c

Procurar textos
 
 

 

 

 

 







. Garamond . Garamond . Garamond . Garamond .

 
Sopa de Letrinhas: Movimento homossexual e
produção de identidades coletivas nos anos 90
 

Sopa de Letrinhas
Regina Facchini
ISBN 85-7617-055-6
14 x 21 cm 304 págs.
R$ 36,00

 

Sopa de letrinhas é um estudo sobre o movimento homossexual brasileiro no contexto da segunda metade dos anos 1990. Realizado a partir da cidade de São Paulo, este trabalho pretende contribuir e estabelecer diálogo com os estudos sobre movimentos sociais no Brasil contemporâneo. Tem como base uma pesquisa bibliográfica e documental, sobre a trajetória de mais de 25 anos do movimento homossexual brasileiro, e um trabalho de campo realizado a partir da observação participante das atividades internas e externas do grupo CORSA - Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor - Grupo de Conscientização e Emancipação das Minorias Sexuais, entre 1997 e 2000.

O objetivo é, pela análise de processos de construção e reconstrução de identidades coletivas, explorar a dinâmica interna desse movimento no contexto brasileiro da segunda metade dos anos 1990. A partir dessa análise, a autora procura questionar a ausência de sentido ou de coerência em relação à proliferação de categorias e/ou denominações que a expressão "sopa de letrinhas" tende a sugerir.

Assim, este livro apresenta o movimento homossexual brasileiro. Com rigor,
trata das relações entre grupos, organizações e ativistas independentes que, recusando qualquer tipo de estrutura organizativa formalizada, teceram uma rede social ao longo de mais 20 anos. Com sensibilidade política, exploram-se aqui as razões que levam à proliferação de siglas no interior do movimento que é ironicamente caracterizado pela mídia como uma "sopa de letrinhas".

Compreendemos então os desafios envolvidos na criação de um leque de identidades, cada vez mais amplo, capaz de abarcar a diversidade das "minorias sexuais". Como criar uma identidade no grupo e manter e estimular as diferenças que seus participantes reivindicam? Quais são os dilemas envolvidos na transformação de uma associação informal numa ONG? Qual foi o impacto da Aids, de início tratada como a "peste gay", no movimento?

Regina Facchini, nascida na cidade de São Paulo em 1969, é bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e mestre em Antropologia Social pela UNICAMP, cursando atualmente o doutorado em Ciências Sociais, também na UNICAMP. Sua área de investigação abrange os estudos sobre movimentos sociais no campo da antropologia política, abordando gênero e sexualidade, tendo publicado vários artigos sobre essas temáticas.
Entre em contato conosco: imprensa@garamond.com.br
 
 
   
   

 

 

 


hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano