JOÃO SARMENTO PIMENTEL
Foto do Arquivo Científico Tropical:
http://actd.iict.pt/view/actd:AHUD21774
João Maria Ferreira Sarmento Pimentel (Eixes, Mirandela, 14 de Dezembro de 1888 — São Paulo, 13 de Outubro de 1987) foi um oficial de Cavalaria do Exército Português, escritor e político que se distinguiu na luta contra a Monarquia e governos ditatoriais. Como aluno da Escola do Exército participou nos movimentos da Rotunda, ao lado de Machado Santos, nos dias 3 a 5 de Outubro de 1910, de que resultou a implantação da República Portuguesa. Participou nas campanhas do Sul de Angola, esteve na Flandres, liderou revoltas várias, a última das quais em 1927. Exilou-se no Brasil, onde morreu, tendo entretanto vindo à Galiza para colaborar numa revolta falhada em 1931 e depois, no 25 de Abril, a Portugal, para festejar.
Encontro do Projeto Sarmento Pimentel no Ateneu e visita a Felgueiras
Por Maria Estela Guedes
No passado dia 17 de setembro realizou-se, no Ateneu Comercial do Porto, o primeiro encontro de membros do Projeto Sarmento Pimentel com o público, e muito em especial com membros da família, caso de Ana Luísa Janeira, sobrinha, e de Pedro Seara Cardoso Pérez, sobrinho-neto  de João Sarmento Pimentel.

Falámos, em nome do Projeto, Ilda Crugeira eu. O meu artigo será publicado na Revista Incomunidade (www.incomunidade.com) e no Triplov. No final, Ana Luísa Janeira surpreendeu-nos a todos ao oferecer-me uma medalha com efígie de João Sarmento Pimentel, comemorativa da sua vinda a Portugal para os festejos do 1º de Maio de 1974, que incluiram várias homenagens, das quais faz parte a cunhagem da medalha. Das atividades em que participou e das provas de reconhecimento popular e de de dirigentes políticos fala Ilda Crugeira, no artigo "Cravos em maio".

Dois dias antes, Henrique Dória e eu visitámos o Solar de Sergude e a Casa da Torre, no concelho de Felgueiras, casas ligadas desde tempos da fundação da nacionalidade: a segunda, feudo do Solar de Sergude, era uma torre de vigilância do Caminho de Santiago. Em Rande, tivemos um encontro com um historiador local e biógrafo de Sarmento Pimentel, Armando Pinto, que nos conduziu à Casa da Torre. No Solar de Sergude, fomos recebidos por funcionários do Ministério da Agricultura, que ali tem agora um departamento.

Em casa de Armando Pinto vimos fotos de Sarmento Pimentel, uma delas autografada, dos seus tempos de juventude, de que fala o próprio Armando Pinto. Destas atividades e visitas, fez-se o registo seguinte, em fotos de Júlia Moura Lopes e de António Taveira, e em vídeo, alojado no YouTube.

Maria Estela Guedes
Granja das Laranjeiras, 20 de setembro de 2016

ENCONTRO NO ATENEU
Fotos de Júlia Moura Lopes e de António Taveira
António Taveira e Joaquina Pires, em cima.
Maria Estela Guedes e Helena Dias, sentadas. 
Alice Macedo Campos 
 
Ana Luísa Janeira, sobrinha de João Sarmento Pimentel, oferece a Maria Estela Guedes uma medalha de homenagem ao "Capitão"
 
Ilda Crugeira e Maria Estela Guedes mostram a medalha
 
Medalha de homenagem ao "Capitão" em maio de 1974
 
VISITA AO SOLAR DE SERGUDE, À CASA DA TORRE E A ARMANDO PINTO
https://www.youtube.com/watch?v=QRMvJRkj2eI
 

Diretório aberto a 19 de dezembro de 2014

 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano