A cortina careca

ZUCA SARDAN & FLORIANO MARTINS

Discreta homenagem a Ionesco


ZUCA SARDAN

No blog Megafone, de Raul Milliet, saíram hoje dois artigos, A dança dos deuses, sobre Maradona, com a foto de um enorme painel do Zuca Sardan para a Capela Sixtina, O milagre do gol… Papa Ponchito, torcedor argentino, é favorável à sua colocação na Capela, mas conta com maciça oposição do Conselho dos Cardeais.  Raul Milliet ora pediu-me para ajudar a espalhar a notícia…  no que aliás Fidel Castro e Lenine se adiantaram, por escolas e hospitais, inclusive no Lyceo Pytanga, onde contaram com o apoio do Reitor Finel.

 

DOC FLOYD

Certamente o grande mequetrefe do futebol mundial havia descolado um tablete prensado de bom pó com um dos coroinhas da Lapela Sixtina. Sempre te vi mais a fim do Milagre do Goliardo Borges, de quem o Papa Ponchito deveria estar mais enrabichado, graças à tecelagem familiar onde são tecidas as tramas mais rocambólicas da sociedade argentina.

 

ZUCA SARDAN

Exato… Buenos Aires, Roma e Firenze têm as mesmas maquiavélicas obsessões…

 

DOC FLOYD

Em meio a isso tudo, só nós dois seguimos fazendo gols de placa, sem comprar as placas de gol.

 

ZUCA SARDAN

Pois é… Já furamos as redes das traves dos mais variados estádios… Mas… os juízes anulam, e os cartolas fingem que não viram. E nosso clube então… Lanterna de Sokrates, segue esquecido na 3ª divisão… competindo com times de loucos, drogados e psycopathas…

 

DOC FLOYD

Não dividimos mais nada, é a solução (de bicarbonato com raspa da pedra pomo) para a reconfiguração do mundo, conosco somente escaparão as aves do céu e os umbigos cristalinos do mico coração de leão…

 

ZUCA SARDAN

O Monopólio da Revolução pra Lanterna de Sokrates! Protestos de Bilula, e dos Esquerdistas Rebulicionários.

 

DOC FLOYD

Nas feiras do tipo TudoTem chove bugigangas rebulicionárias de toda cor e forma, inclusive um sem-número de versões falsas das lanternas socráticas. Dizem que em uma delas foi inserido um feto do Trilula, daí que as vendas tenham disparado.

 

ZUCA SARDAN

Marquês de Sade engrossou o caldo.

 

DOC FLOYD

Este há muito engrossa o caldo de caridade com o próprio esperma e come bastante beterraba para escrever com a urina vermelha.

 

ZUCA SARDAN

Baixou o santo…

 

DOC FLOYD

Outro dia ele mesmo me disse que se baixasse alguma santa daria uns traços nela, o que no dizer sadiano vai dar direto na rua do estupro…

 

ZUCA SARDAN

Realmente o Marquês não sossega… Está… solto!…

 

DOC FLOYD

Bretão Solúvel nem de longe imaginava a tolice de filiar o Marquês de Saldão ao clube do amor, da poesia e da liberdade. Já pensou na refestança no Bar de Vênus?

 

ZUCA SARDAN

Ninguém sabe porque o Bretão resolveu colocar o psicopata no ápice do Surrealismo… a não ser para sacanear o burguês… Só Buñuel e Salvador souberam tirar humor do sucedido… no L’age d’or

 

DOC FLOYD

Os dois espanhóis fizeram das tripas de Bretão o coração de seu humor lancinante e Buñuel com Lorca vestidos de freiras escrachando dentro de um ônibus em Madri eram tudo o que Bretão jamais conseguiu ser…

 

ZUCA SARDAN

Na tela, retângulo preto, com letras em arabescos – – – FIN

 

DOC FLOYD

Depois a fita ficava correndo na maquininha até o fim, despregava do carretel, o filme caía no chão, e se perdia por entre as pernas da multidão…

 

MULTIDÃO

BRAVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

 

DOC FLOYD

Manhã seguinte, cedinho, a turma da limpeza acha brincos, camisinhas e amendoins no carpete…

 

ZUCA SARDAN

Acho que agora, definitivamente, acabou.

 

DOC FLOYD

Por um instante, nada acaba. O próprio fim antecede o princípio. Tenho remoído sobre essas peripécias do tempo por conta do romance que rascunho…

ZUCA SARDAN

Exato!!! O próprio fim antecede o princípio!… A Serpente Ouroboros…

 

DOC FLOYD

O princípio da tecnologia de reversão. O futuro dando pistas ao presente.

 

ZUCA SARDAN

Bravoooooo… bela tirada!…

 

DOC FLOYD

O que tira atira na tira atirada do tiro.

O gato engoliu a língua três vezes.

A torta de morango não tarda a esfriar.

 

ZUCA SARDAN

O gato tem sete línguas … Mas só mostra uma cada dia.

 

DOC FLOYD

Quando a gata Fabiana pariu surrupiou as sapatilhas de Noé e nelas aninhou seus 7 gatinhos.

 

ZUCA SARDAN

Passas do Marquês de Sade pro Walt Disney com a maior facilidade!…

 

DOC FLOYD

Qual nada! Esses 7 bichanos são do espólio do Nelson Quaresma, que certa noite invadiu o Canil Central para roubar passas.

 

ZUCA SARDAN

Nelson Quaresma morreu das mordidas dos molossos do Canil. A Morte às vezes se apressa, só pega a foice e chega pelada pra ceifar o freguês.

 

DOC FLOYD

Daqui não passarás, disse a ceifeira. Mas o escarcéu já estava no ar. A bicharada vinha de todo lado.

Quaresma logo pensou em nova peça: O vestido de noiva de dona abelha.

 

ZUCA SARDAN

Dona Abelha vai casar com um rapaz distinto, mas muito zangão, com asas de brim não encolhe.

 

DOC FLOYD

Zangão Zangadão não pensou duas vezes, ia por dona abelha nos eixos e vender mel a valer, uma Vale do Mel Doce ele montaria…

 

ZUCA SARDAN

Nenhuma espécie de atividade insetífera é mais alimentícia do que o mel, e nada sobrevive de tão valioso dum passado desjejum como uma chave para a reconstituição da História culinária de uma Nação.

 

DOC FLOYD

O mel e a seda foram os dois rios caudalosos da riqueza humana, até a chegada da prata, seguida pelo silício. Hoje o planeta violentamente se satisfaz com soja e boi. No Grande Mercado não há menor cotação que a das almas injuriadas…

 

ZUCA SARDAN

BRAVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!! Palmas ensandecidas da platéia em delírio, cai com estrondoso baque a…

 

CORTINA

KATAPLAAAAFFFFFFFFFFFFFF !!!

DOC FLOYD

Essa cortina está uma molengona, a toda hora caindo de madura, dura nada, mal dura, a mais pura fantasia… Cai a nuvem repleta de chuva, cai a pena do falcão peregrino, já se sabe, tudo cai, porém nada como a cortina que de tanto cair agora é a prima dona.

 

ZUCA SARDAN

O rádio possante de mogno ressoa na voz do Licenciado Astrogildo, perdigotoso e apocalíptico:

ASTROGILDO

Prezadas Cenouras y Cabalheros de nossa dialética plateia!…

 

PLATEIA

(dança de cossacos) Racatraca – Racatraca-Traca-Traca!!! …

 

ASTROGILDO

Bravooooo!!! Belíssima quadrilha libanesa!!! Com vossa estrepitosa expansão de explosivo entusiasmo comovestes nossa sensível Cortina que caiu de frêmita emoção!… os autores do capolavoro e o diretor de nossa equipe internacional, emotivos, com mal contidas lágrimas borborejando aos olhos, vos agradecemos… oh, Filhos da Pátria, Pai dos Heróis e Mães dos Necessitados!… Gratíssimos pelo exorbitante desagravo, a apoio à nossa equipe!

PLATEIA

Sossega, bode fanho!!! Nós aplaudimos foi a comovente queda de nossa seduzida e abandonada Cortina…

DOC FLOYD

Pela enésima vez cai a cortina careca, decidida a por fim naquela conversa mole sem beira ou esteira… Ao que tudo indica, dessa vez ela não mais se deixa erguer, grudou no chão com todas as suas forças. O fim agora remarca seu princípio. As chances são mínimas de que o tempo faça a nossa prima-dona recuperar sua aveludada imponência.

 

PLATEIA

Fúu, fora! Queremos a volta da cortina!