segundo encontro na quinta do frade: «ARTE, CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE» - ÍNDICE

MARIA JOSÉ CAMECELHA

Imagens que Gritam



Camada Um  | Cá fora

Enquadramento

Propôs-se a um conjunto de pessoas (FCSH| UNL) a formulação de uma pergunta e respectivo destinatário, na relação com o tema “Imagens que Gritam   - título ajustado ao número abissal de imagens presentificadas na Cidade.

Do conjunto de questões suscitadas foi possível identificar alguns elementos de uma construção complexa das imagens na cidade e da imagem da Cidade.

E.g:

Um primeiro, de proximidade:

O que é visto remete para um alerta  (utilidade)– de alguma forma equivalente ao ‘mexa-se pela sua saúde’, agora ‘pela sua saúde financeira’. A imagem da actriz Rita Blanco – personificando a personagem Inércia – foi eficaz na transmissão de uma mensagem publicitária ligada à banca, igualmente repetida em campanha televisiva.

Um segundo, igualmente ligado à publicidade, mas mais distanciado, interpela a relação do próprio ou do outro, perspectivando um olhar crítico sobre as imagens:

-O que é visto choca pela ausência > constatação de um direccionamento maioritário  a uma população branca.

-O que é visto – excesso -  leva à interrogação sobre a autoridade da imagem sobre, nomeadamente, dirigismo das decisões de consumo dos cidadãos ou no confronto com  informação (indigerível?).

Um terceiro levanta a questão da imagem da própria Cidade, a dois níveis:

-Na ponderação da  criação de uma imagem unificadora (que transmita a “alma” e o “espírito”).

-Na ponderação da arte de rua como exemplo cultural, contributo para valores sociais positivos.

Comentário

Podem encontrar-se relações de carácter distinto, que configuram diferentes conceitos de Cidade expressando, em simultâneo,  vivências distintas.

Enquanto que o excesso de  publicidade e marketing começa a ter tradução em países como a França, com legislação específica para ‘limpar’ a poluição visual, veja-se por exemplo Grenoble

“Les premiers espaces supprimés seront remplacés, dès le mois de juillet, par une cinquantaine d'arbres plantés avant le printemps et par plus d'affiches municipaux et culturels, «libres et citoyens». Objectif? «Libérer l'espace public de l'affichage publicitaire» que le jeune élu, Eric Piolle, le seul maire écologiste de France, juge «agressif» et «obsolète». L'association grenobloise de lutte contre la pollution visuelle, Paysages de France, salue une «victoire symbolique importante» et rappelle que le maire de Grenoble avait appelé, en février dernier, à soutenir son opération «Pas de pub, des arbres», “durant la campagne des élections municipales…” (Le Monde, 13 de Julho de 2015)

nota-se, em Lisboa, um desfasamento entre o conceito da Cidade presente na sua relação com as comunidades. A simbólica e  a cultura desaparecem atrás de aparatos gigantes e produtos, consubstanciados em réplicas  autoritárias de dimensão variável, destruindo temporalidades.

Agudizado, neste momento, pelo crescimento do turismo (e consequente oferta) está criado um paradoxo entre informação material e visual de qualidade que se dá a ver > e.g.  Arte, Trajectos, Património e a  completa ausência de um pensamento cultural integrado, produzindo um ruído atrás do qual – em camadas sucessivas, as cidades se escondem.

Camada Dois  | Lá dentro

A cidade autoritária que Carpenter expõe no They Live (tomada por extraterrestres, que só podem ser vistos através de óculos especiais), uma parábola da civilização ocidental anunciada em ‘Beware of the Artists’, cruza-se como a obra ‘Lost Landscape10’ - imagem de transição desta comunicação (a referência a Milton e ao ‘Paraíso Perdido’ decorre do próprio autor).

Unem-se assim duas camadas – dentro e fora – nocturno e diurno - que partilham da mesma linguagem, do mesmo tempo. Imagem-Tempo, no conceito deleuziano.

Lá dentro o silêncio instala-se.

O coração inscrito na pedra e o Céu de Santa Isabel dão-se a ver, harmoniosamente, invocando a luz com que Jorge de Sena termina o Sétimo Soneto da Visão Perpétua, num movimento ascendente.

Imagens que pensam.
 
 
 
 
 
 
 
 
Tomada de imagem: Maria do Céu Costa
Fotos: https://www.youtube.com/watch?v=Bl_Tj2J2fnQ
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