JOÃO SARMENTO PIMENTEL
Foto do Arquivo Histórico Militar
João Maria Ferreira Sarmento Pimentel (Eixes, Mirandela, 14 de Dezembro de 1888 — São Paulo, 13 de Outubro de 1987) foi um oficial de Cavalaria do Exército Português, escritor e político que se distinguiu na luta contra a Monarquia e governos ditatoriais. Como aluno da Escola do Exército participou nos movimentos da Rotunda, ao lado de Machado Santos, nos dias 3 a 5 de Outubro de 1910, de que resultou a implantação da República Portuguesa. Participou nas campanhas do Sul de Angola, esteve na Flandres, liderou revoltas várias, a última das quais em 1927. Exilou-se no Brasil, onde morreu, tendo entretanto vindo à Galiza para colaborar numa revolta falhada em 1931 e depois, no 25 de Abril, a Portugal, para festejar.
SARMENTO PIMENTEL
UM SÉCULO DE HISTÓRIA
Uma parceria do Triplov e da Associação 25 de Abril
NA SEDE DA A25A
R. da Misericórdia 95, 1200-271 Lisboa
Telefone: 21 324 1420
Joaquim Lourenço monta a exposição "Sarmento Pimentel - Um século de História"
A enorme bandeira usada por João Sarmento Pimentel em 1919, no derrube da
Monarquia do Norte
 
Bombas artesanais na implantação da República, uma edição recente de textos escolhidos da Seara Nova, com os artigos de Sarmento Pimentel sobre assuntos militares, e a primeira edição, no Brasil, das Memórias do Capitão.
 
Estampa com que os cidadãos do Porto homenagearam o seu herói, Sarmento Pimentel, após o derrube da Monarquia do Quarteirão, como também se chamou o regime monárquico reimplantado em 1919, por só ter durado 25 dias. A estampa foi vendida com os jornais.
 
Retrato de Sarmento Pimentel por Henrique Medina. Pertence, com a bandeira, ao espólio da Associação 25 de Abril.
 
Joaquim Lourenço com o Coronel Vasco Lourenço, ex-capitão de Abril,
atual Presidente da Associação 25 de Abril.
 
 
Faltam só umas horas para a abertura.
 

Diretório Sarmento Pimentel aberto a 19 de dezembro de 2014

 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano