REVISTA TRIPLOV
de Artes, Religiões e Ciências


Nova Série | 2011 | Número especial
Homenagem a Ana Luísa Janeira

 

Ana Luísa Janeira
Foto de José M. Rodrigues

Alfredo Ramos Anciães

 

SOBRE A “ÚLTIMA AULA” DE

ANA LUÍSA JANEIRA

 
EDITOR | TRIPLOV  
ISSN 2182-147X  
DIREÇÃO  
Maria Estela Guedes  
Índice de Autores  
Série Anterior  
Nova Série | Página Principal  
SÍTIOS ALIADOS  
TriploII - Blog do TriploV  
TriploV  
Agulha Hispânica  
Filo-cafés  
Bule, O  
Contrário do Tempo, O  
Domador de Sonhos  
Jornal de Poesia  
   

Há dias que valem a pena, quer para uma Instituição – como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, quer para quem tem a sorte de fruir das aulas de Ana Luísa Janeira.

Formalmente, o dia 31 de Março de 2011 foi a última aula de Ana Luísa; aula esta, que decorreu na “sua casa”, mais propriamente no Anfiteatro da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ao Campo Grande. Estiveram presentes, muitos admiradores, amigos e colaboradores do CICTSUL – Centro de Ciência Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (de que Ana Luísa foi fundadora) e de outras organizações, tais como: CSIC Madrid, TriploV, DBQ-FCUL, FSCH-UNL e SAHFC-FCUL.

Esta “última aula” teve o condão de servir como sessão de homenagem à professora. Em seu tributo discursaram amigos tais como: Antonio Lafuente com “Memórias de la ciencia y espacios de la ciencia”; Estela Guedes - “Viagens com Ana Luísa Janeira pela América do Sul”; Luísa Abrantes - “Combate à insensibilidade cultural”; Lucíla Valente - “Semeando ao vento. Uma Outra Forma de fazer Universidade”; Ana Carolina Regner - “Ana Luísa Janeira e a sabedoria das colecções: o caso das cartas darwinianas”. Foi ainda lido um texto de José Augusto Mourão que se fez representar por Mário Fortes com “ Saberes, Percursos, Saudades”, comunicações estas, rematadas pela própria Ana Luísa com a “Última aula de: História e Filosofia das Ciências: configurações, projectos e lacunas”.

Os presentes puderam fruir de conhecimentos, em parte inéditos, bem como de memórias por quem correu riscos por terras da América do Sul para dignificar e ampliar ciência e partilha de saber. Foi com muita curiosidade que ouvimos o relato de memórias na primeira pessoa, por parte de Estela Guedes, sobre acontecimentos de quem viveu na pele o assalto e rapto, pelos “amigos do alheio”, quando ambas as investigadoras se deslocavam pela América Latina, em busca de novos conhecimentos sobre Índios, Jesuítas e missões. 

Outro gesto que muito tocou os presentes foi a distribuição/doação da biblioteca pessoal de Ana Luísa Janeira. Digo biblioteca pessoal pela dupla razão de que a homenageada distribuiu: “Para recordar a minha [de Ana Luisa Janeira] última aula 31.3.11”. (Vide imagem da nota manuscrita e assinada  por Ana Janeira).

Das obras oferecidas que me calharam, cito: “O vazio do pensamento de Simone Weil: ensaio de uma leitura interpretativa” / Ana Luísa Janeira.- Porto: 1967, 230 páginas, correspondente à dissertação de licenciatura em Filosofia, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Perante tão precioso exemplar assinado com data da sua “última aula”, prometo que vou preservá-lo religiosamente, bem como ler com vagar a informação preciosa, assimilá-la e mesmo divulgá-la, tanto mais que, logo no prólogo e agradecimentos da sua tese, descobri o nome do mui saudoso Luís Ribeiro Soares que, tendo sido professor e amigo de Ana Luísa, acabou também por ser meu professor em História das Mentalidades da Idade Média nos anos 80.

Por toda a experiência pessoal e académica de Ana Luísa, por todo o seu imenso trabalho em fazer e divulgar ciência, pela gentileza e amizade, aqui deixo mais uma vez expresso o meu reconhecimento pelo seu exemplo e pelo convite para assistir à sua “última aula”.

Ana Luísa Janeira teria agora todo o direito e o mérito de se fazer repousar após uma carreira recheada de investigação, de aulas e de publicações, mas tenho quase a certeza que vai continuar a dar-nos o privilégio de contarmos com a sua presença e o seu exemplo de Vida.

 http://novaserie.revista.triplov.com/ana_luisa_janeira/index.html

Alfredo Ramos Anciães

Sintra, 04.04.2001

 
 
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 

 

Página de rosto da tese de licenciatura de Ana Luísa Janeira  

   
   
   
 

 

© Maria Estela Guedes
estela@triplov.com
PORTUGAL