:::::::::::::::Alexandra Dias:::

OLHÁRIO:

Gravuras
Breve nota sobre "Olhário"
Catálogo

Breve nota sobre o Olhário

Várias questões se colocam sobre o olhar. Uma dessas questões prende-se com a omnipresença do olhar pois vivemos num mundo de olhares em que olhar e ser olhado faz parte da vivência normal de cada um.

O olhar encontra-se na fronteira entre o exterior e o interior e é simultaneamente uma ponte entre dois mundos que através dele se comunicam. Mais do que um simples visionador, o olhar é também um revelador do interior emocional - a chamada “janela da alma”.

Porém, olhar não significa necessariamente ver e muito menos observar.A intenção, a atenção e a emoção que lhe estão subjacentes condicionam a natureza do olhar.

Por outro lado não podendo considerar-se o olhar como uma entidade material, creio que não haverá dúvidas sobre a realidade daquilo que se poderá designar por peso do olhar, uma força difícil de explicar, que a ciência ainda não explicou mas que é sensivelmente perceptível. Quantas vezes, de repente, num qualquer lugar não sentimos o peso de um olhar e procurámos instintivamente localizar quem nos olha.

Por vezes não encontramos esse olhar, talvez escondido por trás de uma cortina…ou mais além, talvez atrás das nuvens…

Estaremos a ser observados, sem o saber, a partir do espaço? Haverá um Deus, um “Big Brother”, seres alienígenas ou outras entidades observantes que nos vêem a partir do espaço e registam todos os nossos actos?

Estas questões constituem um tema recorrente de uma Humanidade, consciente da sua solidão, que se um pouco perdida e inquieta na imensidade do Universo.

 

Alexandra Dias . Nasceu em Lisboa, reside em Évora. É professora auxiliar no Depto. de Biologia da Universidade de Évora, coordenadora do Grupo de Interdisciplinar de Estudos sobre Pigmentos e Corantes Naturais, sedeado na Universidade de Évora e membro da Associação de Gravadores de Évora (AGE). Em 2006 orientou em colaboração com outras colegas da AGE um workshop de gravura em metal.

Formação em gravura:

- Workshop de calcogravura com orientação de Humberto Marçal, Univ.Évora, 23-30 de Outubro de 1999.

- Workshop sobre técnicas de verniz branco e Chine collé com orientação de JoAnn Lanneville, Galeria Teoártis, Évora, 4 a 7 de Maio de 2002.

- Workshop de gravura em técnica mista e colagens com orientação de Slavko Zupan, Museu de Évora, 4 a 6 de 2002.

- Frequência do atelier livre de gravura da AGE desde 2002.

- Frequência da disciplina anual de Gravura do curso de Artes Visuais da Universidade de Évora durante o ano lectivo de 2003-2004 com orientação de Ana João Romana.

Exposições : Participou em diversas exposições colectivas de Artes plásticas e de gravura em Portugal e no estrangeiro. Em Setembro de 2004 expôs individualmente «Alegria», na Cafetaria Terras de Café e no Palácio Vimioso em Évora. "Olhário", no TriploV, é a segunda exposição individual.