NOVUM ORGANUM
Francis Bacon

Notas ao Livro II


Livro II dos “Aforismos sobre a Interpretação da Natureza e o Reino do Homem

 

1 Original: naturas. Natureza significa ou equivale à propriedade ou qualidade predicável de um corpo.

2 Original: corpus. Corpo concreto.

3 Original: formam (a). A forma é a condição essencial da existência de qualquer propriedade. (Vide Livro I.)

4 Original: naturam naturantem. Natureza naturante em oposição a (natura naturata) natureza naturada. Distinção de Averróis que passou à tradição escolástica. Simplificadamente, a natureza naturante é o agente produtor e naturante é o produto. Natureza naturante é expressão difundida durante a Renascença, indican­do o processo ativo e dinámico da natureza. Bacon, identificando-a com a forma, torna difícil pensá-la á maneira de Aristóteles. Lembre-se ainda que Bacon não usa a expressão oposta, natureza naturada.

5 Original: transformatío corporum concretorum. Expressão e idéia que devem sua origem à alquimia, para depois se “laicizar”.

6 Original: Latentis processus. Conjunto de operações internas, que em boa parte escapa aos sentidos, e que faz com que uma substáncia passe de um estado a outro.

7 Original: formam inditam.

8 Original: latentis schematismi. O esquematismo corresponde á maneira de ordenação das partículas que constituíram os objetos materiais. A idéia de pequenas partículas se aproxima de Demócrito, salvo no fato de que Bacon não admitia a sua indestrutibilidade e nem o “vazio”. O esquematismo é latente por escapar aos sentidos; à transformação de suas configurações Bacon dá o nome de processo latente (latens processus).

9 Aristóteles, Analíticos Segundos, I, 2, 71 B.

10 Bacon não admite qualquer finalismo no processo natural. A sua concordância com Aristóteles em rela­çâo às demais causas deve ser entendida ao nível puramente terminológico. Sem a causa final, o mundo natu­ral perde qualquer aristotelismo.

11 O assunto no De Augmentis Scientiarum (Do Progresso das Ciências)é remetido à teologia.

12 Confrontem-se as principais passagens desta obra sobre o conceito baconiano de forma, seguramente o de mais difícil interpretação em seu pensamento. Aforismos 51 e 75, Livro 1, e Aforismo 4. 5, 13, 17 e 20. Livro II.

1 3 Original: essentiae.

1 4 Original: paragraphos. Linguagem jurídica, transposta para a natureza.

­15 Original: ul sit certum, liberum et disponens sive in ordine ad actionem.

16 Original: ex fonte essentiae. Seria a substância originária capaz de diferenciação.

17 É indispensável, para a compreensão do pensamento dc Bacon. o esclarecimento da conexão entre forma e natureza tanto para a filosofia natural em geral quanto para alguns aspectos técnicos da indução, como o funcionamento das tábuas. A questão reaparece muitas vezes no texto. De qualquer modo, guarde-se que forma, no caso, não pode ser entendida como causa, pelo menos no sentido mais amplo, pois forma e natu­reza coexistem ao mesmo tempo.

18 Original: ut inveniatur natura alia, quae sit cum natura data convertibilis et tamen sit limitatio naturae notioris. instar generis veri.

19 Original: quod in Operando utilissimum, id in Sciendo verissirnum. Cf. Aforismos 1 e 3, Livro I.

20 Spedding (op. cit., vol. 1, página 231) lembra que ainda Leibniz pensava na obtenção artificial do ouro.

21 Original: transformatio in aurum.

22 Original: modus operandi.

23 Grifo no original.

24 Original: primis menstruis, expressão usada em alquimia.

25 Original: spiritus.

26 Original: prima illa et catholica axiomata.

27 Original: pinguissima Minerva et prorsus inhabili contexuntur.

28 Original: per minima.

29 Original: latentis schematismi.vide nota 8, supra.

30 Original: de novo inducunt et superinducunt.

31 o processo latente parece ser a “conseqüência dinâmica” do esquematismo latente, que está em estreita conexão com a forma.

32 Original: spiritus. O espírito, por ser intangível e invisível, distingue-se de toda essência tangibilis e está no interior de todo corpo tangível. Cf. Aforismo 50, Livro 1.

33 Original: vacuum. Aqui se tem uma idéia da posição de Bacon em relação ao atomismo, assunto que re­toma no Aforismo 48. Aceita a constituição atômica dos corpos, mas não aceita o vazio e a imutabilidade das partículas.

34 Original: materiam nonfluxam.

35 Original: particulas veras.

36 Original: quando physicum terminatur in mathematico. Bacon pensa na aplicação da matemática para a determinação das últimas “partículas da matéria”.

37 Original: duobus generibus axiomatum.

38 Cf. Aforismo 5, Livro II.

39 Spedding discute a adequação dos termos do original, entendendo que no lugar de ratione et sua lege Bacon teria pensado em ratione sua et lege.

40 o sentido de metafísica não é o tradicional. Bacon nele inclui a teologia, bem como o estudo das causas finais. Cf. De Augmentis Scientiarum, III, 4.

­41 Indução e dedução, esta não chega a ser tratada no Novum Organum.

42 Original: ministrationis.

43 Indicação para o problema da divisão das ciências e sua correlação com a organização da mente, tema tratado no De Augmentis Scientiarum.

44 Tabulae et coordinationes instantiarum.

45 Bacon entende dever começar pelo método de interpretação baseado na indução, por exclusões, e depois retornar para o tratamento das demais administrações.

46 Original: comparentia ad intellectum. O primeiro sendo termo de uso jurídico, preferiu-se citação em português, termo da mesma origem e significando “colocar em presença”.

47 Nessa tábua devem ser anotados todos os casos em que aparece o fenômeno que é objeto de estudo. Se os exemplares forem dessemelhantes, será mais segura a identificação da natureza respectiva.

48 “Historicamente” tem o sentido de: à medida que os fatos vão aparecendo, em oposição a qualquer antecipação especulativa.

49 Original: forma calidi. “Forma”, nesta passagem, é também traduzida por natureza, por causa. Cf. E. de Mas, op. cit. vol. I, página 354.

50 A partir desta altura, tornam-se numerosas e minuciosas as descrições de exemplos e experimentos.

51 O original acrescenta o verso de Virgilio: Nec Boreae penetrabile frigus adurit, As Geórgias, I, 93.

52 Vide nota 17 supra.

53 Na Tábua de Ausência, ao Contrário que na de presença, devem ser anotados os casos semelhantes, em que a natureza ou o fenômeno objeto de estudo não aparece.

54 Tabulam Declinationis, sive Absentiae in proximo.

55 Em grifo e corpo maior no original.

56 Suposição da época, de origem astronómica.

57 História relatada por Agostinho, De Generi Contra Manichaeos, Livro I, capítulo 15.

58 Homero. Odisséia, VI, 41-46.

59 O fato teria ocorrido em junho de 1597, na expedição de Barentz, que buscava uma passagem a nordeste, apud E. de Mas, op. cit., página 358.

60 Os experimentos descritas nesta segunda parte foram criticados por Mersenne por já terem sido realiza­dos antes de Bacon. Lembre-se que Bacon não nutria qualquer pretensão de originalidade a respeito. Cf. Ellis, op. cit. página 241, vol. I, nota 3.

61 Original: speculum.

62 Original: simulacra.

63 A invenção do termômetro é atribuida a Galileu em 1597, ao médico holandês Drebbel em 1609, ao Frei Paulo Sarsi em 1609, e ainda ao médico italiano Santório em 1610.

6 4 Idem nota 60 supra.

65 Há divergência quanto a esse parágrafo, se se opôe à segunda ou á terceira instância.

66 Os antigos astrônomos discutiam se os cometas deveriam ser considerados meteoros (produzidos na atmosfera) ou da mesma substância dos planetas. O assunto foi retomado por Galileu.

67 Original: trabes et columnae lucidae.

68 Também seriam fenômenos de eletricidade.

69 Virgílio, Eneida, II.

70 Camões em: Lume vivo, que a marítima gente

Tem por santo em tempo de tormenta,

Os Lusíadas, Canto V.

71 Ventos do leste e do norte.

72 Ventos do sul e do oeste.

73 Termômetro tosco do tempo.

74 Aristóteles, Meteorologia, I, 2, 341A; e De Caelo (Sobre o céu), II, 7, 288A.

75 Tem significado de contraposição. Aparece em Aristóteles, Física VIII, 10, 267A, com o sentido tomado usual de “mudança em sentido contrário”.

76 Original: acqua regia.

77 Original: acquafortis.

78 Vide Aforismo 11, supra.

79 Original: secundum analogiam.

80 Original: vitrum graduum sive calendare.

81 O experimento reaparece no Aforismo 38, Livro II.

82 Original: inflamationibus spiritus. De Mas traduz por “inflamações respiratórias”

83 Foi de uma molêstia, adquirida em uma experiência sobre a conservação da carne pelo frio, que Bacon veio a falecer.

84 Bacon não deixou qualquer trabalho sistemático sobre o frio, salvo o fragmento Calor et Frigus, in Works, III, pp. 641-652.

85 Original: comparentia ad intellectum.

86 Original: ipsissima res, com sentido de a coisa em si mesma, considerada em sua essência singular.

87 Original: in ordine ad hominem et in ordine ad universum.

88 Original: petrolaeum.

89 Cf. Aforismos 11, 18, Livro II.

90 Cf. Aforismos 12, 30.

91 Original: animalcula.A putrefação era entendida como um processo de geração e copulação.

92 Constãncio II, filho de Constantino.

93 Canícula ou Cão Menor.

94 Termos usuais na astronomia anterior a Copérnico.

95 O chamado fogo grego era conhecido no Oriente muito antes da pólvora.

96 Em contraposição ao indicado nos Aforismos 12, 9.

97 Ou com foles (flatu).

98 Ver nota 84.

99 A idéia de “irritação” é considerada fantástica pelos comentadores.

100 Original: in vitris calendaribus.

101 O espírito é a parte mais sutil do corpo, dele são dotadas mesmo as coisas inanimadas.

102 Original: calidum, quatenus ad sensum et tactum humanum, res varia est et respectiva.

103 Original: Comparentiam instantiarum ad intellectum.

10 4 Distinção escolástica.

10 5 Referência ao sistema escolástico de defesa dos dois lados de uma questáo.

10 6 Original: inditor et opifex formarum.

107 Segundo De Mas, falta ao homem o intelecto intuitivo, op. cit. página 381.

108 Original: ignem divinum.

109 Referência às formas platônicas.

110 Original: de formis copulatis.

111 Ainda referência às idéias platônicas.

112 Original: Lex Calidi sive Lex Luminis.

113 Original: integralitate.

114 Original: Lucem aut lumen.

115 Original: in vitris calendariis.

116 Original:Naturam principalem.

1 1 Original: naturarum simplicium.

118 Original: notio tenuitatis.

119 Original: fiat permissio intellectui.

120 Original: in affirmativa.

121 Original: Permissionem Inteilectus sive Interpretationem Inchoatam, sive Vindemiationem Primam.

1 22 Original: elucescentias vel instantias ostensivas.

123 Original: ipsissimus calor.

124 Original: quid ipsum caloris.

125 Aforismo 48, 11.

126 Linguagem escolástica, a diferença limita o gênero e constitui a espécie.

127 Original: ex repercussione irritatum.

128 Original: qualis competit sensui.

129 Original: Prerogativis Instantiarum.

130 Original: Adminiculis Inductionis.

131 Original: Rectificatione Inductionis.

132 Original: Variatione Inquisitionis pro Natura Subjecti.

133 Original: Prerogativis Naturarum.

134 Original: Terminis Inquisitionis.

135 Original: Deductione ad Praxim.

136 Original: Parascevis ad Inquisitionem.

137 Original: Scala Ascensoria et Descensoria Axiomatum.

138 Original: Ferinas.

139 Original: Instantias Migrantes.

140 Original: adgenerationem.

141 Original: cum efficiente aut privante.

142 Como já foi indicado, Bacon distingue a forma da causa eficiente.

143 Original:Instantias Liberatas et Predominantes.

144 Original: substantivam.

145 Original: maxime ostensivae formae.

­146 Original: Instantias Clandestinas.

147 Original: Instantias Crepusculi.

148 Original: Liquidum et Consistens.

149 Original: plebeas et ad sensum.

150 Original: Attractio, sive Coitio Corporum.

151 Original: Instantias Constitutivas.

152 Original: Manipulares.

153 Original: inventionem legitimam Formae Magnae.

154 Original: Laci.

155 Original: Mnemotécnica. — Era uma arte muito difundida no Renascimento.

156 Original: abscyssio infiniti.

157 Original: deducat intellectuale ad ferendum sensum.

158 Original:in affectu forti.

159 Platão, Fedro, 266B.

160 Original: Instantias Conformes, sive Proportionatas.

161 Original: Similitudines Physicas.

162 Concepçâo difundida por Telésio e recolhida em Galeno.

163 Aristóteles, História dos Animais, I, 5, 490A.

164 “Iludir a espera.”

165 “Escorregar na cadência.”

166 Original: Instantias Monadicas.

167 Original: Irregulares sive Heteroclitas.

168 Original: pro secretis et magnalibus naturae.

169 Original: Instantias Deviantes.

170 Aristóteles, Ética a Nicômaco, VI, 4, 1140A.

­171 Original: Instantias Limitaneas, Participia.

172 Ênio, apud De Mas. op. cit. página 411.

173 Instantias Potestatis, sive Fascium.

174 Cf. Aforismo 109, Livro 1.

175 Cf. Aforismo 3, Livro II.

176 Deve ser lembrado tratar-se de uma época de prestígio para a magia e coisas semelhantes.

177 Original: Deductionibus ad Praxim.

178 Original: Instantias Comitatus atque Hostiles.

179 Cf. Aforismo 23, supra.

180 Original: circumscriptiones formarum.

181 Original: Instantias Subjunctivas.

182 Original: Instantias Ultimitatis.

183 Original: Instantias Foederis sive Unionis.

184 Aristóteles, Meteorologia I, 14, 35 lA.

185 Gerolamo Fracastoro (1483-1553), físico, médico e poeta italiano conhecido.

186 Teoria de Aristóteles, De coelo, 1, 2. 268B, 269B, Física VIII, 9, 265A-B.

187 Meteoros I, 7, 344.

­188 Cícero, De Fato (O Destino) 20,46.

189 Gilbert explica a gravitação como resultado do magnetismo.

190 Original: discursus Ingenii.

191 Aviano, Fabulae, XXVII, apud De Mas, op. cit. página 422.

192 Original: Instantias Crucis.

193 Original: Instantias Decisorias et Judiciales.

194 Original: Instantias Oraculi et Mandati.

195 Refere-se Bacon ao Padre José de Acosta, S.J. (1539-1600) que escreveu uma difundidíssima Historia Natura ly Moral de las Índias (1590).

196 Era opinião corrente na época.

197 É assunto controverso a posição de Bacon em relação à teoria de Copérnico. De que lhe era contrário parece não haver dúvidas. A discussão se desenvolve em torno dos motivos reais.

198 Por esse exemplo pretendeu-se ter Bacon antecipado a explicação sobre a atração, como Voltaire; mas certamente utilizou a obra de Gilbert, que bem conhecia.

199 Bacon conheceu diretamente pelo menos suas obras sobre fisica e medicina.

200 Original: spiritus crudi.Substãncias aeroformes, como a água, em oposição às inflamáveis.

201 Original: et non per rationes probabiles

202 Original: Instantias Divortii.

203 Cf. Aforismo 33, supra.

204 Cf. Aforismo 104, Livro I.

205 Original: contubernales.

206 Original: actio naturalis.

207 Original: secundum sensum philosophanti.

208 Original: Instantias Lampadis.

209 Original: Instantias Januae sive Portae.

210 Seriam os primeiros microscópios.

211 Aristóteles, Da Geração e Corrupção,I, 8, 325A.

212 O telescópio foi construído em 1608 por Galileu, a partir de um modelo do holandês H. Lippershey.

213 Essa passagem parece mostrar que Bacon conhecia o Sidereus Nuncius de Galileu.

214 Original: Instantias Citantes.

215 Original: Insiantias Evocantes.

216 Original: spiritus abscissi.

217 Conhecidas expressões originadas em Parmênides e muito difundidas no Renascimento.

218 Antiga medida, também usada em Portugal, e correspondente a mais ou menos dois litros.

219 Original: latitantiae.

­220 Assunto tratado no De Augmentis Scientiarum, IV, 3.

221 Original: per rationem et philosophiam universalem.

222 Original: Instantias Viae.

223 Original: Instantias Articulatas.

224 Bacon não chegou a desenvolver esse assunto.

225 Original: Instantias Supplementi.

226 Original: Instantias Perfugii.

227 Original: Instantias Persecantes, Instantias Vellicantes

228 Cf. Aforismo 51, Livro 1.

229 Original: Instantiae Persecationis.

230 Original: Instantias Mathematicas e Instantias Mensurae.

231 Original: Instantias Propitias sive Benevolas.

232 Original: Instantias Virgae.

233 Original: Radii.

234 Original: Instantias Perlationis.

235 Original: Non Ultra.

236 Heródoto, História, I, 179.

237 Original: Instantias Curriculi.

238 Original: Instantias ad Acquam.

239 Para Galileu a maré é produzida pela diferença de velocidade dos vários pontos da terra, devido à composição dos dois movimentos, de rotação e de revolução.

240 Original: sed hoc commentus est concesso non concessibili.

241 Original: Instantias Quanti.

242 Original: Doses Naturae.

243 Essa passagem indicaria o conhecimento de Bacon das experiências de Galileu feitas na torre de Pisa.

244 Original: Instantias Luctae.

245 Original: Instantias Praedominantiae.

246 Original: motus antitypiae.

247 Original: motus hyles.

248 Original: spiritus emortuus ou mortualis, em contraposição ao spiritus vitalis, próprio dos corpos animados.

249 O rejuvenescimento é uma preocupação constante na obra de Bacon (senectutis refociliatio).

250 Original: vacuum, sive coacervatum sive permistum.

251 Aristóteles, Física, IV, 6, 213B.

252 Original: iste enim plane plica materiae.

253 Original: Instantias Innuentes.

254 Original: Chartae humanae ou Chartae optativae.

255 Original: Instantias Polychrestas.

256 Original: lutum sapientiae, mistura empregada para fechar recipientes.

257 Fato relatado por Marco Polo.

258 Original: menstrua seria uma substância geradora dos metais.

259 Ordem fundada por Jean de La Barrière, em 1573, derivada da Ordem de Cister.

260 Original: Instantias Magicas.

261Gênesis, 3, 19.