|
CONTEXTUALIZAÇÃO DA TRANSCRIÇÃO DA ORAÇÃO INAUGURAL
DO MUSEU PACENSE (1791)
Alexandra Nascimento
|
CONTEXTUALIZAÇÃO DA TRANSCRIÇÃO DA ORAÇÃO INAUGURAL
DO MUSEU PACENSE (1791)
Alexandra Nascimento
O Museu fundado por Frei Manuel do Cenáculo, em 15 de Março de 1791, localizado na Igreja de S. Sisenando, próximo do Paço Episcopal, em Beja, simboliza o espirito de um homem que dedicou toda a sua vida ao coleccionismo, sem obliterar outras facetas não menos importantes da sua vida.
O estatuto social e económico desta personalidade, bem como a sua generosidade, contribuiram para a reunião de um espólio museológico tão rico e diverso para a época.
Esta iniciativa reveste-se de um enorme significado para o conhecimento cientifico e cultural de uma sociedade do final do século XVIII que já apresentava alguns sinais de mudança.
O Museu destinava-se ao Clero e aos povos da Diocese e continha colecções de Arqueologia, Medalhística, Etnografia e História Natural.
A universalidade dos seus objectos (1) recria um microcosmos que permitia uma aproximação com o mundo e com outras culturas.
Tal como é referido na Oração “O estudo do Museo he hua disposição para qualquer homem ser completamente Sabio”.
Segundo José Leite de Vasconcellos, Discurso da inauguração do Museu de Cenáculo em Beja em 1791, em Archeólogo Portuguez, 1898, Vol. IV, o autor desta oração teria sido Fr. José de S. Lourenço do Valle, amigo dedicado do Bispo de Beja e seu colaborador
(1) Para compreender a extensão mundial da proveniência das suas colecções,vejam-se os resumos das cartas publicadas no Catálogo da correspondência dirigida a Fr. Manuel do Cenáculo Villas Boas, seleccionadas pelo Dr. Armando Nobre de Gusmão. Pertencendo às Publicações da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Évora, elas evidenciam uma rede de colaboradores em várias partes do mundo, os quais angariavam objectos para as suas colecções desde 1755.
___________
Alexandra Nascimento é Assistente da Área Departamental das Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação de Beja
Instituto Politécnico de Beja, Rua Pedro Soares, 7800-295 Beja, tel 351.284315000, fax 351.284326824
Colaboradora do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL)
Instituto de Investigação Científica Bento da Rocha Cabral
Calçada Bento da Rocha Cabral, 14
1250-047 Lisboa
alexnascimento@mail.telepac.pt