Bento Domingues - Triplo II: O blog do TriploV - Revista TriploV de Artes, Religiões e Ciências
 
 
 

1. Sempre existiram e continuam a existir diversas correntes no seio do cristianismo que desvalorizam, ou até negam, a condição humana de Jesus Cristo.

Para essas tendências, o divino e o humano são rivais: dar muito a um, é roubar o outro. Mesmo a bela conclusão trinitária das orações da Missa parece mais preocupada com a confissão da divindade de Jesus – “que é Deus convosco” – do que com nome bíblico, Emanuel – “Deus connosco” - luz da esperança humana (Mt 1.23).

BENTO DOMINGUES, op

Jesus não é um extraterrestre

Bento Domingues . Frade da Ordem dos Dominicanos, teólogo, professor, escritor

 

 

Ao longo dos últimos duzentos anos, a exegese histórico-crítica do Novo Testamento passou por diversas fases, na procura da identidade de Jesus. Depois de um período de desalento, as investigações do contexto económico, social, cultural, religioso e político em que Jesus nasceu e cresceu, desenhavam a sua identidade a partir das rupturas com esse mundo. A “terceira vaga” de estudos concentra-se no que há de mais óbvio, embora pouco sublinhado: Jesus é um judeu da Palestina, mais ou menos marginal, dentro de um judaísmo em crise, com várias tendências e grupos (saduceus, fariseus, zelotas, essénios terapeutas, baptistas, etc.), sob ocupação romana.

Alguns temas e figuras desse judaísmo agitado – mestre (rabino), profeta, pregador apocalíptico, terapeuta, etc., – surgem como índices de continuidade e de afinidade de Jesus com certas correntes do seu tempo. Se antes predominava uma identidade de Jesus construída a partir das suas rupturas, esta tende agora a diluir-se, sem que seja possível perceber porque razão foi Ele morto pelo poder romano, mas, aparentemente, para serenar clamorosas exigências judaicas. O que haveria de insuportável nesse Nazareno?

Em vez do paradigma do pêndulo - passagem de um extremo ao outro -, ignorando a resistência da realidade nas suas diversas expressões, é preferível insistir no modelo dialéctico do tear que integra sempre os extremos no tecido de novas sínteses. É em continuidade com a tradição, sempre problematizada, que Jesus introduz uma novidade na aventura humana, que cada vez me espanta mais e que encontramos nas narrativas dos Evangelhos, que mostram as suas múltiplas manifestações.

2. S. Paulo procurou sintetizar essa novidade, que recebeu dos discípulos de Jesus, mas que ele sempre reivindicou como experiência própria da presença da graça do Ressuscitado.

Numa dessas sínteses de descompartimentação do mundo, tem uma expressão lapidar: Com Jesus Cristo não há separação entre judeu e grego, escravo e livre, homem e mulher (Gl.3.28). Podemos, hoje, observar muitos outros muros, construídos e em construção que, por fidelidade ao Evangelho, é preciso denunciar e abater.

Chegámos ao século XXI como herdeiros, pouco agradecidos, dos valores da modernidade: liberdade, igualdade, fraternidade e laicidade. Parecem-me indiscutíveis as suas raízes cristãs, embora dentro e fora da Igreja, mesmo depois da Declaração dos Direitos Humanos, esses direitos continuem mais invocados do que praticados.

Pode-se perguntar: se Jesus não tinha nenhum programa económico, financeiro e político de conquista e exercício do poder, porque razão inquietou tanto a sociedade do seu tempo? Anunciava a proximidade do Reino de Deus, de um Deus que nunca  ninguém viu. Era, no entanto, a sua experiência e convívio com o Mistério inabarcável que O impedia de olhar “só para cima”. A sua experiência de Deus impunha-lhe “olhar para o lado”, para os excluídos do convívio humano, por razões religiosas, económicas, culturais ou políticas. A sua fé, a sua oração e os seus retiros não lhe fechavam os olhos. Abriam-no para as alegrias e sofrimentos do mundo.

3. O clero tinha sempre as homilias desta época mais ou menos prontas. Além de outros temas óbvios, o que nunca podia faltar era a denúncia do Natal consumista, nem sempre a despropósito. Este ano - para o próximo prometem pior -, só por um grande sentido de humor negro é que essa pregação poderia fazer sentido.

Somos acusados de ter vivido acima das nossas possibilidades. Creio que nem todos. Alguns, percentualmente poucos, são tão ricos que só conseguem viver abaixo das suas possibilidades. Seja como for, João Baptista, o austero e pregador de austeridade, desencorajou o próprio Jesus Cristo que escolheu outro caminho. Ele veio para que “tivéssemos vida e vida em abundância”.

Faz hoje 50 anos da convocatória do Concílio do Vaticano II, a grande revolução traída da Igreja do século XX. A Gaudium et Spes, (nº 69), lembra o que a civilização, em que vivemos, despreza: “Deus, destinou a terra e tudo o que ela contém para uso de todos os seres humanos e de todos os povos, de sorte que os bens criados devem chegar, equitativamente, às mãos de todos, segundo a regra da justiça inseparável da caridade”, da gratuidade do amor. Esta globalização é um bocado diferente daquela a que assistimos. Esta deixa quase tudo em mãos de poucos. Cava o abismo crescente entre ricos e pobres. Há cinco séculos, Frei António de Montesinos, O.P., de olhos postos nos Índios, explorados e dizimados, perguntava do púlpito aos seus conterrâneos exploradores: “E estes não são Homens?” Parece que nem Jesus Cristo nem Montesinos eram extra-terrestres.

Boas Festas.

 

 

Público, 25 de dezembro de 2011

 

   
 

http://www.we-are-church.org/pt/

   
   
   
Bibliografia Científica - Botânica - Cibercultura/Ciberarte - Colóquios - Espírito - Ficção - Gnose - Herpetologia - História - Instituto S.Tomás De Aquino (ISTA)
Letras - Links - Naturalismo - Naturarte - Normas - Ornitologia - Poesia - Surrealismo - Teatro - Venda das Raparigas - Viagens-Lugares - Zoo_Ilógico

 

 

 

 

Magno Urbano - iPhone/iPad Applications