tardes de setembro

 

 

 

A recepção do Vaticano II


Para tudo há um horizonte de expectativa e um horizonte de decepção. As dissensões a propósito do Vaticano II não começam apenas quando se entra na interpretação dos textos. Há a questão da sua aplicação. O concílio criou grandes expectativas, do mesmo modo que o pós-concílio trouxe grandes decepções.

É afirmação corrente que a verdadeira recepção de Vaticano de facto ainda não começou. Um concílio é, de facto, um acontecimento extraordinário — um remédio indispensável com, por vezes, efeitos secundários indesejáveis — e não pode ser confundido com a vida da própria Igreja.

São sempre os herdeiros que se pronunciam sobre o legado deixado pelos outros. Há uma crítica ao Vaticano II que pretende que a torrente da modernidade terá submergido a escritura, os Padres e a liturgia, reduzindo-o a um messianismo terrestre.

“Para que avance, é decisivo encontrar uma garantia espiritual, não apenas para uma explicação anti-histórico-utópica do concílio, mas também para uma compreensão criativo-espiritual na unidade viva com a verdadeira Tradição” (Ratzinger, 1973: 443).

Em cena estão a hermenêutica da descontinuidade e da ruptura e a hermenêutica da reforma, identificados com os media e uma parte da teologia moderna; do outro lado, os bispos e o papa como os administradores legítimos do dom do Senhor.

Como se fez a recepção do Vaticano II em Portugal? Que energias, iniciativas, expectativas abriu?


Lisboa


15 de Setembro de 2011 (18.30h)

Os Dominicanos no Concílio (fr. Bento Domingues)

16 de Setembro (18.30h)

A Dei Verbum (fr. Francolino Gonçalves)

17 de Setembro (17h)

O pós-concílio: memórias e perspectivas (fr. Mateus Peres / fr. José Nunes)

Porto

21 de Setembro de 2011 (17 h)

Os Dominicanos no Concílio (fr. Bento Domingues)

22 de Setembro (17 h)

A Dei Verbum (fr. Francolino Gonçalves)

23 de Setembro (17h)

O pós-concílio: memórias e perspectivas (fr. Mateus Peres / fr. José Nunes

 

 
 

ISTA
CONVENTO E CENTRO CULTURAL DOMINICANO
R. JOÃO DE FREITAS BRANCO, 12
1500-359 LISBOA
CONTACTOS:
Tel.: .: 210 322 300
GERAL: ista@dominicanos.com.pt