DICIONÁRIO
TRIPLOV
DE AUTORES

Serpa (António Ferreira de) (1865-1939) - Genealogista e historiógrafo português, n. na Horta.

Após haver feito os primeiros estudos no Liceu da sua terra natal, veio ainda muito novo para o Continente, onde concluiu, com brilho, o Curso Superior de Letras, não tardando a revelar-se apaixonado e competente investigador de assuntos históricos e genealógicos, dos quais veio a ser, no decorrer do tempo, autoridade respeitada. Isto, a despeito das polémicas que, por vezes, os seus trabalhos provocaram pelo arrojo das teses defendidas, que, no entanto, se firmavam sempre em documentos e não em fantasias do seu espírito.

Entre essas polémicas, a mais retumbante foi, sem dúvida, a que provocou a sua recente obra (escrita de colaboração com Santos Ferreira) acêrca da nacionalidade de Cristóvão Colombo (aliás, Cristóbal Colon, ou Salvador Gonsalves Zarco) nacionalidade que com provas documentais reivindica para a sua e nossa Pátria, se bem que críticos haja, por sua vez, que as contestem.

Colaborou em vários jornais e revistas científicas e deixou, entre outras, as seguintes obras, O general D. José Santos Zelaya, presidente da República de Nicarágua; Ilha do Faial, porto franco e porto militar; Revolta dos flamengos ; Martin Behaim; Influência do Canal do Panamá no movimento dos portos portugueses; Dados Genealógicos e biográficos de algumas familias flaialenses (2 vol.) ; Inéditos acêrca das ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo; Armaria Hortense; Crónica d'el-rei D. Sebastião, etc..

Foi um dos fundadores da Sociedade de Propaganda de Portugal e da Liga de Defesa dos Interêsses Públicos. Pertenceu a várias agremiações literárias e científicas estrangeiras e, como doutor em filosofia e letras, ao Instituto de Estudos Superiores de Palermo e à Universidade Hispano Americana.

Possuía também condecorações várias, entre elas o título hereditário de «patricio» da República de S. Marino, que, parece, nenhum outro português possui. Representou, como Consul, algumas Repúblicas Sul-Americanas em Portugal.

O espólio literário que, quando morreu, deixou, era tão importante que escritores e amigos seus, vários, pediram, em conjunto, ao govêrno a encorporação de tão preciosas espécies na Biblioteca da Academia Portuguesa de História, de que foi sócio fundador.

 
SERPA, A. Ferreira de, Os Flamengos na Ilha do Faial. A Familia Utra (Hurtere) , Lisboa, 1929.
SERPA, António Ferreira de, A Colonização Estrangeira nos Açores Ocidentais , 1918.
SERPA, António Ferreira de, A Ilha do Corvo e a sua Estátua , 1930.
SERPA, Antonio Ferreira de, "As Ilhas de S. Jorge e Graciosa, segundo a Descrição de Gaspar Fructuoso nas 'Saudades da Terra'e de Frei Diogo das Chagas, no 'Espelho Cristalino", BSGL, Lisboa: SGL, 1931, 49 ser. , 39-46, 81-96, 308-324.
SERPA, António Ferreira de, "Introdução e Anotações", in Dois Inéditos Acerca das Ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo. 'Saudades da Terra' (Século XVI) por Gaspar Fructuoso e 'Espelho Cristalino em Jardim de Várias Flores' (Século XVII) por Frei Diogo das Chagas , Coimbra, 1921.

Dicionário Universal de Literatura, de Henrique Perdigão.
1ª ed., 1934, Porto

ANTÓNIO FERREIRA
DE SERPA

 
 
Página Principal - Surrealismo - Poesia - Letras - Bibliografia - Naturalismo - Zoo - Jardins