Britiande
Britiande
Britiande
BRITIANDE
Britiande
Britiande
Britiande
BRITIANDE
Britiande
Britiande
BRITIANDE
Britiande

ALGUMAS LENDAS DA REGIÃO DE LAMEGO
Coligidas por Fernanda Frazão
Nossa Senhora do Amparo ou dos Meninos

Junto à cidade de Lamego, está o santuário de Nossa Senhora do Amparo, a que também se dá o título de Nossa Senhora dos Meninos. Está situada sobre o rio Balsemão e é muito antiga.

A sua padroeira esteve primeiramente na Sé, no altar que é actualmente de Nossa Senhora do Rosário. Diz a lenda que foi feita por Nicodemos e pintada por São Lucas Evangelista. Não se sabe como, quando e por quem foi trazida para Lamego.

D. Manuel de Noronha (filho de Simão Gonçalves da Câmara) bispo desta cidade, tirou a Senhora do seu altar e colocou-a na referida capela, que à sua custa havia mandado edificar. E para que o altar da Sé não ficasse sem imagem, mandou vir uma de Roma, à qual deu a invocação de Nossa Senhora do Rosário.

É esta senhora advogada e protectora das crianças, e por isso lhe chamaram Nossa Senhora dos Meninos. Porém, o seu verdadeiro título e o mais antigo é Nossa Senhora do Amparo.

A capela fica num local alpestre, rodeado de rochedos alcantilados. À sua frente fica uma serra muito alta e pedregosa, chamada Tambureira.

In: Frazão, Fernanda, Passinhos de Nossa Senhora. Lendário Mariano. Lisboa, Apenas Livros, 2006, p.136. ( Fonte: Augusto Soares d’ Azevedo Barbosa de Pinho Leal, Portugal Antigo e Moderno. Diccionario Geographico, Estatístico, Chorographico, Heráldico, Archeologico, Biographico e Etymologico de Todas as Cidades, Villas e Freguezias de Portugal e de Grande Numero de Aldeias. Vol. VI. Lisboa, Livraria Editora de Mattos Moreira & Companhia, 1875, pp. 165-6.)

Lendas - index
Página principal - Mapa - Jardins - Teatro - Zoo - Poesia - Letras - Viagens - Britiande
.