José Correia Tavares – Tributo

MARIA ESTELA GUEDES
Dir. Triplov. Membro da APE, da APCL e do ISTA


Na altura do falecimento de José Correia Tavares, escrevia eu no FaceBook:

JOSÉ CORREIA TAVARES.
Um dos pilares da Associação Portuguesa de Escritores, impulsionador dos prémios.
Bom poeta, na sua vertente quase popular, vigilante da língua, hábil no seu manuseio, em tropos e trocadilhos.
Lembro-me sobretudo de uma viagem que fizemos a Sevilha, para um Congresso, preparatório da Expo de lá. Passeando pelas ruas da antiga Madrid, ficámos ambos presos da beleza de uns vidros de ar rústico, fabrico artesanal, eu comprei um pucarinho do tamanho do polegar, ainda o tenho.
Paz à tua alma, Zé.

VÁRIOS
José Correia Tavares – Tributo
Lisboa, Ed. da Associação Portuguesa de Escritores, 2018

Reunindo textos de vária índole, uns mais extensos, outros menos ainda que o da minha autocitação, a direção da APE – Associação Portuguesa de Escritores – publicou um livro de homenagem a José Correia Tavares, hoje lançado na sua sede, na Rua de S. Domingos à Lapa. As duas salas quase encheram, mas muito mais cheio de manifestações de amizade está o livro José Correia Tavares – Tributo. Além dos cerca de cento e cinquenta escritores coautores da obra, na parte final do livro figuram desenhos e caricaturas assinados por José Correia Tavares e uma nótula biobibliográfica que nos informa sobre a amplitude das suas participações na vida cultural, quer como poeta, quer como jornalista e como diretor e vice-presidente da APE.

De acordo com notícias colhidas na obra e ouvidas do presidente, a quem coube a apresentação, José Manuel Mendes, grande parte do trabalho que levou à edição coube a Natércia Tavares, filha do Poeta.

Como garantiu José Manuel Mendes, José Correia Tavares permanece connosco. Permanece com a obra própria e com este tributo dos escritores que com ele privaram.


Apresentação do livro, por José Manuel Mendes, Presidente da APE, e por Natércia Tavares, filha de José Correia Tavares