INAUGURAÇÃO: 20 DE JANEIRO DAS 15 às 20 hs
ENCERRAMENTO: 3 DE MARÇO DE 2007
ESCULTURAS/RELEVOS E PINTURA OBJECTO
Guilherme Werneck e Tuneu
"Brancos"
ESPAÇO-LOJA
Guilherme Werneck e Tuneu
documentação, múltiplos e pequenos formatos
"A ausência de outras cores na obra dos dois artistas elimina possíveis derivações na sua interpretação, forçando-nos à leitura na única direcção que resta, a da diferença nas formas e estruturas e, portanto, aos Œismos¹ que se filiam.
A obra de Tuneu, organizando planos, entremostrando espaços e linhas reais ou virtuais, nas intersecções e justaposições de superfície e linhas, o filia à mais autêntica corrente histórica do concretismo brasileiro. Sua obra transita nos territórios da pintura e do objecto, dando à abstracção geométrica uma realidade sutilmente materializada, delicadamente Œpalpável¹, saindo às vezes da bidimensionalidade sem fugir, no entanto, da geometria prescrita nos cânones das teorias concretistas e construtivas.
Os trabalhos de Guilherme, com suas formas proto-orgânicas, são realizados, no mais das vezes, com materiais mais macios, moles e transparentes, só deixando entrever a geometria subjacente e inerente às próprias formas dos orgãos a que aludem, objecto central na iconografia da sua obra.
Este contraste entre o cerebral da obra de Tuneu, e o emocional, cheio de referências e alusões do Guilherme, expostos e contrapostos em brancos pelos dois artistas, oferecem nesta mostra a possibilidade de se ver a estética, tendendo a realizar uma síntese da percepção das diferentes maneiras de apreender os sentidos da vida".
Peter Cohn