HELENA FIGUEIREDO
A outra face do anel

Fim de tarde. Sentou-se a descansar como se fosse sábado. Um café e uma espreitadela ao escaparate das revistas. Reparou num título a vermelho: “ Novas formas de vida”. Sempre a curiosidade, o desejo de novidades. Comprou a revista e procurou o artigo. No meio da página a fotografia de um simples anel de ouro branco. O texto em volta referia as opções de vida de um grupo, classe média alta, grande poder de compra, gosto refinado. Simbiose perfeita de espelhos e narcisos, onde os objectos eram símbolos de prazer pessoal, dispensando a ostentação exterior. Apontava o exemplo do anel, aparência de jóia vulgar, mas cravejado de brilhantes na face interior, indecifrável!

Estranho! Usar um anel com diamantes ocultos - pensou.

Na rua o frenesim das compras. Conversas cruzadas no ar. Salários, desejos, presentes de Natal, palavras soltas rematadas num molho, onde a crise, em forma de laço, apertava as gargantas.

Um menino gesticulava junto à montra de brinquedos e um homem de meia-idade, repetia o olhar no último grito da tecnologia, indeciso entre o telemóvel e aquela máquina de café expresso, publicitada vezes sem conta, entre as novelas de horário nobre. Seria a preferida da mulher, e tema de conversa entre amigas, num duelo feroz, em que a aparência acabaria como grande vencedora.

A sociedade de consumo revestida a ouro falso, pedras cintilantes ou outros ornamentos de fachada, nunca a seduziu. Muito menos o seu brilho quase provocatório, nas mãos, nas vidas de muitos.

Era sua convicção, que as maiores jóias estão quase sempre escondidas, por debaixo do anel.

Helena Figueiredo

Helena Figueiredo nasceu em 9 de Março de 1959, numa pequena aldeia do concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu. É licenciada em Educação de Infância, e desde os 21 anos que trabalha com crianças entre os 3 e os 6 anos. Entre 2003 e 2006 prestou assessoria ao Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal.

http://noreinodacriatividade.blogspot.com/

helena_lopes_m@hotmail.com

Entrada no TriploV: Abril de 2008