Oficina da Criança
da Câmara Municipal de
Montemor o Novo

Percursos do Brincar em Tempos Livres/
Oficina da Criança da Câmara Municipal de Montemor o Novo

Montemor-o –Novo, a cidade onde a Planície Alentejana começa,
e a terra não tem fim.

 

Dezanove mil habitantes, distribuídos por dez freguesias de características rurais.

Sobreiros Azinheiras e Oliveiras cobrem esta vasta Região, onde o nosso olhar se perde e os nossos sentidos se revitalizam no encontro com a Natureza e com as suas gentes.

Num convívio Harmonioso se combina a arquitectura do seu casario branco, com as memórias de um castelo Medieval, com as janelas Manuelinas do Centro Histórico ou ainda os sinais pré-históricos da Gruta do Escoural ou da Anta Grande da Comenda.

Porque não houve pressas, nem meios o desenvolvimento por aqui deixou preservar estes Tesouros de um Património Natural e arquitectónico que nos identifica e nos destingue.

Os Sonhos e as Fantasias que alimentamos quando crianças são ECOS que nos acompanham e nos ajudam a encontrar um sentido para a vida.

Dar ás nossas crianças durante o período de crescimento condições de liberdade, assegurando a transmissão dos Valores Humanos e Estéticos, é função de quem assume um projecto educativo na comunidade.

Nesta caminhada pela vida e num mundo cada vez mais global, importa pensar na importância de uma educação personalizada, inovando e acrescentando os Valores que tornam o Homem mais Feliz e mais Sensível.

E porque o Mundo é indiscutivelmente cada vez mais Global, não podemos deixar de Ser o que Somos.

Numa sociedade onde o adulto ganhou o direito ao lazer não podemos deixar que as nossas crianças percam o direito ao Brincar Saudável ao Brincar Espontâneo . Não podemos deixar que as nossas crianças percam o tempo de se auto ocupar e de terem tempo de nada fazerem.

Aquele que Brinca vai Crescendo e Aparecendo. É um sujeito interactivo e social, é autor das suas Realizações. A criança é potencialmente activa porque tudo é mil possibilidades. A vida vibra em si. A Criança que brinca é um sujeito Criativo... Brinca com o Mundo das coisas das pessoas e dos afectos...brincando vai-se divertindo e amadurecendo a sua personalidade.

Abraçar um percurso pedagógico em tempos livres que desenvolva nas crianças a Criatividade, através das actividades de Expressão plástica, estimulando as capacidades expressivas e criadoras é proporcionar às nossas crianças o seu enriquecimento pessoal.

A criança respeitada na sua individualidade e nas suas capacidades de se expressar através da Imaginação desafiando os estériotipos, tem sido a matriz do trabalho da OFICINA DA CRIANÇA se propôs desenvolver desde a sua criação.

Foi a 8 de Janeiro de 1981, que em Montemor o Novo se congregaram esforços e vontades em torno de um projecto de Animação sócio educativo apresentado á Câmara Municipal de Montemor o Novo, que nasceu a Oficina da Criança.

Naquela altura existia uma grande consciência cívica que era necessário intervir para Democratizar a partir da reinvenção dos processos educativos que favorecessem o pensamento criativo e o sentido crítico, combatendo o conformismo e a estagnação.

Nesse tempo de Renovação o querer actuar era uma inquietação latente.

Valorizar os tempos livres das crianças numa prespectiva do desenvolvimento Sócio Cultural, através das Actividades Lúdicas e de Animação, constituiu para a equipe um DESAFIO:

De porta aberta o sub-palco do cine –Teatro Curvo Semedo, despe-se dos velhos objectos, para se criar um espaço modelado por uma equipe persistente e disponível, que ao longo de 23 anos o vestiram de todas as Cores e Formas.

A OFICINA da CRINÇA é um espaço de brincar que a criança utiliza quando quer brincar. É o espaço privilegiado de encontro de todas as crianças. É o lugar onde a actividade lúdica é a componente mais visada. Canaliza toda a vitalidade das crianças quando brincam para o desenvolvimento da Criatividade e dos valores da Liberdade da Solidariedade e do Respeito pelos outros.

Proporcionar o desenvolvimento harmonioso das capacidades de todas e de cada uma de forma a que estas possam ser seres activos e participativos à sociedade a que pertencem.

O tempo para a Oficina é o TEMPO LIVRE das crianças, onde os programas formais estão ausentes e a possibilidade de cada um construir nos diversos ateliers aquilo que mais gosta.

A criança espontânea, envolve-se com toda a sua vitalidade nos ateliers. Ela representa o mundo em que vive as suas emoções e pensamentos, encontrando o equilíbrio afectivo que necessita.

... e é nesta atmosfera de confiança e afectividade que se reúnem condições para que o tempo de brincar, possa ser um tempo de prazer descobrindo a vontade de cada um se encontrar com a sua intimidade e com as fragilidades do Crescer e do aprender

Os projectos das crianças são sempre o mais importante. A aprendizagem faz-se na descoberta e no prazer de manipular os materiais.

Cinco ateliers a funcionarem em simultâneo enquadrados por monitores de tempos livres dão resposta aos projectos das crianças.

Fazem-se carros, barcos, aprende-se a cozer e a fazer uma boneca, modela-se o barro. Pinta-se, faz-se uma cesta, aprende-se a combinar os alimentos na culinária. E é desta forma que a criança encontra o prazer de realizar os seus projectos do tempo de brincar e de fazer do seu tempo livre um tempo de interagir com os amigos, sentindo que são acarinhados nas suas brincadeiras também pelos seus monitores de tempos livres e que estes também entram nas suas brincadeiras. Não há desafio mais lindo que ajudar as crianças a crescerem.

E porque na Oficina se promove o brincar as criança encontram na Ludoteca-, as condições para que o Jogo e o Brincar ACONTEÇA.

Este é o espaço mais procurado pelas Crianças Deste então várias gerações cresceram e foram influenciadas nos valores e referências culturais que são a matriz das nossas condutas.

Esta nossa Ludoteca preencheu um vazio em termos da resposta ás crianças e adolescentes no que se refere á valorização dos seus tempos livres predominando a preocupação com a qualidade dos serviços que prestamos. tendo sempre muito cuidado com as escolhas dos jogos e equipamentos.

...desta forma saudável avivamos o património lúdico do brincar das gerações passadas, concorrendo de uma forma comprometida com as novas e sedutoras tecnologias, estimulando a vontade de continuarmos a gostar de brincar, saltar, correr, mexer e transformar.

Este é o jogo saudável de ser jogado. O jogo com os outros, onde a meta é respeitar a regra e onde também desenvolvemos a auto estima e os sentimentos de pertença, aprendendo no grupo a respeitar a individualidade de cada um.

Proporcionar no tempo livre ás crianças a possibilidade de contactarem com a natureza através das colónias de férias Idas á Praia ou passeios- é a oportunidade de nos reconciliarmos connosco e com os outros e de quebrar rotinas experimentando novas vivências. Foi a oportunidade de conhecermos outras regiões através das 17 colónias de férias que já realizamos ao longo destes 23 anos e que várias gerações tiveram de ter estas vivências tão ricas. Foi a oportunidade de conhecerem Sines Sagres, Ria Formosa Serra da Estrela, S. Pedro de Muel Esposende , Aveiro, Porto, Viana do Castelo Mértola, Lisboa Alcoutim Areia Branca e a mais recente a que realizamos na região de Foz Côa.

E as Escolas também vêm à Oficina

Assim a oficina da Criança é um espaço de encontro, onde as vivências educacionais assumem um significado expressivo, estimulando dinâmicas Sócio Culturais , evidenciando valores e criando referencias.

Logo no segundo ano de actividade os Professores solicitaram-nos que desenvolvêssemos sessões de Expressão Plástica com os alunos do 1º ciclo do ensino básica. E nunca mais paramos . Os períodos da manhã, porque há menos crianças em tempos livres, partilhamos os nossos saberes o espaço e os meios, com 16 escolas do concelho que 1 vez por período se deslocam ao Centro em sessões de expressão plástica onde alunos e professores desenvolvem projectos partilhados construídos na afectividade e criatividade, alimentando o Saber e a imaginação, contribuindo assim para a construção de uma identidade.

Página principal - Mapa - Cibercultura - Jardins - Teatro - Zoo - Oficina da Criança - Viagens