O território de Missões (Nordeste da Argentina, Sul do Brasil e Paraguai) tem dentro de si uma singularidade histórica, pois foi revelando, ao longo dos séculos, a qualidade de mostrar grande abertura ao acolhimento.
Na verdade, nele ocorreu uma capacidade de abrigo muito especial, guardando no seu passado acontecimentos onde se destacaram duas chegadas fundamentais: os jesuítas e os emigrantes.
Infelizmente, verifica-se um vazio entre ambas, a ponto dos habitantes integrarem mal esses dois momentos: por um lado, a realidade missioneira não é devidamente incorporada no quotidiano, não ajudando à definição de uma identidade cultural, sendo que esta é ainda mais necessária em tempos de globalização; por outro lado, os aborígenes não estão sendo devidamente integrados, continuando numa procura interna de si mesmos, não sendo ouvidos nas suas demandas.
Assim, a complexa situação deste território merece uma reconfiguração da realidade guarani-missioneira, tendo em conta que esta cultura deve ser valorizada como a estrutura primeira onde ele foi modelado.
Neste sentido, é importante que se estabeleçam dinâmicas e concretizações que permitam que todos os seus habitantes adquiram uma formação básica, para que reconheçam um fundo cultural comum, o que terá de envolver um mais intimo conhecimento mútuo.
Segundo uma perspectiva educativa voltada para a necessidade de destacar as capacidades que os jesuítas conseguiram encontrar nos nativos, tem de se salientar que as oficinas corresponderam a uma filosofia bem determinada e precisa sobre o modo de estabelecer os contactos.
Se é certo que havia um fundo comum de condições requeridas para garantir a sobrevivência, a que os padres davam especial atenção, também é certo que as oficinas traduziram a materialização de um modelo inaciano adaptado à realidade envolvente. O que significa desenvolver apetências em que o manual e artístico se encontram integrados como elementos de autoprodução e de autoconsumo.
COORDENAÇÃO
Geral – Ana Luisa Janeira
Local – Rita Bulffe (área educativa), Lorena Halberstadt (área artística)
EQUIPA
Argentina
|