Procurar textos
 
 

 

 

 







ADOLPHO FREDERICO MOLLER

...
...

MOLLER, A.F. (1878) - Catalogo das plantas medicinaes que habitam o continente portuguez. Coimbra, Imprensa da Universidade. Segunda impressão, 1882.

MOLLER, A.F. (1893) - As Cinchonas. Extrahido da Gazeta de Pharmacia, anno II, nºs 3, 4 e 5. Lisboa, Typogr. Eduardo Roza, Successores. 12 p.. Moller era Chefe dos trabalhos práticos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra . Género Cinchona. Louva a introdução da Cinchona em Java. "O maior impulso, porém, que ali [em Java] se deu data de 1852, devido ao dr. Hasskarl, que foi ao Peru, com o nome suposto de J.K. Mueller, colligir sementes e plantas, especialmente do grupo das Calisayas". De 36 espécies só de 12 se pode usar a casca. "Neste numero não entram algumas variedades nem tão pouco as hybridas". "A maior parte das especies habitam a uma altitude de 1:665 a 2:665 metros acima do nivel do mar, porém algumas ha que se tem encontrado a 3:665 metros e outras a altitudes inferiores, como por exemplo a 665 metros". Viu em 1885 as plantações de Cinchonas na ilha de São Tomé. As primeiras tinham ido em 1864 por indicação de Welwitsch. Crise grave do café entre 1878 e 1885 em consequência da baixa do preço. O primeiro agricultor que começou a desenvolver a cultura das quinas foi J.A.Dias Quintas. Para isso abriu uma nova roça, a do Bom Sucesso, situada a 1015-1250 metros de altitude, que confinava com a de Nova Moka, também propriedade sua. Nesta altura havia plantadas ali 1.600:000 cinchonas, na sua maioria C. succirubra Pavon. A Sociedade Luso-Africana, ao Lumiar, em Lisboa, era uma fábrica para fazer sulfato de quinina. A sociedade era composta por cultivadores de cinchonas em São Tomé: José da Costa Pedreira, Nicolau José da Costa, Frederico Biester e José António Dias Quintas. Quem primeiro se lembrou de fundar a fábrica foi José Júlio Rodrigues, recentemente falecido, professor de Química na Escola Politécnica de Lisboa. Anota trabalhos importantes sobre as quinas. Bernardino Barros Gomes, em 1864, publica artigo sobre a cultura das plantas que dão a quina. Julio Henriques (1880) - Instrucções praticas para a cultura das plantas que dão a quina.

MOLLER, A.F. (1894) - Algumas palavras sobre as Palmeiras. Extrahido do Jornal de Agricultura e Horticultura Prática. Porto. Dedicado ao Comendador Jacinto Carneiro de Souza e Almeida, proprietário da Roça Porto Alegre, em São Tomé. Incluído no livro de homenagem a Julio Augusto Henriques. O Instituto, LXV, 1918, 8 págs.. Outros homenageadores: Bento Carqueja, Gonçalo Sampaio e António Xavier Pereira Coutinho.

MOLLER, A. F. (1894) - Notas sobre a fauna da Serra do Suajo. Annaes de Sciencias Naturaes, Porto, I: 42-44.

MOLLER, A. F. (1894) - Uma excursão à serra de S. Gregorio. Annaes de Sciencias Naturaes, Porto, I: 145-150.

 
 
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira