O caminho de Manuel Galvão da Silva
ORLINS SANTANA

Orlins Santana vive há sete anos na Cachoeira, Bahia, e desde há quarenta que se dedica ao estudo dos factos relacionados com a pedra de cobre que já tanta tinta nos fez gastar. Veja em baixo dois links para artigos sobre ela, em linha no TriploV: "O gaio método" e "Evoé". Orlins Santana tenciona publicar um trabalho sobre o assunto, tendo a intenção de vir a Portugal, em Junho, para consultar documentos de Vandelli na Universidade de Coimbra.

Neste último fim de semana, o historiador refez a exploração de Manuel Galvão da Silva no recôncavo baiano. Enquanto não vierem mais informações, fiquem belas fotografias de Santiago do Iguape e o e-mail de Orlins Santana:

"O engenho não mais existe. Mas os atoleiros lá estão. E fui ao pequeno porto, depois de boas quedas. A altura é abissal. Mas não me deram cavalos. Percorri todo o caminho de Galvão, feito em 1783. Para a próxima, farei mais uma área vizinha. Aguarde notícias. Está a chover, e na noite anterior choveu muito, apesar do verão. Domingo teremos mais fotos.
Orlins"

Lugar  do engenho de Guaíba, no vale de Santiago do Iguape

Lugar  do engenho de Guaíba, no vale de Santiago do Iguape

.