Eça de Queiroz na «Batalha das Lágrimas»

 

 

 

 

 

JOANA RUAS


 

 

EÇA DE QUEIROZ  (1845/1900)

José Maria  Eça de Queiroz iniciou a sua carreira diplomática como Cônsul de 1ª Classe nas Antilhas Espanholas, hoje Cuba. Da sua atividade se dá notícia no romance histórico A Batalha das Lágrimas, de Joana Ruas


«João Maurício Wanderley, levando  debaixo do braço o poema «As Pombas»  de Raimundo Correia e a  controversa tradução de António de Freitas do Hamlet de Shakespeare, dava o seu habitual passeio depois da sesta. Ia de passeio ao improvisado cais, passeando pela longa estrada do farol, esperando o que viesse de inesperado daquele mar e  acabando por se distrair com os jovens e crianças que brincavam com as ondas. Naquela época, contudo,  com a vinda dos reis do Oeste, a pequena cidade fervilhava e ele sentia-se aliviado com aquelas novidades pois a ilha, ao contrário do que tinha esperado, reenviava-o para o interior da sua alma, para as porções de treva que o habitavam, para o pesadelo das recordações que julgava mortas, avivando-as. Tinha querido fugir de si mesmo mas a ilha, isolando-o das novidades do mundo, insulava-o nele mesmo. À sua volta a animação era enorme  pois tinha chegado barco e  quando chegava um barco era dia feriado: havia receções a bordo e, sobretudo, havia correio e chegavam com atraso os livros encomendados. Na parte oriental da ilha não havia livrarias e era obrigado a reler vezes sem conta os livros que tinha trazido entre os quais se achavam os últimos livros de Machado de Assis: Quincas Borba e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Ao ler o correio que chegava parecia-lhe  que as cartas lhe tinham sido enviadas  de outro planeta. Divertia-o, portanto, observar o duplo safanão que abalara a habitual pacatez dos habitantes da cidade com a  chegada do barco e a vinda a Díli das comitivas dos  reis do Oeste. Os habitantes, devido a este último acontecimento, eram acordados ao som  das fanfarras e do estrelejar dos panchões. Também lestamente saltavam  dos leitos para uma desusada azáfama, todos os que se integravam na administração civil e militar incluindo as autoridades eclesiásticas. Também os Jesuítas  e as  Irmãs Canossianas que dirigiam em colégios todo o sistema educativo do distrito  se  entregavam aos preparativos da cerimónia da declaração de vassalagem a S. M. El Rei D. Carlos, dos régulos de importantes reinos do interior, precisamente aqueles que ainda há pouco eram considerados rebeldes. Nas ruas vizinhas aos colégios podiam-se ouvir padres e freiras  ensaiando os coros de rapazes e raparigas.

Contornando o porto situado a norte com a restinga de coral a descoberto, João Maurício seguiu  depois com vagar para  leste onde ficava o bairro chinês com a sua típica animação, os seus  becos estreitos, alumiando-se  a velas de sebo ou de camim e as lanternas de papel enquanto na zona europeia  se alumiavam com o lampião de querosene. Atravessou o bairro chinês superlotado de emigrantes chineses que tinham embarcado no porto de Macau para Timor. Para prevenir  casos de escravatura denunciados por anti esclavagistas como tinha acontecido com o tráfico que levara chinesas para  o México, Cuba e Perú, as autoridades tinham fixado  um novo regulamento. Entre os círculos governamentais da província e de Macau, falava-se do relatório  que um tal Eça de Queiroz  fizera em 1873, quando da sua estada na legação de Havana, acerca da insólita corrente migratória de chineses para Cuba, através de Macau. Nestes círculos, a China era considerada culpada de negligência  por este tráfico: os clãs guerreiros, como forma de poder só consideravam o controlo sobre a terra, negligenciando  a vigilância sobre a sua orla costeira, o que expunha as populações do litoral aos ataques dos piratas e dos escravocratas. O novo regulamento obrigava a que as casas em que ficassem alojados estes emigrantes com as famílias tivessem   as portas abertas e sem guarda algum que lhes impedisse  a saída. Estas casas deveriam  estar sob vigilância da polícia e da procuratura administrativa dos negócios sínicos. Contudo,  poucos destes emigrantes tinham conseguido arranjar trabalho e os que o tinham conseguido não tinham ainda conseguido levantar a cabeça. No  regulamento estabelecia-se que do salário auferido seria deduzida mensalmente uma quantia até ao fim do contrato, parte da qual seria primeiro aplicada a embolsar o contratante de despesas e abonos que com o emigrante, segundo a natureza do contrato, tivesse  efectuado, e a parte restante seria depositada em banco ou cofre público conforme determinasse o governo da localidade onde residisse o emigrante a fim de ser empregada no pagamento da passagem de regresso à China, se assim lhe aprouvesse, devendo, findo o prazo do contrato e não querendo regressar à sua pátria, ser-lhe nessa ocasião entregue toda a respetiva quantia.  Muitos destes emigrantes chegados a Díli em levas sucessivas desde  1893 sobreviviam a custo pela prostituição das mulheres pois o que estas auferiam tinha que custear a liberdade da família, revertendo para os bolsos de polícias e meirinhos.

João Maurício vagueou ainda pelas ruas estreitas tentando divisar entre os transeuntes o rosto fresco de Chec-Chi, a chinesinha sua namorada. Depois que o informaram que a jovem Chec-Chi  tinha ido ver as comitivas  trazidas a Díli pelos reis do Oeste, dirigiu-se para o bairro europeu que tinha a  sul o Caicole, um pântano luxuriante de vegetação e de podridões de húmus, a oeste o coilão de Sica onde as águas do Caicole se misturam com as do mar formando um pântano misto permanente. Tais eram, pensou ele, os elos  de uma cadeia mortífera que envolvia o bairro europeu de Díli.

João Maurício Wanderley rondava os quarenta e cinco anos. Reformado da guerra do Paraguai por ferimento em combate  quando em 1876 o exército brasileiro retirava, jamais as suas feridas morais cicatrizariam embora esta guerra fosse dirigida  contra o ditador Francisco Solano López pelo Brasil, Argentina e Uruguai. Participou depois, ainda que obscuramente, no golpe republicano de 1889 desfechado pelos oficiais fortalecidos pela guerra do Paraguai e que instituiu a República em terras brasileiras. Fragilizado pela abolição, o Império caiu pelas mãos dos militares. O impacto da abolição tinha sido de tal forma violento que a classe dos proprietários bandeou-se para a oposição à Monarquia, apoiando a instalação da República. A República, feita numa madrugada, juntou os ideais republicanos aos do abolicionismo. No entanto, cinco anos depois, o poder republicano estava nas mãos dos seus piores  inimigos, os fazendeiros de café. Chegara a Díli em 1893  acompanhado de um javanês oriundo de Paramaribo, na Guiana Holandesa. Tinham chegado  por mar  na Mala Real Holandesa  e declarara ás autoridades portuguesas que viajara para aquelas paragens em busca de plantas raras nessas densas selvas de Sumatra e Java e ilhas circundantes de que tanto tinha ouvido falar. O gosto pela flora exótica tinha-o adquirido desde menino  no esplêndido jardim  da Soledade no Recife,  sua cidade natal, considerada  a Veneza da América do Sul,  com a sua grande variedade de flores, rosas, dálias, árvores de fruta de Portugal, França e Hamburgo coexistindo com o coqueiro, a mangueira, a caneleira, a carambola e a árvore do fruta-pão, plantas que tinham ido do Oriente para o Brasil enquanto a batata, o tomate  e o cajueiro tinham ido do Brasil para o Oriente levados pelos portugueses no século XVI ou XVII. A verdade, no entanto,  era outra e bem adversa. Com a queda da monarquia, seus pais tinham ficado  arruinados. Muitas famílias aristocráticas protegidas da dispersão pelo morgadio, tendo-se achado, nesse final de século, decadentes, deitavam mão  a  miseráveis engenhocas. A  lei da abolição,  tendo apanhado o norte sem imigrantes europeus e sem outros valores que os escravos africanos, esses aristocratas  viram esboroar-se a riqueza rural causada pelo sistema escravocrata e da monocultura. Os fidalgos descalços, vendendo farinha, arroz, feijão e milho de camisa e ceroulas e cabelos desgrenhados, motivara o ditado popular: pai rico, filho nobre, neto pobre. Com a queda da monarquia , a sua família sentiu que perdia terreno e que iniciava a descida do declive , buscando, no entanto, com aristocrática serenidade, o abrigo da obscuridade em Moçâmedes. Quanto a ele, vivia amargurado vendo-se empobrecer enquanto antigos companheiros de molecagem eram bacharéis e os encontrava trocando a garapa e o aloá com mel pelo chá. Não vivia esmorecido ou ofuscado pela riqueza e prosperidade dos outros mas porque a sua vida de tão difícil se tornara insuportável. O seu antigo mundo ruíra e não via senão o lado terrível da vida não percebendo como tudo decaíra  na vida dele enquanto outros prosperavam. »

Ω

«O capitão William Clarke que estivera na América, viu em João António Barreto um timorense proto-nacionalista e anuiu, acrescentando que a revolução burguesa iniciada  na Holanda com Orange, continuada depois na Inglaterra por Cromwell e finalmente  triunfante em França com os jacobinos, era totalmente vitoriosa na América onde o poder efetivo estava em todo o lado nas mãos da grande burguesia que era senhora dos altos fornos, dos bancos, dos caminhos de ferro e dos jornais. Americano — prosseguiu ele —  é hoje sinónimo de rico. Mas não se iludam pois vi, na faustuosa América, pobrezas que excedem o que se pode encontrar nas regiões mais desfavorecidas do globo. O desemprego e a vagabundagem que é sua consequência é a morte lenta, é o viver morrendo de muitos homens ainda jovens.

João Maurício lembrou então que em França, na  Inglaterra e na Holanda, devido ao problema social levantado pelo grande número de desempregados, havia o crescimento das instituições sociais e reformas para operários e camponeses.

O dono da casa, um macaense que começava a ligar alguns dos seus negócios aos dos chineses ricos, não se coibiu de dizer  em tom de leve censura: — As soluções terão de ter em conta a realidade social de cada país. As nossas teriam podido ser encontradas se tivéssemos tido, como na Índia, comunidades intelectuais onde as ideias se confrontam e onde os grandes impulsos do pensamento encontram o seu ponto de cristalização.

João Maurício que com Matilde observava a baixela brasonada em que comiam, e os quadros pintados a óleo que decoravam as paredes, tendo escutado o que ele acabara de dizer, concordando com o seu anfitrião,  observou: — Portugal necessita há muito de um Emílio Combes na Instrução de molde a tirar às congregações o poder que detêm neste domínio. Devido a esta situação, não há por todo o império nada que se assemelhe a uma comunidade intelectual.

A alusão a Emílio Combes levou a que se discutisse o caso Dreyfuss, a guerra sino-japonesa,  Zola e o seu polémico artigo, J’ Accuse, publicado nos jornais ingleses e ainda a política do imperador Guilherme II numa Alemanha que ia querer expandir-se pela conquista.

O capitão William Clarke mostrou-se apreensivo: — Uma vez que todos concorrem à partilha da terra, a Alemanha, que chegou tarde para o apetite da expansão colonizadora, achando os melhores bocados noutras mãos, ataca os mais fracos. A Alemanha tornou-se numa nação cujo progresso industrial alcançado se tornou numa ameaça para si própria pois metade das matérias primas de que necessita a sua indústria vem do exterior.

O capitão de fragata Wenceslau de Moraes que viera ao chá gordo acompanhado da sua esposa, Atchan, uma jovem chinesa de quem tinha dois filhos, não escondeu o seu entusiasmo pelo Japão que derrotara a China na guerra pela Coreia. E  exprimiu a opinião de  que o renascer do Oriente estava já a ser comandado pelo Japão.

— Não só pelo Japão — interveio William Clarke — pois Havelock Ellis, num artigo publicado num jornal, diz que o centro universal dos povos tende a deslocar-se para o Pacífico circundado como está pelas nações mais jovens e vigorosas da terra — a Austrália, o Japão e a América. Do que estou certo é de que uma crise universal está a começar aqui, nos recantos do Extremo Oriente. Bem vê, a Rússia açambarca toda a Ásia, a América do Norte derrota, dentro dos mercados europeus  e devido à sua ilimitada energia económica, a Europa; a Inglaterra monopoliza o comércio de um quinto da superfície terrestre. Encurralada, a Alemanha trava a guerra do Transval, tenta forçar Ormuz para se apoderar de uma passagem para o Índico e ainda pretende a posse do Brasil do Sul.

Apanhando-se com Matilde junto de Wenceslau de Moraes e de Atchan, João Maurício colocou de novo a questão dos direitos de autor. Matilde, posta a par da questão por Camilo Pessanha, querendo pôr um ponto final no assunto, concordou que lhe era devida ainda uma parte do que ela tinha ganho com a venda. No entanto, Matilde reparou, com tristeza, que esse ato de justiça não os havia reconciliado. A amizade entre ambos ressentira-se da desconfiança mútua.  E, deixando-os a sós, Matilde foi para junto de Catherine Clarke. Atentas na sua mútua observação dos retratos pintados a óleo, Catherine Clarke, que apreciava a pintura holandesa, não deixou de notar para Matilde que os mercadores holandeses do século XVI se sentiam culpados da sua riqueza tão sóbrios se mostravam nas telas. Matilde considerou que na verdade, os burgueses macaístas do século XIX, pelo contrário, faziam gala, nos seus retratos, das suas joias e peles. Percorrendo a galeria dos quadros expostos nas salas abertas aos convidados, Matilde notou para Catherine, não só as joias ostentadas pelas senhoras mas as condecorações nos cavalheiros, prova, segundo comentou, de que as riquezas não eram coisas de que se envergonhassem, sendo, pelo contrário, provas de uma boa conduta social e moral.

Catherine Clarke, conhecedora da vida social macaense, das suas grandezas e misérias, notou que de um modo geral, a sociedade capitalista se tinha separado não da Igreja mas das utopias da sociedade cristã devido à ideia de vergonha à pobreza já que esta aparecia como prova da justa punição dos vícios. Assim que acabou de falar, Catherine Clarke ficou como que suspensa de algo indizível como se se distanciasse de tudo o que a rodeava. Matilde percorreu com os olhos o vasto salão e percebeu que, ainda que distantes no espaço, o casal Catherine e William jamais se achavam espiritualmente separados, tal era a paixão que os unia. João Maurício que se dirigia para junto delas, tendo chegado junto de Catherine e tendo-a saudado com amizade, não obteve dela reação alguma, o que o intrigou. Seguindo a direção do olhar dela, captou,  naquele instante e de relance, a linha invisível que ligava o olhar entre aquele casal de apaixonados. Sentiu que para os dois apaixonados, o mundo à volta da cápsula em que estavam ambos encerrados, desaparecera, eclipsando-o. João Maurício teve a sensação de estar metido algures num tempo outro, vivendo sem respirar num canto obscuro do sonho de outros.

Não tardou que William Clarke se aproximasse delas e, pegando na mão da esposa  dirigiu-se aos anfitriões  para se despedir. Conhecendo o interesse da esposa pelos retratos  dos oligarcas macaístas, apanhando ainda parte da  conversa, acentuou que toda essa complexa problemática se devia, no fundo, ao facto do apetite e ambição pessoal ser tido como vantajoso para a prosperidade coletiva. João Maurício atravessou o salão na esteira dos passos de Catherine e William Clarke. Ia como que acordado de um sono profundo e sentiu que vivia num mundo de uma atualidade estreita, um mundo de gente ignorante do futuro, indiferente, sem imaginação nem paixão. Esse mundo por onde ele caminhava era um abismo. Assim que parou junto de Atchan e de Wenceslau de Moraes, este  aproveitou o ensejo de se achar com o brasileiro para  lhe dar a sua opinião sobre as denúncias por ele feitas sobre a realidade das guerras travadas em Timor. Em suma, não concordava com elas por uma questão de dignidade patriótica.

João Maurício, incomodado, respondeu que o dever do cidadão é varrer as pequenas considerações desse tipo de  dignidade, acrescentando: — É assim que se começa em política e ao cabo de um tempo bem curto achamo-nos prestes a praticar as maiores baixezas, as lisonjas  mais inconcebíveis e as intrigas mais revoltantes e sem pestanejar. Talvez seja errado denunciar o que se passa mas seria abjeto se o não fizesse. Soube, ainda há pouco tempo, que aqui em Macau, os criados comiam, como era uso com os antigos escravos, numa manjedoura para onde eram deitados os sobejos da comida dos seus senhores. Será que muitos calaram essa denúncia por causa dessa dignidade de que me falou? E essa atitude não teria levado a que nesta sociedade, fosse adiada a abolição de um costume aberrante e imundo já abolido em todo o mundo civilizado?

— É natural que sinta o que se passou em Timor pois trata-se de gente que você conhece e folgo bastante que a idade o não tenha curado do excesso de sensibilidade. Falo, no entanto,  do dever de cidadão para com a grande lei. Ainda há bem pouco tempo, não houve, no Brasil republicano, a ordem para queimar os arquivos da escravidão mantidos no Ministério da Fazenda? Documentos, livros de matrícula e papéis diversos foram reduzidos a cinza. A «queima de arquivo» não foi, por acaso, ordenada  por Rui Barbosa que era então ministro da Fazenda ? — insistiu Moraes com um tom de voz de amistosa compreensão para com  o Brasil  que se mostrava, pela voz de João Maurício, tão cioso da sua independência que até parecia querer esquecer a sua origem pondo-se de mal com a Europa.

João Maurício ia responder mas calou-se pois Atchan, fechando o minúsculo leque de seda preta com as suas mãozinhas muito pequenas de dedos finíssimos e de um branco tão pálido que pareciam transparentes e, poisando-as  sobre  a cabaia de seda pesada de um cinzento de prata fosca, com uma expressão entre severa e resignada, adiantando-se ao brasileiro, com uma voz firme que surpreendia pelo tom quente, disse para o marido: — A grande lei, Wenceslau, é a que o imperador chinês K’in Long , em 1745, mandou que fosse  gravada na pedra, decretando  no 2º  dos  12 artigos: «É proibida a compra de seres humanos».

Ciosa da cultura chinesa no que se referia aos direitos humanos, Atchan declarou ainda  quão bárbaro  havia sido a compra de crianças chinesas para fazerem delas escravas, costume que em meados do século XVIII, por pressão do bispo de Macau, o rei D. José, para pôr cobro a esse negócio,  acabou decretando  nula a escravidão dessas crianças compradas pelos portugueses. Atchan era particularmente acerba para com a comunidade macaense que só muito recentemente e ainda  de forma reticente, a acolhia no seu convívio mundano. O modo como estava vestida refletia, para um bom observador, uma adaptação entre a tradição propriamente chinesa e a macaísta.  Enquanto ela falava, João Maurício reparava que não tinha ainda visto no rosto ou no corpo de uma mulher chinesa, as veias azuis que matizavam a pele acetinada de algumas mulheres europeias. Era como se a vida espiritual das chinesas, tal como a sua pele que nada revelava, fosse não só misteriosa como totalmente insondável. Apesar dos gestos tímidos, os braços sobressaíam da cabaia de mangas em funil, muito brancos e, tal como a pele do rosto de grão mais fino que o cetim, com aquela cor que os ceramistas comparam, pelo tom e textura à banha de porco. O cabelo muito negro estava arrumado em tranças enastradas em calote no alto da nuca. Com olhos de esfinge, Atchan tinha no olhar um silêncio enigmático que a todos intrigava. Vestia sempre ostensivamente como uma chinesa mas vestia os filhos à ocidental. João Maurício sentia-os muito distantes um do outro. E concordava com o que lhe dissera Catherine Clark que os conhecia bem, que Atchan abandonava os filhos a esse mundo vencedor que os oprimia enquanto ela, tal como a China submetida, se recusava, entregando-se.

— Pertenço à velha escola que considera que  o primeiro dever de um homem é para com as pequenas leis. A grande lei não é compreensível. Quanto a Rui Barbosa creio que os séculos vindouros lhe farão justiça — respondeu, com voz trémula, o pernambucano.

— Quer dizer, então, que não partiu dele  a ideia de apagar da memória nacional os horrores da escravidão? insistiu, intrigado e perplexo, Wenceslau de Moraes.

—Tenho para mim que o motivo da «queima dos arquivos» foi outro. O ministro Rui Barbosa queria na verdade impedir que prosperasse o movimento pró-indemnização articulado pelos ex-senhores, que assim reivindicavam a compensação financeira pela libertação dos escravos. O movimento explodiu na República, regime para o qual já se havia bandeado a classe de produtores rurais e dos ex – senhores. A destruição da papelada fiscal era um golpe de morte na pretensão deles. A mobilização dos ex-proprietários de escravos pela  indemnização foi-se avolumando a ponto do requerimento pró-indemnização cumprir todos os trâmites até ir bater na mesa do ministro Rui Barbosa. Ele indeferiu o pedido, afirmando :«Mais justo seria, e melhor consultaria o sentimento nacional, se se pudesse descobrir meio de indemnizar os ex-escravos, não onerando o Tesouro». Esta medida de Rui Barbosa ocorreu num momento ainda confuso e indefinido para a sorte da República, mas apesar de radical e temerária, foi acolhida com entusiasmo pelos sectores progressistas incluindo os integrantes do movimento abolicionista — afirmou João Maurício  encorajado pelo brilho dos olhos de Atchan que o fitavam  condescendendo e corroborando as suas palavras. Havia muito que não sentia aquela fortaleza de ânimo que acomete os mortais quando alguém exprime de forma sincera e veemente a sua admiração. Emocionado, lembrou as palavras proferidas pelo grande visionário Joaquim Nabuco que em 1879 dizia em discurso na Câmara dos Deputados, traçando um paralelo entre a China e o Brasil: «…ambos esses países são dois dos maiores impérios de mundo; ambos têm à sua frente um governo patriarcal; em ambos o imperador é, como se diz na linguagem oficial da China o pai e a mãe do povo, ambos têm os seus mandarins, a sua organização especial». Foi, pois, um pouco aturdido  ainda pela emoção que ouviu Wenceslau de Moraes dizer:

— Acho plausível o que diz pois conhece os meandros da política brasileira.

— A escravidão no Brasil foi herdada do Império. Não sei se sabe que o poeta Gonçalves Dias, por ser abolicionista, recusou a comenda da Rosa de D. Pedro  II — recordou  João Maurício sem acinte, lembrando depois  o modo como Eça de Queiroz tinha vergastado de alto a baixo a política de um país colonial como Portugal em que o Exército era a ociosidade organizada, a Marinha uma coisa inexistente e as colónias coisa que se impunha vender antes que as iniciativas europeias as levassem.

— Concordo consigo, mas lembro-lhe que tivemos um século de romantismo parlamentar e que não existe, em Portugal,  uma política consequente mas uma política dirigida para o interesse de uma metrópole necessitada de uma permanente glória longínqua — afirmou, com uma ponta de amargura,  Wenceslau de Moraes.

Quando se despediram, como estavam um pouco empanturrados do copioso chá gordo, o capitão Clarke, acompanhado pela esposa e pelos seus hóspedes, dispensaram jinrixás e   cadeirinhas e caminharam a pé evitando o lodo da praia. Já   perto do hotel, pararam para contemplar da praia a sua fachada iluminada emergindo do muro de pedra que uma densa vegetação encobria  de onde em onde, provocando uma sensação de frescura nos veraneantes. O capitão Clarke caminhava em silêncio ligeiramente apoiado  numa rica bengala de cana da Índia com castão, ponteira e fiador de ouro. Tendo parado,  ao olhar as rasgadas e amplas varandas com vista sobre a baía e as colunas do terraço restaurante do seu hotel, humedeceram-se-lhe os olhos de uma antecipada nostalgia pois sabia que, apesar da fraca concorrência, a decadência inevitável da cidade não lhe iria permitir que o seu negócio florescesse, um negócio em que tinha investido na cultura, adquirindo livros, pautas de música e proporcionando aos seus hóspedes, além da biblioteca, serões de piano pagos a peso de ouro. O seu empenhamento na cultura estava tornando-se desastroso para o negócio pois os seus hóspedes já não eram aventureiros românticos, mas gente viciada no jogo, opiómanos e bêbedos. Acompanhado pelos seus hóspedes, entraram pela entrada lateral onde o belo portão de ferro se abria para um pátio onde uma figueira majestosa vivia soberanamente cercada por um muro baixo de pedra.»

 

Resenha dos personagens:

João Maurício Wanderley, brasileiro, reformado da Guerra do Paraguai.
João António Barreto, timorense residente em Hong-Kong e considerado futuro magnate do petróleo de Timor.
Atchan, esposa chinesa de Wenceslau de Moraes
William Clarke, capitão e dono, com a esposa Catherine, do Hotel Boa Vista que fundaram em 1890.
Matilde, viajante pelas ilhas em busca  de flores raras.
Nota: João Maurício e Matilde são personagens ficcionadas.

 

Ofício escrito por Eça de Queirós, Cônsul de Portugal em Havana, para o Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Andrade Corvo, relativo aos escravos chineses em Cuba, datado de 15 de Março de 1873; AH-IDI “Consulado de Portugal em Havana, 1872”, Caixa 577.

O  romance A Batalha das Lágrimas

Joana Ruas, A Batalha das Lágrimas, Editora Calendário de Letras, Vila Nova de Gaia, 2008.

O romance histórico A Batalha das Lágrimas (o primeiro da série A Pedra e a Folha) abarca um período que vai de 1870 a 1910, período crucial tanto para Timor-Leste como para a  China, Índia, Japão, Sião e sudeste asiático. O título  não é da lavra da autora, esta batalha ficou assim  registada nos livros e relatórios escritos por militares portugueses e na memória dos Timorenses e refere a rotura entre timorenses e portugueses simbolizada pela  morte de Francisco Duarte  no seu assalto às Pedras de Bui-Cari, em Fatuc-Bica-Háre (rocha-prato-de-arroz) onde resistiam os sobreviventes das guerras de conquista dos reinos do Oeste até então livres e independentes. Nesta obra, as forças e fraquezas, os defeitos e as virtudes da condição humana entrelaçam-se   medindo-se com  os interesses materiais, os apetites coloniais das potências ocidentais no sudeste asiático e as grandes paixões que motivam a conduta dos homens como o ódio, o amor e os ideais liberais e democráticos, numa  intriga política  a que não falta, a par da generosidade,  o crime e o remorso. Numa conjuntura internacional em que o conceito europeu de soberania no que se referia aos territórios ultramarinos evoluíra para o de domínio militar e administrativo desses territórios, foi nesse  período e no difícil contexto do Ultimatum feito a Portugal que se unificou o território desta colónia portuguesa no plano  administrativo, militar e religioso. Além dos personagens portugueses e chineses e ainda do pernambucano João Maurício, pintor de flores exóticas, surge, da parte timorense, entre outros, a lendária rainha de Cová, D. Margarida Ribeiro Pires, considerada chefe dos reis rebeldes. Sobre esta rainha, o governador Celestino da Silva deixou escrito no Boletim Militar das Colónias : « Não fora a capacidade superior daquela  arma recente não estaria ali combatendo uma mulher, oferecendo à História um espectáculo desconhecido». A autora evoca, ao longo das cerca de seiscentas páginas deste  romance, alguns dos escritores que na época se relacionaram com esta região do mundo como Robert Louis Stevenson, Joseph Conrad, Arthur Rimbaud e ainda Wenceslau de Moraes, Camilo Pessanha e Eça de Queiroz.