Caros amigos (as)surrealistas:
Há sido longos anos de trevas para o ser humano, em que a flama do surrealismo tem brilhado nesta aparentemente eterna noite. Este tem sido o caminho da iluminação - sonhos, delírio, e as profundidades do mistério revelado. Neste mover os habitantes desta terra chamada surreal finis Chile, que se mantiveram fiéis ao espírito do movimento, e assim vivo o grupo La Mandrágora, de Roberto Matta, e muitos outros amigos no mundo, que ensinou-nos que as fronteiras não existem e que essas linhas pontilhadas são apenas para a ganância de pequenos impérios.
É por isso que hoje nós chamamos a uma grande mostra multidisciplinaria, com expressões de artes plásticas, teatro, performance, cinema, vídeo, documentário, e também para criar espaço e mostrar o nosso pensamento-imaginação em conversações aqui, em Santiago, como também capaz de mostrar vídeos que voces nos enviem com mensagem para nosso encontro, e que é urgentemente necessária para esvaziar na escuridão de uma sociedade sem sonhos.
Mas a tarefa não é fácil, é sabido que a nossa América do Sul, o fosso entre os grupos dominantes na economia e do resto da sociedade é grande, neste sentido, os surrealistas coexistem na marginalidade social, mas por outra parte vivem com olhos esperançosos em sua grande maioria de pessoas. É por isso que se tratando de um evento desta magnitude requer o apoio e contribuição desde pequeno e muitos dos vários amigos próximos da nossa geografia.
Este evento está sendo feito graças à solidariedade de nosso povo que habitam o mesmo que espera e luta todos os dias.
Muitos acreditaram em nós, dentro destes, o prestigiado Museo da Solidaridade Salvador Allende.
http://www.museodelasolidaridad.cl/
O Museu de Santiago, Chile
http://www.municipalidaddesantiago.cl/descargas/comuna/monumentos/museo-stgo.pdf
Universidade http://www.uchile.cl/ uchile.portal? _nfpb = true & _pageLabel = pres,
o jornal A Naçao, lugar que no século passado recebeu os membros do grupo Mandrágora, Roberto Matta e a poeta Stella Díaz Varín. Mas basicamente a exposição do surrealismo se fará também na rua com a gente e outros grupos da juventude com intenvençoes públicas, instalaçoes, teatro de rua, performances, panfletos e murais com a participaçao dos artistas.
Apesar de que os meios de comunicação são escassos, mas as nossas mentes são enormes, e o nosso maior triunfo é o nosso trabalho e os nossos amigos em todo o mundo. Desta forma pedimos a todos os artistas, poetas, pensadores surrealistas, que ponham o melhor de si, o seu mais significativo textos, poemas, e suas obras plásticas que falem de nós na sua totalidade.
Estamos confiantes de que os meses de novembro e dezembro serao um marco nesta parte do mundo, como foi a mostra surrealista 1948 em Santiago, com a participação de La Mandrágora e Roberto Matta, a exposição surrealista de 1970, animado por Susana Wald e Ludwig Zeller. Estamos igualmente convencidos de que podemos transformar ao homem-sociedade, e que os esforços nesse sentido darão frutos, congratulamo-nos com os amigos do grupo Surr Paris do coletivo etecétera Argentina, a Fundación Granell, a Miguel de Carvalho de Debout sur L'Oeuf Portugal que organizou The Reverse of the Look em Coimbra, Brumes Blondes Holanda e milhares de amigos de todo o mundo que através dos seus esforços cream um mundo melhor, a partir da construção do Surrealismo.
Em anexo está o convite oficial e instruções para o envio das obras.
Um grande abraço para todos, o convite está feito.
Longa vida ao surrealismo.
Os sonhos são espadas contra os governos que querem nos manter acordados na sua ignorância.
Curadores :
Enrique de Santiago.
Ernesto Gallardo.
Março 2009. |