Procurar textos
 
 

 

 

 



 





:::::::::::::::::::::::::::::::::Ana Luísa Janeira

 NOTAS DE VIAGEM*
SOBRE FORMAS DE GLOBALIZAÇÃO HISTÓRICA
EM MISIONES

apêndice 3 
APRESENTAÇÃO DO PROJECTO INTERNACIONAL "MEMÓRIA PELAS RUÍNAS : NATURA, CULTURA E CIÊNCIAS NAS MISSÕES JESUÍTICAS GUARANI" (1)

Fruto do expansionismo jesuítico na América do Sul, os chamados 30 Povos - superfície igual à da França, hoje Sul do Brasil, Norte da Argentina e Paraguai - constituíram uma realidade humana, social e cultural única (1610-1767), fortemente cobiçada por portugueses, paulistas e espanhóis, a que o Tratado de Madrid (1750) - entrega a Portugal dos 7 Povos, em troca da Colónia do Sacramento, cedida à Espanha - e a expulsão dos jesuítas muito contribuíram para dizimar, com consequências múltiplas: dispersão de um povo, com sua identidade e cultura, ruína progressiva da arquitectura e do urbanismo remanescentes. Aspectos que continuam a não ser devidamente assumidos pela memória geral dos intervenientes históricos, como não foram ainda trabalhados numa cooperação marcadamente interdisciplinar.

A concepção geral terá como primeiro objectivo despertar interesse para os meandros à volta deste sonho jesuítico - misto de estratégia e de aventura, de saber e de poder - nos trópicos. Como também, o que pode indiciar esta configuração complexa, feita de jogos diplomáticos marcados por tensões ibéricas, de que resultou uma continuada perda de identidade e a instabilidade futura do povo guarani. Procurará, finalmente, mostrar o impacto deste território: das Cataratas do Iguaçu à beleza dissipada pelas ruínas, ou da harmonia Natureza-Cultura aos programas científicos em curso, para as conservar.

Assim sendo, Memória pelas Ruínas: Natura, Cultura e Ciências nas Missões Jesuíticas Guarani pretende preencher um vazio, através de uma investigação fortemente interdisciplinar entre ibéricos e sul-americanos, segundo preliminares epistemológicos presentes na descrição do povoado missioneiro que se apresenta a título de exemplo.

 
(1) Texto que serviu de base à participação no Colóquio Internacional "Missionação no Império Português: Teorias Historiográficas e Novas Metodologias de Investigação", Lisboa, Novembro 2006

 NOTAS DE VIAGEM-INDEX

ANA LUÍSA JANEIRA . Professora Associada com Agregação em Filosofia das Ciências do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa .

Rua Ernesto de Vasconcelos, 1700 Lisboa, tel. 351.217573141, fax 351.217500088 .

Co-fundadora, primeira coordenadora e actualmente investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL) .

Instituto de Investigação Científica Bento da Rocha Cabral .

Calçada Bento da Rocha Cabral, 14 - 1250-047 Lisboa

janeira@fc.ul.pt . aljaneira@sapo.pt