A casa de Vitorino Nemésio

MARIA ESTELA GUEDES
Dir. Triplov


Ricos em beleza paisagística e literária, disto achamos exemplo em Praia da Vitória, terra natal de Vitorino Nemésio, nos Açores, onde coligimos as imagens, que se referem sobretudo à Casa Museu Vitorino Nemésio, onde morou com os pais. Casa remediada, se comparada com a das tias, com as quais passou a viver em adolescente. Esta casa apalaçada, que também mostramos, é hoje a Biblioteca e Arquivo da cidade.

A casa é encantadora, traz-nos memórias de infância pelo recheio, mobílias e objetos. Porém, mais do que os interiores, encantam os exteriores, o terraço com um fogão de várias bocas, em pedra, a vista para uma das tão belas ruas da povoação, os recantos, os muros, onde vivem as lagartixas famosas, endemismos da Madeira e dos Açores, Lacerta dugesi. Um banco de jardim convida à escrita, uma janela à viagem interior no navio do devaneio.

Um dos elementos ornamentais da cidade que mais chamam a atenção, decerto posterior a Vitorino Nemésio, é o cuidado posto na calçada portuguesa, cuidado comum a outras cidades e vilas dos Açores.