2 de Fevereiro 66.

Meu caro amigo

É possível, mas não provável, que se extraviasse uma carta que lhe escrevi relativamente a uma cabra andrógina ou macho-fêmea que vendem por 2:400. Ela tem os órgãos sexuais pouco desenvolvidos testículos e órgãos femininos; não sei se tem pénis. Vi-a com cio montar sobre ovelhas e porcos; porém a esse tempo não sabia que ela era macho-fêmea. Dizem-me que este fenómeno é nas cabras mais frequente do que nos outros animais. Diga-me já se a quer pois o dono espera pela sua resposta, e pode perder interesses. Estou bom de saúde e comprei uma espingarda de dois canos para estimular-me sair à caça mais dos bichos do que à dos coelhos.

O tempo está mau para bichanar. Os moluscos aquáticos estão muito espertinhos com esta chuva, vi hoje Lymnêas dos minutos (1) umas à superfície da água, outras fora dela.

Qual é o melhor autor francês sobre peixes da Europa? Eu quero fixar ao menos os géneros, porque as espécies ainda que numerosas vão depois bem. Hei-de morrer bicheiro ainda que pequeno, já que não posso satisfazer a ambição de ser o maior do mundo!!!

Faz-me muito favor se responder com brevidade relativamente à cabra doméstica em que lhe falo.

Amigo do coração

Bicheiro-Mor



(1) Limnaea minuta.