Procurar imagens
     
Procurar textos
 

 

 

 

 


 

 

ANNABELA RITA
COR DA PALAVRA
PROJECTO
Faces da Literatura Lusófona

FACES DE VÉNUS

"Labirinto Sensível" apresenta um percurso pela obra de Casimiro de Brito, édita e inédita, através de um ensaio da autoria de Annabela Rita, de uma Antologia Pessoal do poeta e de uma Bibliografia desenvolvida. O que se evidencia são as linhas de força da obra de um poeta que tem deambulado uma vida inteira pelos labirintos da escrita: são as vias, as vozes e as visões de um mundo que não se deixa captar, mas que o poeta vem obsessivamente transcrevivendo. Labirinto Sensível sublinha também as relações que a obra de Casimiro de Brito mantém com as tradições estéticas (ocidental e oriental) e com a contemporaneidade que, na obra deste poeta, se revela nas suas duas vertentes essenciais: o regresso às fontes e a intensidade inventiva. O que essencialmente se procura dar a ler é uma obra in progress, labiríntica, dramática, inovadora.

VER:
http://roma-editora.pt/catalog/

 

Faces de Vénus

 

 

Ao Leitor

Imaginemos.

Uma galeria de volumes delineando um itinerário pela Poesia Contemporânea de expressão Portuguesa: “Faces de Vénus”. Começando com a Literatura Portuguesa e, depois, abrindo-se a todo o Território Lusófono. Em cada volume, um poeta e o(s) seu(s) leitor(es), diante do canto e do seu mistério: observando percursos, desvelando fantasmas estéticos, sondando inéditos e  projectos. Olhares cúmplices reflectindo sobre a enigmática opacidade do mundo e do signo poético, em busca de uma face múltipla que sempre se recusa. É por isso que os poetas revisitam o mundo e os seus leitores revisitam a letra.

O primeiro volume da galeria é este, anelante do vosso acolhimento.

Annabela Rita

(Direcção da Colecção)

Texto de Teolinda Gersão na sessão de lançamento do Projecto e de Labirinto Sensível no Instituto Camões, a 28 de Outubro de 2003 (http://www.triplov.com/letras/teolinda/index.html)