JOÃO GARÇÃO
Os jardins encantados

INDEX

Jardim das Tormentas I e II
Jardim dos segredos
Neste jardim à beira-mar plantado I e II
Primavera no jardim

Os jardins encantados

O meu primeiro jardim foi o quintal da madrinha Francisca. Havia rosas, dálias, vasinhos com manjericos e outras flores que eu não conhecia. A certa altura, quando ainda não chovia ou chovia pouco a laranjeira enchia-se de flores pequeninas, brancas, lindas que faziam alergia ao meu pai e ele espirrava e franzia o nariz e eu e o mano fartávamos de rir mas era por brincadeira. A seguir tive um jardim que era quase só meu, pois ficava ao pé do Cinema, nas traseiras da parte da Geral e quando eu descia para a Escola nunca, mas mesmo nunca, havia lá ninguém.

E depois, já muito grande e misterioso, foi o jardim da Corredoura. Aí já havia pessoas pelos bancos a ler, malta a namorar e se eu tivesse sorte no passeio o ti’ Tranquilhas passava e lá ia um ou outro barquilho ou chupa-chupa.

Depois cresci.

Tive jardins em Coimbra, ao pé do Santa Cruz onde treinava co’a Briosa, lá para os lados de cima perto do Penedo da Saudade e antes de se chegar à Baixa.

Em Florença e Aix-en-Provence também havia e muito belos mas falavam todos estrangeiro. As fotografias que lhes tirei, contudo, ficaram como se as tivesse traduzido.

Já vi jardins onde havia neve mas quando os recordo tenho sempre uma sensação calorosa.

João Garção

Apenas

"Naturarte" e "Lápis de Carvão"
Comunicações aos colóquios em livros de cordel, publicados pela
Apenas Livros Lda.

Outros espaços da ciência no sítio:

Jardins

Naturalismo

Naturarte

Outros espaços da espiritualidade no sítio:

ISTA - site do Instituto S. Tomás de Aquino

Espirituais

Alquimia em Portugal - António Amorim da Costa

La Langue des Oiseaux - Richard Khaitzine

Mapa - Cibercultura - Teatro - Zoo - Poesia - Letras - Surrealismo - CICTSUL

DIREITOS RESERVADOS
Sendo o TriploV uma publicação com fins exclusivamente culturais, cremos não usar indevidamente textos e imagens. Mas se tal acontecer, pedimos que o facto nos seja comunicado, para os retirarmos.

triplov@triplov.com
PORTUGAL

 
 
   

Última Actualização:
06-Apr-2006