|
O HOMEM DA CICATRIZ
Miguel Gastão da Cunha & Maria Estela Guedes
|
Provincial des Réguliers du Tiers Ordre de Saint François, il a, bien que roturier, accédé à l’épiscopat et fini ses jours sur l’un des sièges les plus prestigieux du Portugal. Le savant a vu ses mérites reconnus: membre de l’Académie Royale des Sciences, dès la fondation, il a reçu, en 1812, une consécration éclatante en devenant member d’honneur. Pourtant, cette réussite apparente dissimule, du moins à notre avis, plusieurs déceptions.
Une des premières a été la destruction d’une oeuvre qui lui avait tenu à coeur: l’enseignement d’ État.
J. Marcadé
|
Para aprofundar o nosso conhecimento de Frei Manoel do Cenáculo Vilas Boas (1724-1814), intelectual ligado à Reforma da Ordem dos Franciscanos e, na sequência desta, à da Universidade, empreendemos uma expedição a espaços que ele conheceu muito bem no Alentejo. Neste contexto pombalino e da viradeira, visitámos museus e bibliotecas por ele fundados em Beja e Évora. |
Esta primeira visita destinou-se a abrir caminho para um trabalho de investigação mais extenso, no âmbito das nossas actividades como membros do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa, que visa analisar o tipo de relações estabelelecidas por Cenáculo com o Brasil, e mais especialmente com o Convento de Santo António do Rio de Janeiro.
Conheceu e deve ter escolhido o local da sua sepultura, em modesta campa rasa, na sacristia da Igreja do Espírito Santo em Évora, onde hoje funciona a Universidade de Évora. Quando assumiu a arquidiocese, Cenáculo viveu no Paço Episcopal, junto ao Templo de Diana, nos edificios onde hoje funcionam a Biblioteca Pública e o Museu de Évora. No Museu, além da colecção de arte exposta, visitámos a Naturalia, série de objectos de História Natural, em que se destacam um tatu (talvez Dasypus novemcinctus Linnaeus, 1758), a estabelecer um elo de ligação com o Brasil, um dente de narval (Monodon monoceros), e belas peças de quartzo e calcite. Junto delas vimos também estatuetas chinesas e um conjunto de conchas trabalhadas com motivos religiosos, entre os quais um S.Francisco, que integram a parte da Artificialia do seu antigo museu de História Natural. Por Artificialia entende-se a transformação de objectos naturais em objectos decorativos. Se bem que não se relacione, tanto quanto sabemos, com o espólio de Cenáculo, a prolongar os conceitos de Naturalia e Artificialia, encontrámos no Museu da Sé uma alusão a relíquias classificadas como Imaginaria, o que nos pareceu ainda mais interessante do que o conceito de artificial.
|
|
A visita à Naturalia foi guiada por uma nossa colega do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL), Alexandra Nascimento, que sobre ela faz trabalho de investigação, e pelo historiador e museólogo António Miguel Alegria.
Gostei da ingenuidade do Arcebispo de Évora porque, perguntando-lhe que ferida fora aquela, cuja cicatriz conserva na cara, me respondeu: que fora uma chispa de um ferro em brasa que o pai malhava na bigorna. Ser filho de um homem que trabalha, é ser filho de boa família, etc.
José Agostinho de Macedo, "Motim Litterario", T. IV, 1811, pag. 203
|
Passando a outra das suas notáveis fundações, na Biblioteca Pública encontrámos um maço de cartas que estabelecem a desejada relação de Cenáculo com o Rio de Janeiro. No total da sua correspondência, ainda não completamente classificada, são mais de cinco mil as cartas já indexadas e conhecidas que recebeu de toda a parte do mundo, e de grandes intelectuais de seu tempo, caso de Domingos Vandelli, que com ele compartilhou os incidentes da Reforma do Ensino, os prazeres intelectuais de coleccionador e muito provavelmente a paixão pelo Brasil.
Com grande gentileza, António Miguel Alegria mostrou-nos ainda a cave do museu, onde se encontram obras de pintura que vão ser restauradas e peças arqueológicas. Joaquim Caetano, director do Museu informou-nos que, embora exista uma cópia do inventário da colecção de Cenáculo, não é fácil saber qual a sua constituição real, de um lado porque desapareceram peças - como no decurso das invasões francesas, em que Cenáculo desempenhou o seu papel politico, já nos últimos anos de vida, evitando o massacre da população -, de outro lado porque algumas podiam não lhe pertencer; na mesma época outro frade em Évora mantinha também um gabinete de História Natural, que se pensa estar hoje misturado com a Naturalia. No gabinete do actual director fomos surpreedidos com o facto de ele nos ter mandado sentar em cadeiras que pertenceram a Cenáculo e de ele mesmo trabalhar ainda à mesa do arcebispo. Foi ali mesmo que, sorrindo com alguma ironia, Frei Manoel do Cenáculo Vilas Boas nos recebeu.
|
Eccellenza
Non una solla medaglia ebraica, che promisi a V.E. rimetto: mas altre due, cive une di Moisé, et un Talismano, delle quale includo con l'erudite interpretazione del Sg. D. Paolo Hoador, et aggiungo altri due Talismani piu moderni, e quali non apartengono alla Collezione delle Monete Romane e Greche.
La medaglia di Moisé, sembra piu antica, quantumque apartenghi agli ultimi secoli, ne' quali gli ebrei non evano tanto opservanti della loro Legge: copi avendomi apicurato un' erudito Rabino di Reggio, tal quale otteni la sudetta, che duplicata teneva Regli altri due Talismani mi sembra, che ne parli Agrippa.
Ne' momenti che aurò liberi anderò facendo l'indice delle monete Romane e Greche, che sono inurco tremilla e lo trasmettero à V.E.; per far cambio con le duplicate; onde poter accrescere questo Monetario dell' Universitá. Ira le monete rare vi ~e duplicato un' Ottone, in bronzo di maggior grandezza, nel divitto IMP OTHO CAES. AVG TRI. POT, nel roverscio, che rapresenta un' alucozione ai soldati SECURITAS. P. R., e al ditto sotto S. C., et una in argento piccola con la med.ª inscrizione, però nel roverscio una sola figura e vi manca S.C. In queste ferie ò procurato di avanzare l' indice; quantumque per me non sieno affatto ferie, dovendo attendere al nuovo stabillimento del provisionale Laboratorio Chimico, al Giardino Botanico, et a por in ordine I due musei ultimamente venuti ; né giorni poi delle Lezioni è impossibilè tal opera; perchè matina e dopo pranzo sto con le due Lezioni; una di Chimica, e d' Istoria Naturale, e non tengo sostituto, ne Dimonstratore, che mi sollievi in questo continuo travaglio, il quale però vollontievi faccio, sperando, che esso si aura in considerazione, come ancora il Museo, che per mezzo di V.E. feci presente, da un copi grande Ministro Ristauratore delle Scienze e Protettore di chi le cultiva; onde io potrò dire di lui, quello che il mio amico Linnèo scrive del suo Mecenate Conte Iepin.
E qui raccomandando all' E.V. l' aumento del Monetario dell' Università con le sue duplicate, mi do l'onore di essere,
Di V.E.
Umil.mo Rev.mo Ser.e
Domenico Vandelli
Coimbra, 22 Gen.o 1775[3]
|
|
[1] J. Marcadé, Frei Manuel do Cenáculo Vilas Boas, Évèque de Beja, Archevêque d' Évora (1770-1814). Fundação Calouste Gulbenkian, Paris, 1978, pag. 485.
[2] Os tatus vivem na América do Sul e são mais de duas mil espécies. O do Museu de Évora está muito consumido pelo tempo. A menos que apareçam documentos a referi-lo, não é possível garantir que pertencesse à espécie mais comum e fosse originário do Brasil.
[3] Catálogo da Correspondência Dirigida a Fr. Manuel do Cenáculo Vilas-Boas. Publicações da Biblioteca Pública de Évora, Évora, Vol. II, pp. 213-214, 1945.
|