, 1-23, 18 dão da Babilónia supõe uma situação histórica que não tem nada a ver com o tempo de Isaías. Na segunda metade do séc. VIII a. C., o papel que os cap. 13, 1-23, 18 atribuem à Babilónia caberia antes à Assíria, potência à qual esses capítulos consagram só quatro versículos nos cap. 14, 24-27. De facto, a imagem da Babilónia que ressalta dos cap. 13, 1-23, 18 corresponde à imagem dessa potência nos cap. 40-55. Sob a sua forma actual, a colectânea dos ‘Oráculos contra as Nações” antecipa e introduz um dos temas principais dos cap. 40-55.

É também essa a função do relato da embaixada que Merodak-Baladan, rei de Babilónia, enviou a Ezequias, rei de Judá (Is 39). O relato primitivo deve ter tratado de negociações entre Marduk-apal-iddina II e Ezequias com vistas à preparação da revolta anti-assíria entre 705 e 701 a. C. No entanto, essa dimensão político-militar desapareceu do relato. Sob a sua forma actual, o objectivo do relato é indicado pelos vv. 6-8, que anunciam a pilhagem de todos os tesouros reais de Judá pelos Babilónios e a deportação de alguns descendentes de Ezequias para a Babilónia. Ao anunciar o exílio babilónico, o cap. 39 introduz imediatemente os cap. 40-55. Com efeito, ao anúncio do exílio, em Is 39, 6-8, segue-se a proclamação do seu fim iminente, logo a partir do versículo seguinte, isto é, de Is 40, 1. Já Abraão Ibn Ezra havia notado a relação entre o cap. 39 e os cap. 40-55. Na sua opinião, os cap. 40-55 teriam sido acrescentados aos cap. 1-39 por Is 39, 6-8 anunciar o exílio babilónico. Por mais curioso que pareça, a exegese histórico-crítica não notou a relação entre o cap. 39 e os cap. 40-55 ou não se apercebeu do seu alcance. Viu nos cap. 36-39 um apêndice histórico que um escriba teria acrescentado no fim do Proto-Isaías, talvez só para reunir no mesmo livro tudo o que diz respeito a Isaías. Hoje reconhece-se que os cap. 36-39 não são um corpo estranho entalado entre o Proto e o Deutero-Isaías, mas, sim, um elo entre as duas partes do livro.

As mudanças ocorridas no estudo histórico-crítico dos livros proféticos não se devem só à reorientação metodológica, mas também às achegas da epigrafia: do corpus profético de Mari e dos manuscritos de Qumran.

 

(1) Os estudos recentes mostram que os 12 livros dos chamados Profetas Menores foram organizados de maneira a formar uma unidade; por exemplo, P.-M. B ogaert, «L’organisation des grands recueils prophétiques», em J. V ermeylen (ed.), The Book of Isaiah. Le livre d’Isaïe. Les oracles et leurs relectures. Unité et complexité de l’ouvrage (BETL 81), Leuven, University Press, 1989, pp. 147-153.

(2) J. B ecker, Isaias. Der Prophet und sein Buch (Stuttgarter Bibelstudien 30), Stuttgart, Katholisches Bibelwerk, 1968.

(3) H. B arth, Die Jesaja-Worte in der Josiazeit. Israel und Assur als Thema einer produktiven Neuinterpretation der Jesajaüberlieferung (WMANT 48), Neukirchen-Vluyn, Neukirchener Verlag, 1977.

(4) J. V ermeylen, Du prophète Isaïe à l’apocalyptique. Isaïe I-XXXV, miroir d’un demi-millénaire d’expérience religieuse en Israël (Études Bibliques), Paris, Gabalda, 2 vol., 1977 e 1978.

(5) J. V ermeylen (ed.), The Book of Isaiah. Le livre d’Isaïe. Les oracles et leurs relectures. Unité et complexité de l’ouvrage (BETL 81), Leuven, University Press, 1989. A contribuição de J. Vermeylen lê-se nas pp. 11-53 desse volume.

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