Procurar textos
 
 

 

 

 







JARDINAR COM FRANCIS BACON
Maria Estela Guedes

INDEX

Sumário
Sobre jardins
Maravilhas da Natureza
Teres e haveres
Concluindo com idolatria
Bibliografia

Concluindo com idolatria

Não resolvi os problemas que Francis Bacon levanta, limitei-me a apresentá-los nesta assembleia. Em minha defesa direi que ensaístas bem mais preparados, e munidos até de grandes conhecimentos científicos, também os não solucionaram. Cioran espanta-se: Como é possível que os utopistas tenham falado de coisas que só no nosso tempo se descobriram? Os escritores são profetas, magos ou adivinhos? Cioran insulta as utopias, diz que são taras. Persuade-se assim de que resolveu o problema.  

Francis Bacon tem resposta para a nossa incompreensão: cega-nos e tolhe-nos a idolatria… 

O pensamento está preso em falsas noções, aquilo a que o autor, no Novum Organum, chama os ídolos. Em especial os idola theatri, a idolatria pelos sistemas, a cegueira provocada pelos paradigmas e modelos. A ideologia do progresso impede-nos de pensar que tivesse existido ciência em séculos anteriores àquele em que nós admitimos a sua assunção. Cegamos com os idola fori, os nossos espelhos narcísicos, esses que nos obrigam a decretar que a verdadeira ciência só despontou no século XXI, e está bem de ver que um resto de pudor não me deixou assinalar esse nascimento com o meu próprio nome…

* Trabalho apresentado ao Congresso Internacional “Jardins do Mundo”. DRAC. Região Autónoma da Madeira. Funchal, 9-12 de Maio de 2007.

** Maria Estela Guedes: TriploV (http://triplov.org), CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa). Contacto: estela@triplov.com

Maria Estela Guedes. Membro da Associação Portuguesa de Escritores, da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, do Centro Interdisciplinar da Universidade de Lisboa e do Instituto São Tomás de Aquino. Directora do TriploV. Alguns livros publicados: Herberto Helder, Poeta Obscuro; Eco/Pedras Rolantes; Crime no Museu de Philosophia Natural; Mário de Sá-Carneiro; O Lagarto do Âmbar; a_maar_gato; Lápis de Carvão; Ofício das Trevas; A Boba.