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ORLANDO NEVES
O Manuscrito (2)

XV) Bem venturosos foram os anos que passei em Odemira, com o meu tio D., embora a enfermidade de que sofria e para a qual nem ele, sábio boticário, encontrou panaceia, se fosse agravando, também por mor da sua idade e pela inconsolável tristeza de nunca lhe terem dado o reconhecimento a que, mais que muitos outros, tinha direito.

Mesmo após ter escrito um tratado sobre o xadrez que, pela Europa fora, foi mil vezes copiado e de ter lançado as bases de uma medicina natural (outros, conhecedores de novas plantas, muito dos seus conhecimentos aproveitaram para glória própria), apenas de G. de R. colhia homenagens que, apesar dos esforços do poeta e cronista, nunca foram reconhecidas por el-rei.

Notável homem era meu tio, sempre, embora a amargura, de semblante benévolo e alegre. Com bom rosto recebia os que o visitavam, não muitos pois Odemira não ficava nas rotas das viagens dos cortesãos.

De um desses visitantes me recordo bem. Veio, de resto, morar em Odemira por um ano. Ali estaria, desterrado de Lisboa pela corte, pois, dizia-se, houvera ofendido em uma das suas peças, uma velha infanta, tia de el-rei. Era G. V., poeta popular, muito admirado na capital, por ser autor de autos, farsas e comédias que divertiam a corte.

Sendo homem pequeno, de rosto carregado e sombrio, sobrancelhas caídas, queimado e um tanto grosseiro, tinha tal alegria no coração e no espírito, de natural mordaz e certeiro crítico, com palavra tão pronta e feri na que conseguia fazer sorrir D. de O. mesmo nas suas piores crises.

Propôs-se meu tio, nas tardes calmosas, sob o beiral do telhado, ensinar-Ihe os mistérios do jogo de xadrez. G. V. aceitara aprender, mais por desfastio do tempo inútil que ali passava até chegar o termo do desterro, do que por verdadeiro e real interesse. Apesar, muito gracejava sobre a movimentação das peças do jogo que a ele lhe pareciam os passos, os saltos, as voltas e contravoltas dos seus actores quando os dispunha nos tablados dos salões.

Já eu estava em Goa quando me chegou notícia da sua morte, o que muito me entristeceu. G. V. falou-me tantas vezes da sua arte de representar que o vim a querer imitar, como autor, em autos e comédias, cujo paradeiro desconheço, pois os perdi, bem como os versos, nas selvas do Cabo, aquando do naufrágio da nau de S. Bento, de que já falei.

...

XVI) Escuso-me, nesta relação, a narrar histórias sem conto por delas ser apenas testemunho de ouvida. Mas, além do facto que assinalo, passado com o nautaquim do Japão por tão pasmado ter ficado com a espingarda de Diogo Zeimoto, muito poderia dizer ainda destes japões, gente muito bem inclinada e conversável, à qual se deve de louvar o bom governo. A nós, portugueses, a quem chamavam chenchicogins, por virmos da fndia, deslumbrava-nos tais atitudes de seriedade que, de resto, já nos tinham admirado quando vivíamos entre os chins. Nesta altura, idos tantos anos, não me certifico, com clareza, onde ouvi a história que escrevi de um rei cego, grandissimamente amado do seu povo, pela sua brandura e preocupação com os que padeciam necessidades. De tal forma, ordenou que, para remédio da gente pobre, houvesse, em todas as cidades do reino, celeiros de trigo e arroz para que, nos anos de esterilidade da terra, tivessem as gentes mantimento de que se sustentassem e os pobres não morressem à míngua. E, quando assinou, com um sinete de ouro, tal padrão ou diploma, logo Deus lhe deu vista perfeita que lhe durou até ao fim da vida.

Entre muitas e belas coisas que vi nestas terras, não é isto coisa menor, se comparada com o desprezo dos nossos reis e príncipes pela gente miúda das cidades e dos campos que de tudo morrem e mais da fome e da miséria.

 

XVIII) Tento aqui o rigoroso caminho da verdade, que outra causa não me move. Mas forçoso me é dizer que reconstruo, pela memória, meus passos, fortunas e desfortunas por terras da China pois bem escassos são os papéis que salvei.

Como digo no livro a que se referem estas Notas, estava preso no Pequim, acusado de desonesto comércio, mas sabe Deus Nosso Senhor que tal não era certo, pois em que andasse na armada do cossairo Quiai Panjão, que muito estimava os portugueses, o meu mister era o de marinheiro de vela.

Que maior vingança da sorte foi esta, nas masmorras açoutado a todas as horas e condenado a que me cortassem os dedos das mãos, não fora mais tarde, por intervenção do provedor dos pobres, o tribunal me ter abrandado a pena para prisão perpétua que só o não foi porque, uma noite, com um guarda que se queria passar para a armada do cossairo, fugimos todos os portugueses presos.

Mas estavam na mesma prisão outros portugueses que, tendo escapado a um tufão, deram em uma praia onde os apanharam como vadios.

Eram seis, um deles A. F., outro C. B. e outro ainda F. M. P. Com eles falei longas horas pois me pareceram gente aventurosa como eu, que muito sofrera na ânsia de enriquecer e tornar a Lisboa com larga fazenda.

F. M. P. era homem com grande tristeza no rosto, semelhando moço rústico dos matos, de cabelo espesso e pele agreste, mui calado e manso, com gestos corteses, mas desajeitados devido a ter mãos enormes. Contou-me que se queria ir ao Japão, levando fixa no pensamento a ideia de se fazer da Companhia de Jesus onde conhecia o padre-mestre espanhol Francisco Xavier. Por ser minha ideia também ir para o Japão lhe entreguei um saco que sempre trazia aconchegado ao peito e onde guardava muitas folhas de notas sobre a minha passagem pela fndia e pela China. Nessa altura ainda não sabia que, em breve, se daria a minha fuga.

Melhor me fora chorar que lembrar. Não voltei a ver F. M. P. e disseram-me, em Malaca, quando eu retornava à fndia, que ele por ali passara, mas fora morto no reino do Sião.

Hoje não sei se a minha memória segue o rigoroso caminho da verdade, pois esse estava nos papéis que, com F. M. P., se perderam.

 

XXI) Não é este o azado momento para muito avançar na história da minha vida, pois se Deus Nosso Senhor me der forças e serena razão, em outra oportunidade o farei. Certo é que neste já longo relato falo do que passei por terras da Índia, China e Japão, mais do que vi e aprendi, do que senti ou sonhei.

Aponto, todavia, em curtas palavras, o que me aconteceu depois da morte de D. de O.

G. de R. tomou-me a seu cargo até aós dezassete anos, idade em que fui para Lisboa, por ele recomendado para secretário privado de Dom A. de N. Pouco tempo me demorei nesse trabalho, dado que Dom A. de N. considerou que lhe seria mais útil na Casa da Índia onde ele fora incumbido por el-rei de zelar pelo comércio da pimenta.

Ocupava meus ócios, que eram bastantes, gastando-me na estúrdia em Alfama, o que me deu possibilidade de conhecer muitos nobres que, por terras de Ceuta e Goa tinham amealhado com que esbanjarem e muitas vezes me ajudaram a perder-me, em gozos e vícios. Morava em casa de meu primo C. de L., comerciante de brocados junto ao Cais da Ribeira. Porque muito me endividei, foi esse meu primo quem me salvou de algumas mores aflições, sem que do destino de boémio me pudesse livrar. Ousava eu longe e alto. Mas meus versos me deram fama de vate entre as mulheres e os fidalgos, os quais por demais me levavam a seus palácios para os divertir em folguedos e saraus.

Foi vida digna de ser lamentada quando tomei senso dos erros e enganos que cometi deixando-me guiar por quem mais podia do que eu.

O maior dos males foi esse amor que dediquei a uma parenta de Dom A. de N., que vivia na corte, por cujos olhos, formosura e pureza padeci, tendo dela grandes esperanças para a minha vida mudar, pois que, até aí só de mulheres de fácil apreço me tinha aproximado.

Veio Dom A. de N. a saber e me despediu da Casa da fndia, deixando-me sem posses e sem nome. Como meu primo não pudesse sustentar-me mais tempo, de novo G. de R., se condoeu da minha sorte e me aconselhou a que saísse de Portugal, até tudo se esquecer.

O que fiz, indo para Itália a servir na casa do cardeal M. T. della F., em Roma.

 

XXVI) Estas são palavras que retiro da memória, as quais escrevi em Goa a pedido de G. de O.

Entre muitas coisas em que era sábio, G. de O. dedicava-se ao estudo e cultivo de plantas novas que os mais doutos não conheciam e, mal lembro, descobrindo segredos certos, a todos os antigos encobertos.

Vinha eu da alfândega de Diu para a de Goa quando o encontrei pela primeira vez. Julguei que fosse, tão-só, um comerciante de especiarias, pois nessa qualidade me procurou. Mas porque, em razão disso, o visitei em sua casa, vezes várias e também na casa de uma jovem nativa onde ele pernoitava, soube que era médico tido em muita nomeada pois fora físico do capitão-mor do Mar das Índias, Martim Afonso de Sousa e, mais tarde, do Grande Hospital de EI-Rei, em Goa.

Desde muito se dedicava ao estudo das plantas da Índia que cultivava num horto em sua casa, ao mesmo tempo o local onde fazia observações e experiências e onde armazenava as plantas para depois as vender.

Era homem duro e amargo, nervoso e irritável, de pequeno porte, mas de compleição larga que, pelo murmurado, fora muito infeliz no casamento. Punha grande porfia no seu labor de botânico e médico. Era homem assaz rico, dado a uma vida sem peias, gostando de frequentar a nobreza, os capitães-mores, os comerciantes graúdos e os dignitários indígenas.

Por algum tempo fiz com ele amizade, pois me lembrava de meu tio D. de O. e do seu amor pelas plantas, todavia só pelas que tinham virtudes medicinais, o que não era o caso de G. de O., tão grande sábio quanto próspero negociante.

Lembro-me que se dizia em Goa ser G. de O. filho de judeus e herético, o que nunca confirmei pois sempre o vi cumprir, fielmente, os preceitos da Igreja Romana, certas vezes na minha companhia.

Chamavam-Ihe em Goa, na época, o Ervas.

Há pouco tempo deram-me notícias sobre o livro que publicou, grande tratado acerca de plantas e drogas. Dele devem constar os versos que escrevi em seu louvor, dos quais não tenho cópia e só recordo alguns, tais os que transcrevo no livro.

 

XXXI) Quanto mais conhecia os trabalhos da vida, tanto mais Ihes temia os perigos, pelo que nesse tempo me não aventurava a empresas que ignorava e disso é exemplo o caso narrado.

Durante os muitos anos em que fui estouvado e desvirtuoso, sempre me julguei protegido pela alma da minha amada e é bem verdade que o seria, pois todas as desgraças que sofri, as paixões e os martírios, não me deram a morte que um dia virá. Há muito a mesa está posta e, se não vier ao jantar, virá à ceia, tão certa é, como incerta a sua hora.

Mas, no amor, cada um é ele mesmo e aquele que ama. A alma do amador é o ser amado. Comigo andou essa alma pura e tão cheia de virtudes, até ao dia em que a senti abandonar-me. A hora está prestes. Vou-a experimentando no corpo, em este ano de 1571, temeroso já que não me baste o tempo para completar esta obra, a única que de mim ficará, perdidos todos os meus versos e a crónica da China e do Japão.

Narro o facto, mais o pavor tido por o enfrentar e como foi a minha fuga da ilha de Tanixumá para Malaca e Índia e como embarquei na nau de S. Bento.

Poucos foram os meses vividos em Coimbra onde era copista no Colégio de Jesus. Um terrível encontro com um fidalgo de Lisboa, a quem devia honra desde os meus dias na Casa da Índia, levou-me a um duelo de que vim ferido e ele morto.

Na mesma noite me conduziram à Guarda mas de lá fugi para Espanha e depois para Itália. Foi dolorosa a viagem a Roma onde ninguém me conhecia e fui tratado como lacaio em casa do cardeal. Até que vim para esta cidade, sob outro nome, suportando a miséria, ocupado em escrever os meus infortúnios, sem curar de mais, por nenhuma esperança pôr em voltar à pátria.

Antes de escolher esta derradeira morada, fui-me à Índia, na companhia de um clérigo espanhol, ali mandado à Companhia de Jesus, pelo cardeal.

Mal chegado, porém, me afastei dele por ter encontrado em Diu um fidalgo do tempo vicioso de Lisboa (sempre a amizade dos viciosos desacredita e põe mácula). Na alfândega, por sua
influência, cometi desmandos que me levaram a Goa, no mesmo ofício.

Um ano, não mais, lá estive. Mas os maus colóquios corrompem e perdi-me, outra vez, na vida dissoluta pelos bairros da cidade. Fui coveiro, jogador, escriba de cartas, negociante de
panos e ervas más.

Um dia, embarquei para a China num barco cossairo e aventurei-me por suas terras e do Japão, como escrevo neste livro. Até ao regresso em 1554. Vinte e seis anos tinham passado desde que saíra de Lisboa. Cheguei tão pobre quanto fora, sem os meus bens que eram os meus versos e os papéis que deixei a F. M. P.

Um dos enganos em que se atola o género humano é o de julgar que as coisas do mundo são firmes e estáveis. Enfim, reconheci como era falso tal pensamento. Tudo passa, nenhuma coisa está. E se alguma nos fica firme na alma ou no corpo é a dor, o desengano, a traição.

Não soube que a verdadeira ciência e a verdadeira bem-aventurança não se podem apartar da virtude que em mim foi pouca por ter recusado que a vontade se submetesse ao império da razão. Certo é que, em meus versos, sonhava e cantava o amor como refrigério da vida separada que vivia e exaltava a minha Pátria como farol do mundo. Não me restam, porém, forças e tardo e boto é, agora, o engenho para a eles voltar. Quantas vezes caí, quantas vezes tropecei, quantas vezes errei, quantas vezes a fortuna me desfavoreceu, quantos versos escrevi em que chorava a minha tristeza e o meu arrependimento, no propósito de não voltar a cair. Todavia, me deixei sempre vencer pelas paixões indignas da alma e das coisas corpóreas.

Muitas foram as pausas de meditação para que de tal caminho me afastasse. Mas só Deus é o mestre da veríssima sabedoria e o que via à minha volta era o menos preço que se dava à virtude, a troça à honestidade, o nojo à pobreza e, acima de tudo, se dulcificavam e idolatravam a riqueza e a ostentação, o vilipêndio e a calúnia, a traição e a fama, a glória vã e a oca vaidade.

Nunca sofri do erro da impiedade, porém frágil foi a minha vontade, como se as coisas ideais se mostrassem mui fracas perante o desconcerto e a mudança do mundo.

A paixão da juventude feneceu com os anos corridos e jamais, na carreira da vida, encontrei o que a substituísse, salvo o amor do verso para que de mim ficasse memória tão cheia de benignidade que se pudesse esquecer o que fui e os males que me quebrantaram a virtude.

Agora, vindo próximo o termo da vida, acho meu discurso vão e inútil. Só na aparência as coisas mudam ou mudarão e sempre assim serão os homens.

Por Isaías, disse Deus que havia de criar um novo céu e uma nova terra. Que naquele Ele me receba, em sua infinita mansidão, eis o que ainda desejo, na hora em que do meu catre, neste calor sufocante de Agosto, diviso as altas serras do Portugal, a que tanto quis servir e que, por seus homens, tantos obstáculos me levantou e com ferida de morte me trespassou ao longo dos anos do século em que vivi e vivo.

E pois que, por enquanto, vivo, forçoso me é que continui este livro, até que meu aflito ânimo se extinga.

Em nota adiante vos falarei de D. do C., o cronista, que foi meu amigo quando do Japão regressei a Goa no ano de 1553, sendo vice-rei...