"200 ANOS DE DARWIN"

Convidamos VExª para assistir à Conferência "O GÉNIO DE DARWIN" a proferir pela Profª Doutora Ana Leonor Pereira, no dia 3 DE MARÇO DE 2009, às 17horas,  na Sala de Conferências do CEIS20, integrada no Ciclo de Conferências "200 Anos de Darwin".
 
Convidam-se todos os interessados para a conferência da Profª Doutora Ana Leonor Pereira, "USOS E FALSIFICAÇÕES DE DARWIN", a realizar no dia 3 de Fevereiro de 2009.

Hora: 17h00
Local: CEIS20, Rua Filipe Simões, 33 - Coimbra

ENTRADA LIVRE

Esta conferência integra-se no ciclo de conferências "200 ANOS DE DARWIN" proferidas pela Profª Doutora Ana Leonor Pereira, cujo programa, iniciado já em 2008, figura na imagem abaixo.

Por todo o ano de 2009, está previsto, a nível mundial, um conjunto de iniciativas científicas por ocasião do duplo centenário do nascimento de Charles Darwin e simultaneamente dos 150 anos da publicação de A Origem das Espécies, uma obra que revolucionou o paradigma estático da história da natureza e do homem.

Aquando das grandes comemorações em 1909, Portugal tomou iniciativas que estão devidamente registadas no livro de Ana Leonor Pereira, Darwin em Portugal. Filosofia. História. Engenharia Social (1865-1914) (Coimbra, Almedina, 2001, 628 p.) e que revelam a importância de Darwin e dos darwinismos nas ciências da vida e nas ciências do homem desde a publicação inaugural de 1859. Além dos eventos dentro do país, Portugal fez-se representar em Universidades estrangeiras que na altura apresentaram resultados inovadores de investigação científica e trabalhos historiográficos sobre os 100 anos já decorridos. O nosso país vivia um clima cultural pré-revolução republicana em que Darwin e os darwinismos apareciam como constitutivos das novas tendências culturais que se irão afirmar com o triunfo da República em 1910 e nos anos seguintes.

Hoje, em 2008-2009, as responsabilidades da comunidade científica e sobretudo das universidades portuguesas são ainda mais acentuadas como de resto é norma em todo o mundo.

Assim sendo, o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra-CEIS20, através do Grupo de Investigação de História e Sociologia da Ciência, decidiu tomar a iniciativa de:

1.Dar um conjunto de conferências subordinado ao tema 200 anos de Darwin, a iniciar em 2008 e a continuar em 2009.

2.Preparar e editar algumas obras alusivas à recepção de Darwin e do darwinismo em Portugal, até ao final de 2009.

A conferencista, Profª Doutora Ana Leonor Pereira:

Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Instituto de História e Teoria das Ideias) e Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20 (Grupo de Investigação de História e Sociologia da Ciência, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia). É Doutorada em História da Cultura com a tese "Darwin em Portugal. Filosofia. História. Engenharia Social (1865-1914)". Tem leccionado disciplinas da área da história da cultura, história da cultura científica, da história das ideias, da história das ideias científicas e da história da ciência, a nível de licenciatura, mestrado e doutoramento. Os seus interesses de investigação são a história das ideias, a história da cultura, a história das ideias científicas, a história da cultura científica, a história da medicina, da farmácia e das ciências da vida, sublinhando-se os projectos e estudos que tem realizado sobre a história da psiquiatria, a história da higiene e da saúde pública, a história da farmácia e dos medicamentos, sendo de sublinhar entre vários os trabalhos e as publicações que tem feito decorrentes de projectos de investigação sobre o Prémio Nobel Egas Moniz e sobre a recepção de Darwin e do darwinismo em Portugal, matéria em que investiga há muitos anos, continuando a ser um dos seus interesses de investigação prioritários. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e obras colectivas em Portugal e no estrangeiro. Integra redes de investigação internacionais de história da ciência. Entre a sua vastíssima bibliografia sublinhe-se sobre Darwin a obra referida "Darwin em Portugal. Filosofia. História. Engenharia Social (1865-1914)" (Almedina, 2001, 629 p.).

CONTACTOS: aleop@ci.uc.pt
Ver mais informações em: : www.ceis20.uc.pt/ceis20/home
Página principal - Mapa - Cibercultura - Naturalismo - Ana Leonor Pereira - Jardins - Teatro - Zoo
.