REVISTA
TRIPLOV
de Artes, Religiões e Ciências
ISSN 2182-147X
NOVA SÉRIE
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Maria Estela Guedes
Foto: Ed. Guimarães |
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Quero ir para a prisão |
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Meus amigos, tantos que
deram a alma ao TriploV durante dez anos, ainda não me estou a despedir e
a anunciar o fecho do site, mas sinceramente não sei o que será de nós
para o ano. A avaliar pelas quebras de visitantes, muito internauta já
deixou de o ser. A verba começa a faltar para bens muito mais essenciais
do que os pacotes das comunicações.
E não, ainda não sou eu
quem suspira pela prisão, já que neste país há muito mais velhos do que
lares para a terceira idade. Cruzei-me há dias na rua com uma velha prima,
por aqui quase toda a gente partilha comigo alguns genes, pois mulheres
houve na família que tiveram mais de dez filhos. Uma prima de oitenta e
nove anos, que mora sozinha nesses montes, e sozinha ficou, durante mais
de três meses, sem poder mexer o braço nem a perna, depois de um tombo
pequeno. Os velhos caem muito, como se sabe, desequilibram-se, e o corpo
já não recupera como na força da idade. «Passei dias sem comer, que não
podia ir para a cozinha, e fome também não tinha, foi o que valeu». Um
filho ia lá a casa deixar mercearias e levá-la ao hospital. Outra coisa
que os velhos relutam ferozmente em fazer é sair de sua casa, não querem
incomodar ninguém. E outros já ninguém têm a quem recorrer, quando
necessário.
Sabemos todos o que se passa, não somos
indiferentes. Inútil acusar os governantes, duvido que saibam o que se
passa ou que andaram a fazer. Tenho para mim que elegemos os melhores para
nos governarem, decerto elegemos os piores, os que agem contra nós em vez
de nos apoiarem, portanto a responsabilidade pelo descalabro em que nos
encontramos também é nossa.
Não era de nada disto
que queria falar, sim do António, nome suposto para evitar qualquer
encrenca. O António é um homem-rapaz que recebe uma pensão de invalidez de
pouco mais de cem euros por mês. Invalidez psiquiátrica. Dá uma ajuda a
transportar lenha, hoje limpou o chão com a esfregona, vai buscar o pão,
serviços que justificam as moedas que leva. Com um outro fulano que
entretanto escapou para França, entrou numa casa de emigrantes, sem
ninguém a habitá-la, e roubou uns objetos. Agora está cheio de esperança
no julgamento, amanhã. «Estão todos contra mim!», afirma, convicto. Mas a
sua maior esperança nem é a de ser recolhido num estabelecimento
prisional, sim num centro psiquátrico. «Já lá estive, durante oito anos!
Tinha comida, cama, tomava banho. Agora ando para aqui vestido com o que
me dão, as pessoas dizem que cheiro mal. Eu tenho vergonha!»
Vive
numa casa em ruínas, ignoro como. Deixemos a miséria trabalhar as
imaginações.
Levou dinheiro para a
camioneta, amanhã. «Se não nos virmos mais, é porque fui preso!» -
despediu-se. «António, olhe que você não vai preso por causa do roubo,
isso não é um crime tão grave que mereça prisão!» - dissuadi-o. «Peça para
ir para o centro psiquiátrico! Peça isso, pode ser que tenha sorte!».
Oxalá o António tenha
sorte. Com tanto criminoso de colarinhos brancos à solta, é muito duvidoso
que o prendam. E, se o prenderem, é só por uns dias. Toma um banho e nada
mais.
Quantos não andarão por aí a desejar as grades?
É uma esperança. A maior parte já a perdeu.
Maria Estela Guedes
Casa dos Banhos, 5 de novembro de 2012 |
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Maria Estela Guedes
(1947, Britiande / Portugal). Diretora do Triplov
Membro da Associação Portuguesa de Escritores,
da Sociedade Portuguesa de Autores, do Centro Interdisciplinar da Universidade de Lisboa e do Instituto São Tomás de Aquino. Directora do TriploV.
LIVROS
“Herberto Helder,
Poeta Obscuro”. Moraes Editores, Lisboa, 1979; “SO2” .
Guimarães Editores, Lisboa, 1980; “Eco, Pedras Rolantes”, Ler
Editora, Lisboa, 1983; “Crime no Museu de Philosophia Natural”,
Guimarães Editores, Lisboa, 1984; “Mário de Sá Carneiro”. Editorial
Presença, Lisboa, 1985; “O Lagarto do Âmbar”. Rolim Editora, Lisboa,
1987; “Ernesto de Sousa – Itinerário dos Itinerários”. Galeria
Almada Negreiros, Lisboa, 1987 (colaboração e co-organização); “À
Sombra de Orpheu”. Guimarães Editores e Associação Portuguesa de
Escritores, Lisboa, 1990; “Prof. G. F. Sacarrão”. Lisboa. Museu
Nacional de História Natural-Museu Bocage, 1993; “Carbonários :
Operação Salamandra: Chioglossa lusitanica Bocage, 1864”. Em
colaboração com Nuno Marques Peiriço. Palmela, Contraponto Editora,
1998; “Lápis de Carvão”. Apenas Livros Editora, Lisboa, 2005; “A_maar_gato”.
Lisboa, Editorial Minerva, 2005; “À la Carbonara”. Lisboa, Apenas
Livros Lda, 2007. Em co-autoria com J.-C. Cabanel & Silvio Luis
Benítez Lopez; “A Boba”. Apenas Livros Editora, Lisboa, 2007;
“Tríptico a solo”. São Paulo, Editora Escrituras, 2007; “A poesia na
Óptica da Óptica”. Lisboa, Apenas Livros Lda, 2008; “Chão de papel”.
Apenas Livros Editora, Lisboa. 2009; “Geisers”. Bembibre, Ed.
Incomunidade, 2009; “Quem, às portas de Tebas? – Três artistas
modernos em Portugal”. Editora Arte-Livros, São Paulo, 2010.
“Tango Sebastião”. Apenas Livros Editora, Lisboa. 2010. «A obra ao
rubro de Herberto Helder», São Paulo, Editora Escrituras, 1010;
"Arboreto». São Paulo, Arte-Livros, 2011; "Risco da terra", Lisboa,
Apenas Livros, 2011.
ALGUNS COLECTIVOS
"Poem'arte - nas margens da poesia". III Bienal de
Poesia de Silves, 2008, Câmara Municipal de Silves. Inclui CDRom
homónimo, com poemas ditos pelos elementos do grupo Experiment'arte.
“O reverso do olhar”, Exposição Internacional de Surrealismo Actual.
Coimbra, 2008; “Os dias do amor - Um poema para cada dia do ano”.
Parede, Ministério dos Livros Editores, 2009.
Entrada sobre a Carbonária no Dicionário
Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal, Lisboa,
Gradiva Editora, 2010. "Munditações", de Carlos Silva, 2011. "Se lo
dijo a la noche", de Juan Carlos Garcia Hoyuelos, 2011; "O
corpo do coração - Horizontes de Amato
Lusitano", 2011.
TEATRO
Multimedia “O
Lagarto do Âmbar, levado à cena em 1987, no ACARTE, Fundação
Calouste Gulbenkian, com direcção de Alberto Lopes e interpretação
de João Grosso, Ângela Pinto e Maria José Camecelha, e cenografia de
Xana; “A Boba”, levado à cena em 2008 no Teatro Experimental de
Cascais, com encenação de Carlos Avilez, cenografia de Fernando
Alvarez e interpretação de Maria Vieira. |
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