Em Viseu foi lançado um livro de A. de Almeida Fernandes, que tem por título «Viseu, Agosto de 1109, Nasce D. Afonso Henriques »
Foi editado pela Fundação Mariana Seixas, que tem dedicado uma grande atenção à figura e obras do nosso conterrâneo. Livro editado de novo, pois se encontrava esgotada a anterior edição, pode provocar celeuma nos meios históricos portugueses, de modo particular em Coimbra ou Guimarães, que eram tidos como o berço natal de Afonso Henriques.
É que no novo livro, como o título indica, Almeida Fernandes quer demonstrar que D. Afonso Henriques, o nosso primeiro Rei, nasceu em Viseu. Nos nossos estudos de História, sempre aprendi e, depois, ensinei que era Guimarães. Teremos de emendar as páginas de tantos historiadores que precederam Almeida Fernandes? O tema não vai deixar de ser debatido em vários círculos culturais e históricos, na tentativa de descobrir a verdade do facto: Guimarães, Coimbra ou Viseu?
O «Jornal da Beira» que se publica em Viseu falou do assunto; foi aliás o Director que me alertou para o lançamento do livro, e me arranjou um exemplar. Em título, diz que a «Polémica tese ganha consistência». E foram vários a afinar pelo mesmo tom na sessão de lançamento da obra de Almeida Fernandes. A tese do nascimento em Viseu foi afirmada pelo Professor de História Medieval na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, João Silva de Sousa: «o que me parece correcto é que Viseu seja a terra de nascimento de D. Afonso Henriques, adiantou o Professor, até porque tenho novos dados que conduzem a isso. As dúvidas desvaneceram-se».
Não tive tempo de ler o livro, recebido do meu colega e amigo quando estas linhas estavam a ser escritas, e não faz sentido folhear uma ou outra página para dar uma opinião sobre as ideias apresentadas por Almeida Fernandes.
Fica em cima da minha mesa de trabalho, à espera de melhores dias para uma leitura continuada, de modo a não perder o fio da meada que se tece à volta de um acontecimento: D. Afonso nasceu, mas ainda não se tinha criado o Bilhete de Identidade, Cédula Pessoal ou Certidão de Nascimento. Para ele e para muitos outros que nasceram antes e depois dele. |