ANÁLISE ASTROLÓGICA PROFUNDA PARA DOMINGOS VANDELLI (FIM)


V. PADRÕES DE RELACIONAMENTO

Os parágrafos seguintes descrevem suas atitudes, necessidades e padrões típicos de comportamento nos relacionamentos mais íntimos. Esta descrição é feita em termos de seu trato com uma muIher que é (ou foi) importante em sua vida. Contudo, se estiver envolvido (ou se envolveu) num relacionamento com alguém do mesmo sexo que você, verá que as mesmas atitudes, necessidades e padrões ainda assim se aplicam. Quaisquer que sejam suas preferências sexuais, você é você mesmo - e é sua natureza íntima que dita, em última análise, o curso de sua vida amorosa.

Os atrativos de uma parceira racional
Você vive sempre tão perto das abissais e fecundas profundezas do inconsciente que pode facilmente tornar-se presunçoso - o que significa que, acostumado aos tesouros da imaginação, pode rapidamente começar a considerar-se ímpar, especial e talentoso demais para se aborrecer com preocupações de ordem cotidiana. Você aprendeu a levantar vôo junto com suas fantasias e, por isso, não cultivou a habilidade de fazer análises e tomar decisões com exatidão e objetividade no mundo exterior. Como sua natureza é tão fortemente marcada pela poesia e pelo romance, você é atraído por aquelas mulheres que, com firmeza e tranquilidade, conseguem impor ordem aos afazeres delas - no fundo, você espera que uma mulher dessas acabe arrumando a sua vida para você e lhe poupe esse trabalho.





















A TARTARUGA-LIRA

Página de rosto do opúsculo, sob forma de carta a Lineu, em que Vandelli descreve uma nova espécie de tartaruga marinha, Testudo coriacea, cujo nome científico actual é Dermochelis coriacea (Vandelli, 1761).

Aprendendo a respeitar os espíritos práticos

O relacionamento com uma pessoa de temperamento mais racional e analítico pode ser muito estimulante para você, contanto que fique de olho na sua tendência de achar-se superior. Do contrário, você pode facilmente pensar que está isento de todas as trivialidades e, inadvertidamente, passar a tratar sua parceira como uma mistura de empregada doméstica, contadora e agente de relações públicas, que tem a obrigação de manter o sórdido mundo exterior longe de seu sagrado território. Procure aprender a dar igual valor às habilidades de sua parceira, pois você precisa permitir que ela lhe ensine a ser mais objetivo diante de suas próprias responsabilidades práticas, ao invés de esperar que faça tudo por você. Você não iria sobreviver por muito tempo em nenhum sótão escuro se não tivesse alguém que cuidasse da conta de luz, da escola das crianças e dos amigos que você esqueceu que tinha convidado para jantar. Tanto melhor se você conseguir contrabalançar sua eterna busca do Santo Graal com uma incursão esporádica a formas de comunicação mais simples. Ambos os mundos são reais, válidos e necessários, e você precisa de alguém com quem possa partilhá-los.

Você se sente atraído por mais de um tipo de mulher, pois suas necessidades de relacionamento não são nada simples. Além do que foi descrito acima, há outro padrão de relacionamento consignado em sua carta astrológica que será descrito resumidamente nos parágrafos seguintes .

Os atrativos de uma parceira sociável

Sua altivez, auto-suficiência e intenso individualismo o fazem sentir-se atraído por mulheres que se sentem à vontade com a coletividade e sabem entrar e sair com graça e facilidade de qualquer ambiente social. Uma parceira assim o ajudará a enfrentar sua profunda solidão inconsciente e sua necessidade de integração. O relacionamento pode representar uma ponte entre você e os demais, de forma que a originalidade de suas idéias possa ser traduzida numa linguagem que não só uma elite intelectual ou artística entenda. Mas tenha muito cuidado com sua inveja, pois essa mulher pode sem querer fazê-lo sentir-se desajeitado e inadequado assim que se apresentar a seu lado perante qualquer tipo de grupo. Caso você não tenha consciência disso, corre o risco de tornar-se destrutivamente crítico e absurdamente possessivo. Procure não tratar sua parceira com superioridade só porque ela não se aferra à independência tanto quanto você. A capacidade de adaptação social é um ato de criatividade, e ela provavelmente o faz com graça e estilo.

Uma falta de confiança no amor

Há sérios conflitos por trás de sua imagem romântica do que é um relacionamento. No fundo, você teme a rejeição e não confia o suficiente no amor de uma mulher para acreditar que a felicidade possa existir sem algum tipo de garantia emocional, material ou verbal. Embora algumas das causas desse medo estejam relacionadas a experiências e valores de sua infância, é possível que você não esteja totalmente consciente de quão profunda é sua convicção de não poder confiar no amor se não houver demonstrações concretas. Portanto, mesmo que suas necessidades materiais tenham sido atendidas, você inconscientemente espera frustrações emocionais. Há dois padrões típicos que talvez você se veja seguindo várias vezes em sua vida. Primeiramente, você pode se envolver num relacionamento com uma mulher mais fraca que você ou, em algum aspecto, aparentemente "inferior", seja financeira, intelectual, social ou criativamente. Embora essa parceria prove sempre ser frustrante - antes de mais nada, porque não é uma parceria de verdade -, ela lhe dá segurança, pois sua parceira precisa mais de você do que você dela. Esse tipo de casamento pode durar uma vida inteira e continuar sendo, em um nível mais profundo e desconhecido, um casamento que não é real. Ou então, você pode se apaixonar por uma mulher que, de uma forma ou de outra, não esteja disponível - tanto faz se por ser casada, viver em local distante ou por não conseguir envolver-se emocionalmente. Embora isso não seja culpa sua, seria bom que enfrentasse seus medos e entendesse que o passado nem sempre se repete no futuro. Se alguma vez não foi tão amado quanto deveria, isso não significa que você não tenha direito ao amor .

Uma fome de amor romântico

Você é profundamente romântico e não consegue entender os relacionamentos aparentemente frios e pragmáticos, nos quais o dever, as obrigações financeiras e a culpa mantêm as pessoas unidas. Você quer o Grande Amor, do tipo que aparece nas óperas, ou mais nada, pois há um aspecto infantil em você que não conseguirá "crescer" e se acomodar nos limites áridos da vida terrena. Se estiver casado ou tiver um relacionamento estável em que seus sonhos não sejam valorizados ou o romantismo tenha acabado, então está sujeito a problemas, pois provavelmente irá em busca desses sonhos em outro lugar - em fantasias ou em outras mulheres. Você quer ser mimado, adorado, regularmente lembrado (verbal e materialmente) de sua singularidade e poder de atração e tratado como o rei que no íntimo você sabe que é. Você está disposto a oferecer o mesmo a sua parceira. Esse lado encantadoramente idealista permite-Ihe incutir magia em sua vida amorosa. Se for honesto quanto a suas necessidades, poderá enfeitiçar sua companheira a ponto de conseguir que ela valorize o romantismo quase tanto quanto você. Você é meigo, generoso e fiel à pessoa amada - isto é, enquanto seus sonhos não forem pisoteados. E é provável que isso não aconteça se estiver convencido de seu próprio valor e de seu direito aos sonhos que tanto representam para você.

VI. CAMINHOS PARA A INTEGRAÇÃO

Como foi visto nas páginas anteriores, sua carta astrológica retrata com nitidez e profundidade muitos aspectos de sua vida. Mas você poderá ir além do mapa astral, valendo-se das prerrogativas de uma visão telescópica em vez de uma aproximação microscópica, de forma a descortinar todo o panorama de sua peça teatral interior. Nos parágrafos seguintes, você encontrará algumas sugestões para viabilizar, por meio de um esforço consciente, a obtenção de uma maior harmonia entre os diferentes componentes em ação dentro de você, além do fortalecimento daquela parte nuclear da personalidade que a psicologia chama de ego, o "eu ". É provável que o livre-arbítrio não permita que alguém passe a ser uma pessoa diferente de uma hora para outra. Todavia, esse mesmo livre-arbítrio pode proporcionar-lhe a chance de manter-se firmemente centrado em seu mapa astral e de interagir com os diversos aspectos de sua psique, ao invés de errar às cegas, sentindo-se impotente e sujeito aos conflitos provocados por impulsos e contra-correntes que vêm de dentro de você mesmo e do mundo exterior. Apesar de certas configurações astrológicas poderem ser as mesmas para duas pessoas distintas, suas reações podem ser muito diferentes: uma pode ser atormentada por seus demônios interiores como se fosse um pequeno barco sem timão, à mercê das ondas de um mar bravio, ao passo que a outra pode manter-se íntegra e verdadeira como pessoa, conseguindo assim conduzir o barco com inteligência, por mais adversas que lhe sejam as marés .

A importância da criatividade

Você nunca se realizará seguindo a multidão. A mais profunda gratificação que pode ter na vida virá de todo e qualquer esforço que faça no sentido de deixar a marca de sua própria imaginação criativa no que produz, seja qual for seu campo de trabalho. A arte - literatura, pintura, teatro, música - pode ser o melhor veículo para esse esforço individual. Mesmo que você não queira transformar seu interesse por essa área em algo lucrativo, precisa encontrar tempo e espaço em sua vida para alguma atividade criativa. Isso é a coisa mais importante que pode fazer por você mesmo, embora possa não obter nenhuma recompensa material. Você precisa descobrir qual a essência misteriosa que o distingue e valoriza, acima e além das contribuições concretas que oferece aos outros. Porém, só encontrará o senso de ser você mesmo através da identificação de sua marca nas imagens e idéias que brotam de seu coração e de sua imaginação. Por mais responsabilidades que tenha ou por mais que esteja preocupado com a opinião dos outros, é fundamental que busque algo de que realmente goste, por você e para você. Se seu próprio espírito não lhe conferir essa validade, nada mais em sua vida fará sentido.

Tanto sua instintiva vocação para a beleza e a magia quanto suas aspirações um tanto místicas e míticas dão muito respaldo a sua necessidade de envolver-se em buscas criativas. Esteja você ligado à literatura, pintura, música, teatro ou qualquer tipo de arte, seu trabalho provavelmente será impregnado por sua singular visão de perfeição extraterrena, a qual transcende sua própria personalidade. Essa visão permite-lhe vislumbrar os efeitos da ação de algo superior dentro de você e é a chave para seu senso de finalidade e sentido na vida.

Você tem um acentuado senso de individualidade que lhe dá energia e determinação para dedicar-se a trabalhos criativos. Sua necessidade de ser independente e diferente pode às vezes parecer egocentrismo perante os outros. Todavia, é necessário ser egocêntrico para se criar alguma coisa; do contrário, você não daria o valor suficiente a suas próprias idéias e fantasias. O que as pessoas mais voltadas para a coletividade poderão considerar um comportamento egoísta é em você, na realidade, um grande trunfo: é ele que faz você ter fé em seu direito de realizar seus sonhos.

Enfrentando o medo de ser criticado

Há uma parte de sua vida na qual todo e qualquer esforço para enfrentar e superar suas ansiedades resultará num grande aumento de sua força e amor-próprio. Essa área compreende a esfera da comunicação, expressão e troca de idéias com os outros, e é justamente onde você se mostra mais desajeitado e sensível à crítica e à rejeição. Além de ser muito reflexivo, você tem profundidade e seriedade de raciocínio, mas talvez tenha tido dificuldade em se fazer entender pelos outros, principalmente quando era mais jovem e tinha de fazer frente a irmãos, professores e colegas. Para você, a conversa do dia-a-dia é algo que não flui facilmente, pois, embora possa se destacar nos conhecimentos práticos ou na profunda compreensão de um determinado campo de interesse, se sente pouco à vontade no tocante às sutilezas e delicadezas sociais. O problema é que você não espera que os outros o compreendam ou que gostem de você e teme parecer-lhes maçante, tolo e mal articulado. Porém, quanto mais se esforçar para enfrentar esse desafio e expressar seu "eu" comum -juntamente com todos aqueles sentimentos, atitudes e observações aparentemente banais que carecem de profundidade mas são eminentemente humanos -, menos isolado se sentirá e mais confiança terá para expor os valores profundos que mais lhe importam.

Assim, um de seus principais medos - o de ser mal interpretado e parecer aos outros mal articulado e pouco inteligente - pode tornar-se uma base indestrutível que lhe proporcionará as ferramentas para expressar sua singular visão. Ao lutar para honestamente formular e comunicar suas idéias e sentimentos aos outros, acabará desenvolvendo extraordinárias habilidades de expressão. Além disso, descobrirá que o que tem a dizer não é importante apenas para você, mas é significativo para muitas outras pessoas.