-


 


 

 

 


 

 

O GAIO MÉTODO
Maria Estela Guedes* & Nuno Marques Peiriço**
IN: Actas do Congresso Luso-Brasileiro "Portugal-Brasil: Memórias e Imaginários", volume II, Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 489-501, 2000
ANEXOS
Anexo B - Memoria sobre o cobre virgem ou nativo da Capitania da Bahia, descoberto no anno de 1782, por Domingos Vandelli:

"A rarissima peça de cobre nativo, que o Exmo. Sr. Martinho de Mello fez pôr neste Real Museu, merece toda a estimação pelo seu tamanho e pela sua mistura com huma mina de ferro, o que serve para explicar hum phenomeno particular da natureza. Esta massa de cobre nativo pesa arrateis 2619; he de figura rhomboidal com a superficie irregular causada por varias pequenas cavidadedes e protuberancias. A sua altura he de 3 pés e 2 pollegadas de Paris, a maior largura he de 2 pés e 1/2 e a grossura 1/2 pé, 4 pollegadas e 2 linhas.

A côr externa he avermelhada escura, com algumas nodoas e particulas azuladas e verdes produzidas da ocra ou ferrugem do mesmo cobre. Internamente he de côr vermelha como o melhor cobre purificado e como elle malleavel e ductil. Não contém ouro, porque a agua fervente o dissolve perfeitamente e por ter a sua origem no vitriolo de cobre.

Foi descoberta esta massa de cobre nativo na Capitania da Bahia, sepultada em huma argilla muito fina de côr amarella, misturada com mica talcosa, côr de ouro, disposta em camadas produzidas das deposições das aguas do rio... que desce da Caxoeira, longe 2 legoas da Bahia -------------
-------------------------------------------------------------------------

Em differentes paizes da Europa e da Asia, se encontra cobre virgem cristallisado, granulado, capillar, folliaceo, como tãobem no Brazil, ha alguns annos, na Capitania de Piauhy se descobriu hum pedaço de 30 e mais arrateis de cobre nativo com matriz espatosa, o qual se conserva neste museu, além de outro folhaceo, que eu descobri em grande abundancia no Ducado de Modena, entre estractos ou bancos de argilla, as cujas montanhas são abundantes de minas de cobre pyriticoso, pelo que he muito provavel que nos montes superiores á dita Caxoeira, donde se achou esta massa, se encontrem muitas outras sepultadas na argilla e riquissimas minas de cobre pyriticoso, de cuja decomposição se formou o vitriolo, que deu origem a esta cementação; além de riquissimas minas de ferro, que pelas superficies das mesmas, transportadas pelo rio, claramente vem indicada.

Mas até agora não se descobriu em parte alguma massa tão grande e assim circumstanciada de ser produzida pela cementação, como he esta da Bahia, a qual serviria para enriquecer o mais rico museu da Europa..."

 
O GAIO MÉTODO-INDEX