REVISTA TRIPLOV
de Artes, Religiões e Ciências
ISSN 2182-147X
NOVA SÉRIE

 

 

 

 
 
 

A aventura da Terra

Com dois anos ao serviço da divulgação da geologia, no Museu Nacional de História Natural, da Universidade de Lisboa, a exposição “A AVENTURA DA TERRA, UM PLANETA EM EVOLUÇÃO, inserida nas comemorações do “Ano Internacional do Planeta Terra” e do “Ano Internacional da Biodiversidade”, amplamente visitada por um público numeroso e interessado, dispõe, a partir de ontem, de um importante documento complementar. Trata-se do livro com o mesmo nome, coordenado pela Prof.ª Doutora Maria Amélia Martins-Loução, vice-reitora da Universidade de Lisboa, prefaciado pelo Reitor da mesma Universidade, Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa.

O lançamento, particularmente concorrido, teve lugar na galeria da exposição e contou com a presença do Reitor da Universidade e do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Dr. Rui Vilar.

Trata-se de “Um livro que prima pelo rigor científico, mas de leitura acessível e profusamente ilustrado, e que desvenda a evolução do nosso planeta, começando pela origem do próprio Universo e do sistema solar”, como se lê na contracapa deste belo documento, divulgado pela Esfera do Caos, Editora, em Outubro passado.

Complemento da importante exposição, o livro agora apresentado ao público visa ajudar os leitores a compreenderem o conceito de tempo geológico e os principais acontecimentos ocorridos no nosso planeta ao longo de cerca de 4600 milhões de anos, com destaque para: a mobilidade das terras emersas no quadro de um oceano global; as transformações que estas porções de litosfera sofreram no decurso dessa imensidão de tempo; o aparecimento e evolução da vida desde as formas mais primitivas e simples (unicelulares) até às mais evoluídas (pluricelulares com órgãos especializados), num crescendo de complexidade, até chegar a esta criatura, que somos nós.

Esta criatura, que distinguimos entre os nossos pares da biodiversidade, por Homo sapiens, com capacidade de investigar tudo o que aqui se passou antes dele, de se interrogar e de interferir no curso da natureza, tem vindo a desenvolver, nos últimos dois séculos da sua relativamente curta presença na Terra, um elevado nível de conhecimentos científicos e tecnológicos que lhe permitem pôr em risco a habitabilidade do planeta, tornado frágil face à explosão demográfica desta espécie, dita inteligente, e à ganância generalizada e desmedida de uma poderosa minoria que está a condenar à miséria e à doença milhares de milhões de cidadãos incultos e indefesos.

Os autores desta obra colectiva, inserida nas comemorações do Centenário da Universidade de Lisboa, publicada sob a responsabilidade científica da Reitoria deste prestigiado estabelecimento de ensino superior e do Museu Nacional de História Natural, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, são, maioritariamente, professores e investigadores da Faculdade de Ciências e do referido Museu, a saber: A. M. Galopim de Carvalho, Ana Amorim, António Ribeiro, Carlos Marques da Silva, Cecília Sérgio, Fernanda Madalena Costa, Fernando Catarino, Fernando J. A. S. Barriga, Francisco Fatela, Graça Ramalhinho, Hugo Cardoso, Ireneia Melo, J. A. Quartau, João Mata, Liliana Póvoas, Manuela Sim-Sim, Maria Amélia Martins-Loução, Maria Judite Alves, Nuno Pimentel, Rogério Tenreiro, Rui Jorge Agostinho, Vanda Faria dos Santos, Viriato Soromenho-Marques.

“A AVENTURA DA TERRA, UM PLANETA EM EVOLUÇÃO”, agora em livro, pode ser considerada como uma das obras mais importantes no tristemente pobre panorama da divulgação científica nos domínios da geologia e da paleontologia em Portugal. Dispõe de um indispensável glossário e versa, de forma simples e agradável, mas rigorosa, os seguintes temas:

A evolução do planeta Terra

Do Big-Bang ao Sistema

A diferenciação da Terra, um planeta em transformação

Deriva dos continentes

A terra primitiva e a origem da vida

A origem e diversificação da vida

Evolução procariotas-eucariotas

Transição unicelular-pluricelular

A evolução dos invertebrados e a paleobiodiversidade

Os primeiros vertebrados e a evolução dos peixes

A evolução dos insectos

Conquista do meio terrestre – plantas

A adaptação dos vertebrados ao meio terrestre e a sua diversificação

O Carbónico. O período do carvão

Dinossáurios

Evolução das angiospérmicas

A evolução dos mamíferos

Terra, vida e extinções em massa

Evolução do Homem

Por um novo habitar da Terra

“A AVENTURA DA TERRA”

(Um livro para todos e do maior interesse para os professores e alunos do ensino secundário)

Coordenadora:
Maria Amélia Martins-Loução

Lisboa, Esfera do Caos Editora, 2011