Isabel Meyrelles

FLORIANO MARTINS


120 noites de Eros, de Floriano Martins, traz por subtítulo “Mulheres surrealistas”. Com sua autorização, publicamos as introduções, dele e de Jacob Klintowitz, que esclarecem a importância e as circunstâncias culturais desta coletânea, bem como os textos referentes às mulheres portuguesas selecionadas: Isabel Meyrelles, Luiza Neto Jorge e Maria Estela Guedes.


ISABEL MEYRELLES 1929 Portugal

A poeta e escultora Isabel Meyrelles disse certa vez que considerava a grandeza do Surrealismo como um imenso país libertador. Inicialmente presente nos cafés, reuniões e mostras coletivas em Portugal, coincidindo com o estabelecimento de um segundo grupo surrealista, sem que o tenha integrado, em 1950 Isabel se muda para a França e ali faz a opção de manter-se o mais independente possível. O que não a impede de sentir-se e afirmar-se surrealista. Seu poema em muito coincide com sua escultura, tanto na proporção quanto na evocação de um bestiário peculiar e repleto de humor e encantamento. Residente em Paris até hoje, Isabel confessa que a fobia das mulheres e dos homossexuais de Breton fez com que ela não tivesse maior interesse em uma aproximação. Sua conexão deu-se então, em primeiro plano, com Tristan Tzara, e logo mais tarde com Sarane Alexandrian. Neste lhe atraiu, sobretudo, a profunda aversão por toda forma de ortodoxia. Ao publicar no Brasil um volume com sua poesia completa e uma pequena mostra de esculturas, observei a presença do humor como componente decisivo de sua obra, um humor engenhoso, finíssimo, com imagens que evocam uma máscara que tem um ar tão verdadeiro / que toda a gente se engana ou prisioneiros de uma gaiola aberta. Humor que se alimenta de uma mesma fonte de paradoxos, porém sem se resumir a simples pilhéria ou tirada jocosa. Nota-se imensa afinidade com o riso, no entendimento de Georges Bataille, como forma de êxtase que liberta, salto do possível no impossível.

 

FLORIANO MARTINS
120 NOITES DE EROS | MULHERES SURREALISTAS
Fortaleza | São Paulo
Editora Cintra & ARC Edições
2020