ZUCA SARDÁN et alii
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
PASCO BEXIGA
presidente responsável – Nelson Baccoleone
diretora – Gralha Lucrécia
redactores – Zuca Sardan e Anita Borgia
colaborações especiais do poeta Francisco Alvim, do artista plástico Alfonso Peña e da fotógrafa Ana Carvalho
e-mails para Pasco Bexiga: broncoleone@gmail.com
No./A-419
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
E X T R A ! ! !
N E L S O N B A C C O L E O N E P A S S A A P Á S C O A
E M C R A C A U ! ! !
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
nbnbnbnbnbnbnbnbnbnnbbnnbnbbnbnbnbnbnnbbnnbnbbnbnbnbnbn
DESPEDIDA DE NELSON BACCOLEONE
Prezadosdas Leitororas!,
tenho poucos dias antes de partir pra Cracau, onde apresentarei o Pasco Bexiga à fina flor da Inteligentsia Polaca… Eis que parto de ônibus pra Milenar Páscoa da Polônia !… onde toda a meninada me espera, e também anões e anãzinhas, passarei em desfile em várias cidades, numa festividade patrocinada.. por quem ?… Ora, justamente pelo… Coelho Pablo Miracles. A Páscoa é importantíssima pro Pasco Bexiga, o Bexiga é por antonomásia…
o Pasco Bexiga da Páscoa !…
e o Pablo está aprontando intensa promoção com Ovos Bexiga !!! Especialmente criados pra lanzzar nosso Pasco ad Urbi et Orbi e pela Internet !!! A Google já ztá se agitando… Então se conseguirmos preparar o nr° nestes próximos dias… iremos parar na Rita Parada !…
de Varsóvia, Berlim e Paris !!
ABRAZZZI PER TUTTE I PER TUTTI
Vostro Sempre
Nelson Baccoleone
nbnbnbnbnbnbnbnbnbnnbbnnbnbbnbnbnbnbnnbbnnbnbbnbnbnbnbn
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
COELHO CORIAL E PÁSCOA BEXIGA
Fábula Pascalina
(aprovada pelo Padre Jardel)
de Zuca Sardan e Anita Borgia
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
ZUCA -Era uma vez, o Coelho Corial, muito rico, aliás, se nossa estória é nova, todavia o Coelho Corial é macróbio, e riquíssimo, vem já aprontando ovos da Páscoa há muitos e muitos anos, com galinhas zelandesas que botam ovos que parecem de chocolate, se é que são mesmo ovos, ganha uma fortuna, nossos avôs e avós ainda não tinham nascido e nem sabiam que seriam nossas avós.. e os avôs então… muito menos que as avós. Eles são mais burricos que suas velhotas. Uns pamonhas, O-Rô-Rôôô…TRIMMM !!! o telefone !!… Vou atender !… Alô?… Ah Senhor Prefeito, bom dia!… Já é de noite ?… Boa noite!… O Senhor estava ouvindo nossa estória na Rádio Bororó ?… ora, que honra pra nós… Como ???, mas não Prefeito Pancrácio !… eu respeito muito os avôs, eles são quase tão bons quanto as avós, mas PLEKKK !!! O Prefeito desligou o telefone, parecia zangado… Mas eu gooosto dos avôs!!!… eles são formidáveis !… meio burros, mas muito gentis… Enfim… como diria o Serafim… Será que o Prefeito Pancrácio é avô?… Se não for, parece… Ora…não precisava ficar zangado… Que era mesmo que eu estava contando?… Ah!, sim!… é melhor eu recomeçar a estória, que… plec-plec (estalo os dedos)… com’era mesmo?… Enfim, você certamente, veja se lembra, Anita… Melhor você começar tudo de novo e dar uma avançadinha, e eu retomo a seguir.
ANITA – Era uma vez o Coelho Corial (ai!, que nome lindo !…), era velho mas jovem e dinâmico. AHHHH (bocejo) Ele tinha um monte de avôs e avós e também era avô de um monte de coelhinhos. Corial era um óóóóótimo avô, como só os avôs ótimos conseguem ser. AHHHHH (bocejo) TRIM!!! TRIM!!! (atendo o telefone) Alô? Boa noite, prefeito! Que bom que o senhor gostou! … AHHHH (bocejo) Claro, fique à vontade! Até mais! (desligo) E então… o Coelho Corial morava numa toca que era uma entrada para um lugar maravilhoso, cheio de árvores (saco…) de ovos de chocolate das galinhas zelandesas e árvores de bolo de chocolate e de árvores de mousse de chocolate. Mas também tinha de baunilha, para não ser sempre igual. Zzzz… (sacudo a cabeça) Desculpa, pessoal, estou com sono, vou dormir. Zuca, continua, por favor.
ZUCA – Poizé, eu ztava pensando que o Coelho se chamasse … plec-plec-plec !… como era mesmo ?…e o prefeito … Pa… Pi… voltou a telefonar !… parece que está gostando muito de nosso programa da Páscoa Bexiga, pra velhos e crianças, sob o crocante patrocínio das insuperáveis Bolachas… MAG-DA-LENA !!!
MAGDALENA (entra)- Xô Xuca me xamou ?… Xá xei, Xô Xuca qué Café Fonema com…
ZUCA – BOLACHAS MAGDALENA !!!
MAGDALENA (assustada)- Ai !, Xô Xuca, num brixiya ficá xangado… xniff, xniff… (sai, chorando)
ZUCA – Nosso programa PÁSCOA BEXIGA, irradiado pela RÁDIO BORORÓ… com o famoso Coelho Corial ztá famoso, pessoal!… A Rainha da Espanha mandou abrir um Museu de Arte monumental, com o nome do nosso COELHO CORIAL !!!…
Quando ela lhe contou, o Rei, sorrindo, perguntou:
REY- Y cual es el nombre deste Conejo? Es… Coriel ?…
REYNA- Es… Corial.
REY (pega o telefone e disca 222) – Alô, Nadal?… Mira, el Museu se llamará Escorial. Dale prisa que l’inauguración es manhana !… Plec ! (desliga)
REYNA – Perooo… Felipe!, el nombre del Conejo es … Corial!
REY – Justamente, Gordita mia, Escorial !… Así lo dijo yo al Primer Ministro, y para l’inauguración manhana… póngate en… pelúcia blanca…
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
E X T R A ! ! !
CRIANZZAS FELIIIIIIIIIZZZZZZZZZZZZZZZZZZESSS
Doutor Pablo Miracles, nosso famoso Diiretor-Presidente
vivamente aconselha às Mães e Pais de Família Responsáveis :
Prefiram os produtos ambientalistas da insuperável
FÁBRICA RICA !!!!
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
pbpbpbpbpbpbpbpbpbppbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbppbpbpb
FURO DO PASCO BEXIGAEXTRA !!! EXTRA !!! AS GALINHAS DA FÁBRICA FELIZ APRONTAM GREEEVEEEEEEEEE !!!
pbpbpbpbpbpbpbpbpbppbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbppbpbpb
O Diretor Nelson Baccoleone despachou os repórteres Zuca Sardan e Anita Borgia de nosso dinâmico tabloide Pasco Bexiga, o melhor e mais ilibado da Paulicéia, pra irem entrevistar o ínclito coelho Pablo Miracles, magnata industrial monopolista que dirige com paternal mão-de-ferro as galinhas proletárias zelandezas de sua modelar Fábrica Feliz.
Segue a nossa reportagem:
ZUCA – Pois então, Dom Pablo Miracles, suas Galinhas estão fazendo greve ?…
PABLO – Umas trouxas mal-agradecidas galinhas inocentes inúteis, pobrezitas, que caíram na lábia bolchevique do Gaspadim Tavares, o dúbio diretor do pasquim Trator Roxo, de ideias exóticas, que está disseminando a Hidra Ideológica, entre minhas leais galináceas, justamente às vésperas da Páscoa !!!
PERFÍÍÍÍÍDIAAAAAAAAAAAA !!!
TORCIDA – BRAVOOOOOOOOOOOOOOO !!!!
ANITA – Com licença, vou entrevistar as galinhas. (entra no galinheiro) E aí, donas Galinhas, o Pablo Miracles está dizendo que vocês seguem o Gaspadim Tavares, é verdade?
GALINHA LILA – Não. Nós somos gramscianas e o Tavares é bolchevique. O Miracles é mesmo muito ignorante. Nosso conselho de fábrica decidiu que vamos tomar esta fábrica, botar o coelhão pra fora, tomar as rédeas da produção e denunciar ao mundo como somos superexploradas e o engano em que vive o povo: nós fazemos ovos de Páscoa e a propaganda diz que são os coelhos! Coelho não bota ovo!
ANITA – E por que vocês estão fazendo greve em plena Páscoa?
GALINHA LILA – Ué, companheira repórter, para aporrinhar o Miracles mesmo, que pergunta! Ele sabe que vai perder uma montanha de dinheiro, vai ameaçando um pouco hoje e outro pouco amanhã, mas logo logo senta pra negociar.
ANITA – E se ele se negar a conversar com vocês?
GALINHA LILA – Aí nós vamos distribuir os ovos tudo de graça! Quero ver o povo não apoiar a gente!
ANITA – Danou-se! (sai do galinheiro)
ANITA (para Pablo Miracles) – Doutor Miracles, as galinhas dizem que o senhor não faz ideia do que seja bolchevismo, menchevismo nem muito menos gramscianismo poedeiro. Enfim, que o senhor não sabe do que está falando. E que vão continuar em greve até chegarem a uma solução satisfatória. O que o senhor tem a dizer?
PABLO – Minhas pobres galinhas zelandezas não sabem o que dizem, as pobrezitas… se saírem na rua a fazer passeata, acabarão nas panelas de lata das famílias pobres… e ignorantes… que ignoram o valor dessas galinhas que… botam ovos de chocolate !…
ZUCA – (pigarrinho…) Cá pra nós Dom Pablo, juro que não contarei pra ninguém… mas diga-me, cá entre nós, Doutor Miracles, estes ovos marrons que as galinhas zelandesas botam… serão mesmo de chocolate ?…
PABLO (irritado)- Sua pergunta, Senhor Sardan, é inconsequente… e perpassada de malícia… Dou por encerrada a nossa entrevista. O Galo Corocó os acompanhará pra sua saída da Fábrica. Passar bem. PAFFFF !!! (Bate a porta e se fecha em seu gabinete.)
(Cai a cortina. Aplausos frenéticos da plateia)
pbpbpbpbpbpbpbpbpbppbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpbpb
apapapapapapapapapapapapapapapapapapapapapapapapapap
KUNA YALA
(Alfonso Peña)
Alfonso Peña em suas impressões sobre o arquipélago caribenho de
Kuna Yala.
apapapapapapapapapapapapapapapapapapapapapapaap
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
MUSEU MORFINA
repórter zuca sardan
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
1- VISITANTES
Primata Pytoco adentra
com Humboldo e Marimba,
e anuncia:”Hyena mecou
as lobachas Delamena”
2- MALÂO
“Minh’audaz Hyena Jubita
alegre partiu em malão
nos depósitos do porão
do Vapor do Lóide Apita”
3- BIDON SAFUN
“E se safou sozinho
o senhor do remoinho ?”
“Montado na Hyena…
Juby nada que nem sirena”
4- TEMPESTA
“Avanti en la tempestá !
arribamos com a maré…
e passamos nosso… olé !
domingo em Paquetá…”
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
fafafafafafafafafafafafafafafafafafafaffafcafafafafafafafafa
PÉ NO ESTRIBO
(Francisco Alvim)
Só no lombo
Dessa ridente hyena
Nos sentimos
Seguros
Pra tentar escapar
Da bocuda incerteza
Suave mare magnum!
Simila similibus curantur!
fafafafafafafafafafafafafafafafafafafafafafafafafafafcafafafa
acacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacaca
de Ana Carvalho, foto especial pro Pasco Bexiga
acacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacacaca
abababababababababababababababababababababababababa
A CIGARRA E A FORMIGA*
Ali tem uma cigarra dançando tango com uma formiga.
Ai!, que não me coces !!! Ai-Ai-Ai !!! que me coces que me coces que me coces…
(*esta fábula foi aprovada pelo Padre Jardel. Osny Sá que coce a pança.)
ababababababababababababababababababababababababababa