Litterarius
Revista do Prémio Litterarius
Litterarius Nº 0 - Primavera / Verão 2007

Uma nova revista para escritores, oriunda do Algarve, mais precisamente do Racal Clube, que atribui o Prémio Litterarius, cujo regulamento abre este número zero. Ganhou o prémio Teresa Tudela, com belos livros de poesia já conhecidos do público.

A revista é dirigida por Manuela Barros Moura e Esmeralda Lopes. Gabriela Rocha Martins e Hélia Coelho constituem o corpo redactorial e definem o grafismo da revista. A ilustração pertence a Augusto Mota. Gabriela Rocha Martins é a alma também do Festival de Poesia de Silves. Revista, Prémio e Festival são três obras muito importantes que não só animam a cidade de Silves, como congregam atenções de Norte a Sul de Portugal, espalhando ecos um pouco por todo o ciberespaço, através dos blogues e mesmo do TriploV, onde acolhemos bem, mesmo quando o tempo escasseia para dar resposta, iniciativas como as mencionadas, por abrirem espaço a novos autores, divulgarem os mais velhos e sobretudo por mostrarem ao mundo que estamos vivos.

Um punhado de bons autores preenche as belas páginas da Litterarius, cujo grafismo achamos muito bom. Creio apenas dispensável, por tornar confusa a revista, o artífício de dividir o volume em duas metades, voltadas ao contrário. Deixamos um poema visual como exemplo de grafismo eficaz e de vontade de derrubar os obstáculos do que está, para erguer o castelo da utopia futura.

Maria Estela Guedes

 
Terceiro dos "Poemas em contra mão",
de Glória Maria Marreiros e Gabriela Rocha Martins
 BLOGUES CORRELACIONADOS
http://www.racal-clube.pt/Pages/Litterarius_Introducao.htm
http://palaciodasvarandas.blogspot.com/
 
 

 

 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano