Procurar imagens
     
Procurar textos
 

 

 

 

 


 

 

ANNABELA RITA
COR DA PALAVRA
 
 
PROJECTO
Faces da Literatura Lusófona

Duas colecções dedicadas à grande Literatura Contemporânea em Língua Portuguesa: "Faces de Vénus" (dedicada à poesia) e "Faces da Ficção" (dedicada à Ficção). Começando com a Literatura Portuguesa, abrir-se-ão, depois, às outras Literaturas de língua portuguesa.

"Faces da Literatura Lusófona" é um projecto de duas colecções dedicadas aos grandes Autores da Literatura Contemporânea Lusófona, a primeira iniciativa no género, a publicar no âmbito do programa editorial da Roma Editora. As colecções "Faces de Vénus" (Poesia) e "Faces de Penélope" (Ficção) começam com a Literatura Portuguesa, abrindo-se, em 2005, às outras Literaturas Lusófonas, integrando os seus autores mais representativos, recorrendo eu, nessa altura, ao apoio de especialistas das diferentes áreas (literaturas brasileira, angolana, moçambicana, etc.), como conselheiros científicos.

Tal como as concebo, assumem uma feição original no nosso panorama literário. Pretendem convocar grandes Autores contemporâneos (Poetas, Ficcionistas e Ensaístas) em volumes de co-autoria: o escritor e o seu(s) leitor(es) definirão a face estética do primeiro, perscrutando-lhe a obra édita e inédita, a face visível e a face oculta, quer na antologia (auto-) apresentacional do escritor, quer no ensaio sobre ele, da autoria do(s) segundo(s). Os volumes contemplam ainda uma bibliografia activa a passiva criteriosamente seleccionada. A partir de 2005, a abertura das colecções aos contemporâneos falecidos (ou em situação de saúde delicada) justifica, nesses casos, antologias elaboradas pelos ensaístas. Esse encontro com as grandes vozes da Literatura e da Ensaística em Língua Portuguesa, entendida como vasto território da Lusofonia, encenando o diálogo entre escrita e leitura, denunciando as singularidades autorais na própria concepção geral da obra (até na opção por um ou mais leitores e na escolha destes) e desvendando, até, obra ainda em projecto e o pensamento estético dos seus autores, fará das colecções um instrumento estratégico e imprescindível para o conhecimento da Literatura Contemporânea de expressão portuguesa, quer no plano nacional, quer no plano internacional."

"Faces da Literatura Lusófona" é um projecto de investigação desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos de Culturas Lusófonas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa ( http://www.fcsh.unl.pt/ceclu/projectos.htm ) com o patrocínio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Instituto Camões, concretizando-se com a publicação das duas colecções na Roma Editora ( http://roma-editora.pt/catalog/ )

Annabela Rita (Directora do Projecto)

 

 
Annabela Rita (n. 1958). Doutorada em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lisboa, em cuja Faculdade de Letras é professora. Integrou a MRPB - Missão para o Relatório sobre o Processo de Bolonha (2003-04) e, actualmente, é Conselheira para a Igualdade de Oportunidades do MCTES. Directora do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa, investigadora do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira (Universidade Católica Portuguesa) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, coordenadora de um projecto do Centro de Estudos de Culturas Lusófonas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, membro da Direcção da Associação Portuguesa de Tradutores, do P.E.N. Clube Português, da Associação Portuguesa de Críticos Literários, etc., além de integrar os Conselhos Consultivos da Fundação Marquês de Pombal e do Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, tem colaboração ensaística dispersa em periódicos e obras colectivas da especialidade em Portugal e no estrangeiro. As suas principais publicações: Eça de Queirós Cronista. Do "Distrito de Évora" (1867) às "Farpas" (1871-72), Lisboa, Cosmos, 1998; No Fundo dos Espelhos. Incursões na Cena Literária (vol. I), Porto, Edições Caixotim, 2003; Labirinto Sensível (em co-autoria com Casimiro de Brito), Lisboa, Roma Editora, 2003; Breves & Longas no País das Maravilhas, Lisboa, Roma Editora, 2004; O Mito do Marquês de Pombal (em co-autoria com José Eduardo Franco), Lisboa, Prefácio, 2004; Emergências Estéticas, Lisboa, Roma Editora, 2005 (a sair); No Fundo dos Espelhos. Em Visita, Porto, Edições Caixotim, 2005 (a sair). Tem a direcção de três colecções literárias: "Obras de Almeida Garrett" (Edições Caixotim), "Faces de Vénus" e "Faces de Penélope" (Roma Editora).