Introdução: · O que se escreve não é tudo na vida, nem
mesmo o mais importante. Mas também não deixa de ser verdade que “os
escritos permanecem”, ao passo que as simples palavras…“o vento as
leva”! Escrever é uma forma de lutar contra o esquecimento e a morte,
além de ser também uma valorização e um sinal de respeito pelo trabalho
dos nossos irmãos e Irmãs. Infelizmente, os Missionários da
Guiné-Bissau, tão generosos no trabalho pastoral e social, são
frequentemente bastante descuidados no sentido de fixarem por escrito as
alegrias e tristezas de seu trabalho missionário!
Mas, graças a Deus, também há alguns
Missionários que são sensíveis a este valor do testemunho escrito e é
graças a eles que o legado de cada geração se vai passando às gerações
seguintes e é também desta maneira que nos habituamos a experimentar e a
apreciar o valor e a felicidade de sermos uma grande Família espiritual
ainda em crescimento: a Igreja-Família de Deus na Guiné-Bissau, que
desde há mais de 400 anos se vem afirmando gradualmente no espaço
geográfico onde nos encontramos, com algumas páginas brilhantes mas
também com outras páginas sombrias, na sua missão de ser, apesar da
fraqueza humana de seus membros, “sinal visível” e “fermento” do Reino
de Deus inaugurado por Jesus Cristo, o Seu Mestre e Senhor.
· Com base
nestes pensamentos, comecei há vários meses a coligir os escritos dos
Missionários que viveram e trabalharam na Guiné-Bissau (mesmo que por um
tempo muito breve) e que escreveram sobre as várias realidades deste
país da África Ocidental.
Ao fim da recolha feita – e para surpresa
minha! - tomei consciência de que, apesar da recolha não ser ainda
exaustiva (algum dia o poderá ser?), ela revela já claramente que muitas
e variadas coisas foram já realizadas mas que, infelizmente, quase todos
os trabalhos escritos continuam ainda à espera de poderem ser impressos,
apresentando-se apenas como simples escritos “policopiados”, ou seja:
com um número reduzido de cópias, espalhadas por um pequeno grupo de
amigos e frequentemente de difícil consulta para o grande público. São
mais de 150 as obras aqui referenciadas, a maior parte delas dos últimos
50 anos, como é compreensível. No fim da leitura das mesmas, o leitor
poderá, também ele, julgar do seu real valor e novidade.
· Em termos
de apresentação exterior das obras recolhidas, para distinguir as que
são já impressas das que são apenas “policopiadas”, eu coloquei à frente
das policopiadas justamente a designação “Policopiado”. Das que são já
impressas, nada se diz, justamente para distinguir umas das outras mais
facilmente.
Ficaria muito feliz
e interiormente recompensado se viesse a saber que alguém, depois de ler
estas linhas, se decide a completá-las ou corrigi-las, com outras
referências aos trabalhos escritos de Missionários não referidos nesta
minha recolha, ou com o apontar de alguma incorrecção nos documentos que
agora apresento. De facto, não me iludo de que, em História, as recolhas
são sempre incompletas e, consequentemente, a Verdade histórica nunca é
definitiva !.
· Na
apresentação dos vários trabalhos escritos, seguirei a ordem alfabética,
apenas por facilidades de consulta. Vejamos então:
ÁLVARES (P.Manuel), Etiopia Menor e
Descrição Geographica da Serra Leoa (ano de 1616). Manuscrito existente
na Sociedade de Geografia de Lisboa. Ano de 1616.
AMBONA (António), La
famiglia Jola come fondamento della comunità cristiana e luogo della
“traditio” della fede. Tese de licenciatura em Missiologia, na
Pontifícia Universidade Urbaniana, Roma, 2009. Policopiado.
ANDREOLETTI (Luis), Ditus krioulos, isto
é, Provérbios da língua crioula, colhidos na Guiné-Bissau desde 1947
a 1984. Milão, s/d (1984?).
ARAÚJO (Avito Fernandes de), Problemática
matrimonial da disparidade de culto, no caso de alguém muçulmano com um
cristão católico. Uma proposta para a diocese de Bafatá. Dissertação de
fim de curso teológico no Seminário Interdiocesano de Bissau, em Direito
Canónico, ano de 2009. Policopiado.
BANHAL (Alberto Essondon), A Evangelização
no mundo Felupe. Dissertação de fim de curso teológico, no Seminário
Interdiocesano de Bissau, ano de 2010. Policopiado.
BARREIRO (Admir Cristiano), A figura do
Divino no mundo tradicional Balanta (Patche). Dissertação de fim de
curso teológico no Seminário Interdiocesano de Bissau, ano de 2009.
Policopiado.
BARROS (Marcelino Marques de), “Guiné
Portugueza, ou breve notícia sobre alguns dos seus uzos, costumes,
língua e origem de seus povos”, in Boletim da Sociedade de Geografia de
Lisboa, 1882.
BARROS (Marcelino Marques de), Sete Cartas
aos padres do Seminário de Sernache do Bonjardim, entre 1868 e 1878,
sobre variados aspectos da vida na Guiné, in Annaes das Missões
Portuguezas Ultramarinas, Almanach de lembranças luzo-brasileiro, etc.
Algumas dessas cartas foram já publicadas em nosso estudo “Subsídios
para a biografia do sacerdote guineense Marcelino Marques de Barros
(1844-1929)”, in Lusitania Sacra, 2ª série, 4 (Lisboa, 1992),
pp.438-455.
BARROS (Marcelino Marques de), “Guiné
Portugueza, Rios de Farim e de S.Domingos, rio de Bissau, as portas e as
chaves dos rios Boduco e Farato”, Bolama, 4-10-1880, in Annaes das
Missões Ultramarinas, 1889.
BARROS (Marcelino Marques de), “Literatura
dos Negros: contos, cantigas e parábolas”. Separata de A Tribuna,
Lisboa, 1900, pg.3-122.
BARROS (Marcelino Marques de), “A mancarra”,
in Revista portugueza colonial e marítima, 1897-98, vol.2º, 1º anno,
2ºsemestre, nº12, pp.797-801.
BARROS (Marcelino Marques de), “Carta ao
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pg.300-317: themas de syntaxe.
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Boletim da Diocese, nascido em 1979 e publicado com certa regularidade
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temporariamente em 2004, mas há já alguns anos que se encontra
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Guiné-Bissau. (Livro de divulgação sobre variados aspectos da vida e
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Verona no ano de 2004, com valiosas fotos de Alessandro Tosatto).
Fr. João
Vicente, ofm
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