As primeiras sequências do filme introduzem o universo da guerra, a importância de Casablanca para se alcançar vistos para a América; o aviso dado por um agente da polícia local sobre o assassínio, num comboio, no deserto, de dois militares alemães “correios”, portadores de documentos importantes, tendo o assassino rumado provavelmente para Casablanca, o que provoca a ordem de prisão de todos os suspeitos e a apreensão de documentos roubados; seguida da perseguição a potenciais suspeitos, nas ruas de Casablanca; à cena numa esplanada onde se fala da “escória da Europa”, de ladrões; até à descida de um avião ao aeroporto de Casablanca, seguido pelo olhar de uma multidão de pessoas, passando por cima de Rick’s – Café Américain, até aterrar no aeroporto: desce do avião o esperado major Vassler do 3º Reich, saudado por Renault, chefe da polícia francesa local que o informa que se têm prendido o dobro dos suspeitos e que se sabe que o assassino dos dois militares alemães deve estar no Café do Rick, em Casablanca. Todas estas sequências têm uma cadência bastante rápida, entrecortada por sucessivas imagens e o essencial de palavras de personagens dispersas que permitem contextualizar e introduzir a ficção que irá desenvolver-se numa noite, num dia seguinte e noutra noite. As sequências seguintes irão decorrer sobretudo no Café do Rick, no flashback de Paris, voltando a passar pelo café do Rick, sua sala de jogo, escritório, ao Café Blue Parrot do Ferrari, no posto da polícia e no gabinete de Vassler, no espaço onde Ilsa e Victor estão hospedados, até culminar e terminar no aeroporto de Casablanca.
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