Clítoris

MARIA ESTELA GUEDES
Enviado para «Ixquic: Antología Internacional de Poesía Feminista»


 Milhares de mulheres

Anualmente

Sofrem agressões físicas

Sob a diagnose antropológica

E médica de «mutilação

Genital feminina»…………………………………………..

 

Não na pátria de Ísis

Não no Iémen

Nem no Senegal

De onde tais práticas são conhecidas,

Sim em França, em Portugal,

No mais civilizado continente,

Este que em Paris fez brilhar como símbolo

Material e espiritual

A Luz que nos esclarece a mente.

 

E também

Como tremendo disparate

É uso lancetar com lâmina fina

Esse botão de carne sensível

Que endurece e como delicado pénis cresce

Entre certos grupos índios da

Inesperadíssima Colômbia………………………………..

 

Porque se repetem os gestos antigos

Em partes do mundo outrora sem parentesco

Nem conexão geográfica?

Ter-nos-ão os deuses instruído?

Pelo seu desejo de penetração?

Ou porque em dada altura

Teria sido esse o melhor remédio?

 

Ou terá sido o nosso ancestro símio

Ainda caudado e repulsivo

O autor de tão macabros autos?

Chamaremos nós Tradição

Ao conjunto de atrocidades

Do nosso Pai, não Adão, sim o Macaco?

 

Mutilemos a genitalia feminina!

Rasguemos, cortemos a pele frágil,

Na sua humidade tímida………………………………………..

Porquê? Com que objetivo?

Se a cência só sabe que esse botão

A que Orson Welles chamou rosebud

É o órgão do prazer feminino

Eu, com o privativo saber de mulher

Garanto que o clítoris é o órgão

Próprio para a fêmea selecionar o macho.

 

Escolhe o que não tem pressa,

O que aspira o perfumado botão  de rosa

O que saboreia, o que delicadamente

Aflora a pele com um beijo,

O que acaricia, o que nunca afasta do teu

O corpo dele……………………………………………………

Escolhe, ó mulher!, o que te sacia

Sexualmente, o que te dá proteção e filhos

E não o que é dono de searas e carneiros, músculos,

Pénis grosso e comprido!

 

E assim, impossibilitando a mulher de escolher

A tradição, a religião, o homem, o Estado

Fosse lá quem fosse

Pôs termo à sabedoria feminina

E passou ele a reinar

Mandando capar as meninas.

 

É certo que tais práticas

Figuram no código penal

Como ofensas corporais

E são punidas pelos tribunais.

Hoje é uma vergonha até

Precisarem esses gestos símios

De menção no livro das leis.

O avanço que sobre a mutilação faraónica

Já tomámos, deuses santos!

Milénios passaram mas, diz-se, os neandertais

Permanecem entre nós…………………………………………………………..

 

Claro que sim, a lei é mil vezes mais avançada

E democrática do que as práticas ancestrais

Dessa tradição que desculpa o crime

Com razões religiosas e tribais.

 

Deuses e sacrifícios!

Como se Deus, tendo existido,

O clítoris não tivesse criado

Por ser preciso!

Deus a exigir terror e sangue

Flagelação e mulheres desvairadas

Mortandade………………………………………….

Mas que Deus seria este psicopata

Sedento de sangue e gritos?

Já o Macaco a erguer-se sobre as patas

O cérebro ainda enevoado

As emoções em bruto e o medo de ser

Ferido, roubado ou comido

É mais convincente como autor

De tantas atrocidades.


Maria Estela Guedes (1947, Britiande, Portugal). Dirige o Triplov e a Revista Triplov de Artes, Religiões e Ciências (www.triplov.com). Escritora, cultiva géneros vários, entre eles, poesia e ensaio (diversos títulos, em Portugal e no estrangeiro). Neste campo, tem dois livros sobre o poeta Herberto Helder: Herberto Helder, Poeta Obscuro, Lisboa, 1979; e A obra ao rubro de Herberto Helder, São Paulo, 2010. No ensaio, a referir trabalhos sobre a Carbonária e sobre temas de História Natural. Em 2017 viu publicada uma antologia de poemas bilingue, traduzida em romeno, Dracula draco, com chancela da Academia Internacional Oriente-Ocidente. Como dramaturga, foram levados à cena dois espetáculos seus: O lagarto do âmbar, na Fundação Calouste Gulbenkian, em 1978; e A boba, no Teatro Experimental de Cascais, em 2009, com encenação de Carlos Avilez.