Como o outro que diz (Ao Mário Cesariny)

 

NICOLAU SAIÃO


 

I

O que os meus olhos seguem nesta vida

tem mais perversidade do que manha.

Não está sempre perdida

não é sequer estranha.

É um pescoço

rodando lentamente para o lado da sombra

para o lado da barca dos primos de Cacilda

franja por franja correndo o espaço morto

tão depressa coitados como se fossem de mota

ou sobre o rio

sem margens

sem o batuque doido extremamente caligráfico

da água interior

dos nomes.

 

E os cabelos   os cabelos do mundo

estão sobretudo aqui

nesta cadeira branca simulando o silencio

a quinhentos quilómetros a oeste do mar

equidistante   gélida   submissa

detendo-se de súbito na sua própria agonia

muito perto   demasiado perto

do jardim diurno dos réprobos cuja candura

acende

e se dissolve

se dissolve sem mágoa

uma e outra vez   e ainda uma outra vez

no colo amarelíssimo de Rosaíris.

 

Escuta   por favor

escuta

não os enganemos    nunca

A voz que me sopra junto ao tímpano

vem de muito longe    vem de muito longe

tão morta como viva

e em vez de dizer arcano diz madrugada

e em vez de dizer o mundo diz fogo-fátuo

virgem    montanha    almofada

diz os catorze nomes que é proibido ouvir

diz o dia e a hora de todos os demónios

e um corpo que se agita por baixo das arcadas

no Alentejo da Europa dos automóveis por dentro

buscando a clareira imprecisa dos cemitérios

em Sintra   na Ericeira   nas ruas de Lisboa

nos locais onde canta a raparigataúde

imersa em claridade

em cuspo

em chuva.

 

No entanto, no entanto

é preciso sim senhor desesperar

digam lá por favor que é preciso

andar de novo ao longo da estrada de tijolo

adormecer cantando nos túneis    que maçada

e defecar do alto duma árvore

para cima da moleira de Adonai

depois olhar as estrelas que surgem dessa vasa

e recuar para o sítio onde o barco dissimula

a sua rama suja do Oceano

esperando a tardinha   o vento morno

a negra Primavera e o rei do bosque maldito

com barbas adejando como um estandarte louco

no seu retrato igual ao rosto do emparedado

na selva da distancia

que ninguém

nem mesmo nós

conhecemos.

 

II

Todavia o homem-mosca bate que bate

a a mulher-gafanhoto sopra que sopra

e o senhor-fantasma rema que rema

entraram já na casa inconquistável

e nada deixaram de pé

e eis que de repente há alguém que se interrompe

perto do braço-bandeira a oriente da aurora

e tudo fica escuro, serenamente

como colunas raras de cimento

na cauda sexual do elefante por fora

cujas presas bem limpas desfizeram o dia

levemente atmosférico

sobre a areia do universo   no país onde o choro

é só até ao estômago

e alguém espera   tremendo   que o fresco sangue de Alceste

o outro sangue

seja a calamidade e a angústia

que não vão de avião para nenhum deserto

nenhum glaciar horrificado

nenhuma cama especiosa nenhum comboio sem lágrimas

nenhuma taberna de Alcântara onde o sarro dos anos

se descobre no salto da pantera

que galga o passeio de azeitona na boca

de axilas escurecidas

cujo suor excessivamente espesso

é bem o resultado fiel do habitante da cubata

com um diamante escondido numa ferida

o filho infiel da oração dos marinheiros de outrora

a rua do mundo que desemboca numa laje circular

em frente do lago pútrido

aguardando sem minutos desaproveitados

os que gemem  os que se cobrem de negrume

os que nada querem imenso

e só sabem sonhar em termos de ave ou de horizonte

de rato semimorto encontrado num jardim

de árvore

de meio-homem de Epaminondas os sustos

duma Lisboa sem língua

de janela de um país efémero

de constelação trepa que trepa, enfim

de mancebo de pouco futuro desaparecido

de todos os barulhos da Terra.

 

Mas convém, ó meus amigos de infinito

que tudo seja aquilo que sabemos

e fazemos

o perfil ardente sorvendo o rio trovejante do mundo

a garganta trémula dos lobos ao longo dos carris

sob os tectos

da cidade repleta de ferrugem

e cal tocando o horizonte

ferido como o braço rasgado arrastando sangrentos

embrulhos para a campina solitária

para a babugem da praia na linha de água do mar

onde os peixes ficaram nessas pedras nesses recantos

tão conhecidos por Ahab, o capitão louco

e o seu tubarão vermelho.

 

Entretanto o poeta cabisbaixo os bantus e as aves

lá vão ao longo das avenidas

nesses táxis que usávamos sob um trémulo firmamento

na Praça do Intendente onde numa noite de repente

as palavras mais simples se velaram nos nossos lábios

como os de Bulgakov, como se fossem de Margarita.

 

E uma luz assombrada

abominável     aos solavancos

crescia em todos os pontos cardeais

em todas as coisas que se divisavam

ao vicejar da treva

entre os degraus dum largo sem nome e sem lugar

na mão tremeluzente, na chave de novo achada

para trespassar todos os símbolos

quando o homem de cinzento erguia no seu chapéu

entontecido e prestes a partir

uma agonia lírica, clássica, regionalista

 

para todos os rostos destroçados.

 

Jazigo de Mário Cesariny

NICOLAU SAIÃO

[na folha volante de Agosto 86 do “Bureau Surrealista Lisboa Alentejo” de MC/ns]