1 – Dificilmente a GLUI (Grande Loja Unida da Inglaterra) abdicará das prerrogativas de seus Landmarks, especialmente o de número 18;
2 – O GOB (Grande Oriente do Brasil), e a maioria de seus Obreiros, temerosos de perder a regularidade internacional através da GLUI, não se arriscariam a reconhecer as demais Potências Maçônicas, mantendo o paradigma de posições irredutíveis, especialmente quanto à exclusividade de homens em seus quadros de Obreiros;
3 – Apesar das mudanças ocorridas no mundo desde 1717, a Maçonaria Regular não abdica de seus conceitos para acompanhar a evolução da sociedade e adaptar-se ao novo mundo. Não passa de puro dogmatismo e é contrário a todos os ensinamentos de nossas Iniciações. A petrificação é um dos sinais de estagnação e morte, mormente quando se pretende lutar pelo progresso da Humanidade.
4 – Seria lógico, nos tempos atuais, seguir fielmente alguns conceitos bíblicos? Exemplos:
Levítico 18: (19-22) – Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durante a sua menstruação; Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, para te contaminares com ela; Com homem não te deitarás, como se fosse mulher: é abominação.
Levítico 25:44 - estabelece que posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que sejam de países vizinhos...
Êxodo 35:2 - estabelece que quem trabalha nos sábados deve receber a pena de morte.
São conceitos anacrônicos para nós atualmente.
5 – Manter o potencial criativo é a marca do não-envelhecimento; desistir dele em favor de hábitos, rituais, crenças rígidas e comportamento retrógrado é a marca do envelhecimento. Na antiga China, o Tao Te Ching proclamou a mesma verdade: Tudo o que for flexível e fluente tende a crescer, tudo o que for rígido e bloqueado definha e morre. (12)
6 – A mulher no mundo contemporâneo conseguiu quebrar quase todas as barreiras, e hoje elas exercem praticamente todas as atividades humanas, inclusive prestam serviços às Forças Armadas.
A suposta inferioridade da mulher é resultado de um conjunto de fatores comportamentais, legais, tradicionais e religiosos e não podemos esquecer que a Maçonaria, e poderíamos juntar as religiões, são os remanescentes de toda essa memória sagrada da humanidade e, portanto, não poderia fugir à sua herança atávica.
7 – A Maçonaria Regular adota princípios e conceitos dogmáticos como se fossem verdades absolutas. Canonizada no Século XVIII e proibida de se submeter a uma revisão, per omnia secula seculorum, totalmente defasada no tempo e no espaço... É uma alienação refratária ao óbvio ululante. Afinal de onde vem esta pretensa autoridade Divina para dizer o que é REGULAR ou ESPÚRIO? A verdadeira evolução avança em forma de espiral e é por isso que quando o caminho parece retornar a um determinado ponto, na verdade ele está passando novamente por lá, porém em outro nível, mais acima, numa nova dimensão.
8 – Nos Estados Unidos é editada, a cada ano, a “List of Lodge", contendo todas as Lojas regulares - na visão norte-americana - do mundo. O que acontecerá quando algum obreiro, de qualquer parte do mundo, chegar representando uma Loja, e se ela não estiver na list of lodge? Ele poderá ir passear, porque não entrará em Loja nenhuma do local. Quem deu tal poder à maçonaria norte-americana, de julgar quem é regular, ou não? E quem o deu à Inglaterra, a não ser o fato dela ter criado a moderna maçonaria e ter aberto franchising? Exigindo, dos franqueados, absoluta vassalagem? Por aí se pode ver como são estranhos os conceitos de regularidade e de irregularidade, que só servem para dividir, ainda mais, uma maçonaria, que, por definição, deveria ser unida. (13).
9 – Somente a profunda mudança interior de cada um é que fará finalmente com que o mundo mude para melhor. Quanto mais pessoas se religarem a verdade mais íntima, mais próxima a humanidade estará atingindo o ponto de equilíbrio. Religiões, seitas e gurus funcionam muito bem para os que necessitam de regras ou se sentem mais seguros pertencendo a um certo grupo.
Há pessoas que conseguem beber em todos os ensinamentos e usufruir do melhor que eles lhes oferecem sem ter de se enquadrar em nenhum específico.
Brasília – DF, em 21/04/2007
Dival Gomes da Costa.
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