Palavras noturnas e outros poemas
Autor: Isabel Meyrelles
ISBN: 85-7531-227-8
Gênero: poesia, literatura portuguesa contemporânea
Edição: 1ª Edição
Páginas: 144
Formato: 14x21
Peso: 0,185
Preço: R$ 23,00
A Escrituras Editora, dentro da Coleção Ponte Velha, edição apoiada pelo Ministério da Cultura de Portugal e pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), publica Palavras noturnas e outros poemas, de Isabel Meyrelles, organizado e prefaciado por Floriano Martins.
Desde o princípio, a poesia de Isabel Meyrelles sugere – independentemente de seu vínculo direto ou indireto com o Surrealismo – dois caminhos: uma muito peculiar trilha elegíaca e um namoro discreto com ludismo e imaginário popular.
O mundo fabuloso de Isabel Meyrelles está mais afeito às adivinhações populares, cantigas provençais, contos de marinheiros, e a todo este universo recolhido. Não se trata apenas de mistério, mas antes de um jogo entre o misterioso e o ilusório, entre o vivido e o imaginado. Uma ligação que Isabel faz muito bem amparada pelo fulgor lírico, pela presença de um humor requintado.
O que há de mais autêntico nessa escultora-poeta, que não teme o confronto com as contradições que envolvem sua obra, é a maneira como recorta as diversas texturas do mundo à sua volta e lhes dá uma deslumbrante conotação fabular, mostrando que o fabuloso está presente em todos os momentos evocados por sua obra, poesia e escultura, lembrando a todo o momento que o imaginário é parte de nossa vida.
Isabel Meyrelles (Portugal, 1929). Poeta e escultora. Obra poética: Em Voz Baixa (Tipografia S. José, Lisboa. 1951), Palavras Nocturnas (Imprensa Portuguesa, Porto, 1954), O Rosto Deserto (edição bilíngüe, Sociedade Gráfica Batalha, Lisboa, 1966), Le Livre du Tigre (em francês, Édition de l’Auteur, Tipografia Henrique Torres, Lisboa, 1976), Publicação de Poemas (bilíngüe, tradução de Ana Forcada, Edición Menu, Cuenca, Espanha, 2000), Palavras Nocturnas (bilíngüe, tradução de Perfecto E. Cuadrado, Espacio/Espacio Escrito, Espanha, 2001), Poesia (Quasi Edições, 2004).
Visite: www.escrituras.com.br. |